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Inteligência emocional: qual a importância?

Carreira

Inteligência emocional: qual a importância?

A inteligência emocional é uma habilidade bastante valorizada no mercado de trabalho. Entenda no post!

Todo profissional que deseja se destacar precisa ter conhecimentos e habilidades bem desenvolvidos. Trabalhar a inteligência emocional, por exemplo, é uma das melhores alternativas para se diferenciar.

Essa capacidade consiste em conseguir identificar, entender e gerenciar de forma positiva as suas próprias emoções. Ainda, permite que você exercite a empatia, o que facilita o reconhecimento e a compreensão dos sentimentos das outras pessoas.

Quer entender qual a importância da inteligência emocional e como desenvolvê-la na prática? Continue a leitura e confira mais sobre o assunto!

Saiba o que é inteligência emocional

Como citamos, a inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções pessoais e as dos outros. Ou seja, é a habilidade que permite gerenciar de maneira mais equilibrada os sentimentos, favorecendo tanto o lado emocional quanto o racional.

A inteligência emocional pode auxiliar a aliviar o estresse, ter uma boa comunicação e superar conflitos e desafios de forma mais calma. É um meio de ter mais consciência das próprias emoções, sabendo como controlá-las e utilizá-las a seu favor.

Profissionais emocionalmente inteligentes têm mais facilidade para se colocar no lugar dos outros e para identificar quais são os gatilhos que resultam em reações negativas, como raiva e medo. Esse autoconhecimento contribui para lidar de modo mais efetivo com os sentimentos, evitando condutas inadequadas.

Justamente por conhecerem bem as próprias emoções e terem empatia com as pessoas ao redor, eles não costumam enfrentar grandes dificuldades para externar os seus sentimentos. Essa atitude é muito valiosa na relação com outros profissionais, pois ajuda a construir relacionamentos e vínculos de qualidade.

Entenda a relação entre agilidade emocional e inteligência emocional

A agilidade emocional representa como uma pessoa lida com o seu mundo interno, ou seja, seus pensamentos, emoções, experiências e histórias. Tanto pessoal quanto profissionalmente, é uma habilidade importante que deve ser trabalhada para encontrar o equilíbrio, a resiliência e a eficácia.

O conceito de agilidade emocional está diretamente ligado à inteligência emocional e se refere à competência de lidar com os sentimentos de maneira mais consciente e produtiva. Ambos impactam o desempenho e o modo como os profissionais tratam as outras pessoas no ambiente de trabalho.

Quem desenvolve a agilidade emocional se torna mais emocionalmente inteligente, pois favorece a liberdade de expressão e promove mudanças positivas na cultura organizacional e na mentalidade dos outros. Isso porque as atitudes são tomadas com base em valores, e não apenas em emoções.

Os profissionais da área da saúde, por exemplo, que desenvolvem a agilidade e a inteligência emocional, acabam se preparando melhor para lidar com as emoções negativas de forma saudável. Na dinâmica de trabalho, essa competência é, de fato, bastante valorizada, já que facilita o tratamento com líderes, pacientes e equipe.

menina olhando pela janela

4 dicas para desenvolver a inteligência emocional no trabalho

Sem dúvidas, a inteligência emocional pode valorizar um profissional em qualquer nível no qual ele esteja. Isso quer dizer que quanto mais cedo for desenvolvida sua inteligência emocional, mais rápido saberá como lidar bem com as frustrações e os desafios, entendendo como comunicar seus sentimentos de maneira equilibrada.

Com o tempo, a habilidade ajudará na comunicação e no relacionamento com os outros. Tudo isso conta muitos pontos a favor ao se candidatar a uma oportunidade de emprego ou promoção no trabalho. Mas afinal, como trabalhar esse elemento na sua vida? Confira as nossas dicas!

1. Enfatizar o pensamento positivo

Um dos exercícios mais importantes para desenvolver a inteligência emocional é ser capaz de reduzir os pensamentos negativos e enfatizar os positivos. É preciso ter em mente que as situações, por mais desafiadoras que sejam, sempre contam com diversas alternativas para serem solucionadas.

Também é interessante observar seu comportamento e suas reações quando se deparar com um sentimento bom ou ruim. Até porque suas reações têm impacto direto sobre os outros e sobre o ambiente em que está. Essa pode ser uma ótima oportunidade para melhorar seu jeito de se expressar emocionalmente.

2.Equilibrar emoção e razão na tomada de decisão

Da mesma forma, é fundamental saber equilibrar a emoção e a razão para tomar decisões acertadas. Ao receber críticas, por exemplo, tente não absorver inteiramente o que ouviu e reflita se as suas ações condizem com o que foi falado pela outra pessoa.

Quem é inteligente emocionalmente não fica na defensiva, mas procura ouvir as opiniões de terceiros para aprender com elas. Sem isso, você acaba atrasando o seu desenvolvimento, tanto no ambiente de trabalho quanto nas relações pessoais e familiares.

3.Trabalhar a autoconfiança

Trabalhar a autoconfiança e o autoconhecimento é uma tarefa essencial para analisar como diferentes comportamentos e emoções influenciam a sua vida. A partir disso, também fica mais simples reconhecer sentimentos e situações que despertam respostas agressivas e raivosas.

Mesmo que esse não seja um processo simples, é muito importante para avançar e ter mais empatia com as pessoas ao seu redor. Ao se conhecer e ter autoconfiança, você se torna mais inteligente emocionalmente e consegue superar diversos desafios ao longo da vida.

4.Controlar as emoções negativas

Todo mundo, em algum momento, já passou por situações estressantes ou sentiu ansiedade por alguma razão. No entanto, a chave é aprender como controlar as emoções negativas para que elas não impactem seu bem-estar e sua saúde mental, física e sentimental.

Quando um profissional vive pressões no trabalho, por exemplo, a atitude mais importante é ter calma e respirar fundo. Até porque uma reação impensada pode prejudicar a sua carreira e transformar totalmente a percepção que os colegas de trabalho têm de você, por mais qualidades que apresente.

Como vimos, a inteligência emocional é a capacidade de lidar positivamente com os outros de maneira saudável. Quem desenvolve essa habilidade dificilmente age por impulso e, portanto, tem mais chances de adquirir diferenciais, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Mesmo assim, tenha em mente que a inteligência emocional é um processo gradual, que deve ser desenvolvido aos poucos. Por isso, concentre-se o máximo possível em suas ações e faça o exercício de responder com calma em vez de simplesmente reagir.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e confira também dicas práticas para melhorar o seu currículo!

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