Analista de sistemas: saiba tudo sobre a profissão
Gosta de tecnologia e quer conquistar uma vaga de emprego logo? A formação como analista de sistemas pode ser a alternativa ideal! O profissional da área tem sido cada vez mais demandado pelo mercado de trabalho.
De maneira geral, a área de tecnologia cresceu muito nos últimos anos devido ao aumento da digitalização de produtos e serviços. A tendência é que esse processo de crescimento continue nos próximos anos.
A carreira, portanto, é recomendada tanto para o jovem que busca a primeira formação profissional quanto para quem já está no mercado e deseja fazer uma transição de área.
Neste conteúdo, falaremos sobre como é o dia a dia do analista de sistemas, quais são as perspectivas profissionais, o quanto ganha e o que é necessário para trabalhar no cargo. Não deixe de ler!
O que faz o analista de sistemas?
O analista de sistemas trabalha na área de Tecnologia da Informação (TI). Seu trabalho envolve três principais aspectos:
- hardware: compreensão sobre os componentes físicos de computadores;
- software: conhecimento de sistemas de processamento de dados;
- usuário final: entendimento do olhar do usuário para o desenvolvimento de soluções que tenham aplicabilidade.
Principais atribuições do analista de sistemas
A partir dos três fatores citados, o analista de sistemas tem como principais funções:
- identificar ferramentas e soluções tecnológicas que possam melhorar processos e rotinas da organização;
- criar manuais, tutoriais e todos os documentos relativos aos sistemas implementados;
- desenvolver, testar e implementar sistemas, seguindo os requisitos definidos;
- estabelecer requisitos para a criação de sistemas;
- realizar a manutenção e o reparo de sistemas;
- oferecer suporte aos usuários.
Onde o analista de sistemas pode trabalhar?
As oportunidades de trabalho para o analista de sistemas são muito amplas, pois o processo de digitalização chegou a inúmeros lugares. De forma geral, ele pode atuar:
- setor público: prefeituras, autarquias, órgãos públicos, escolas das redes municipal, estadual e federal, universidades e hospitais públicos;
- iniciativa privada: empresas, indústrias, startups, bancos, instituições de ensino particular, laboratórios, clínicas, consultórios e hospitais privados;
- terceiro setor: organizações, institutos e fundações não governamentais que exercem atividade de interesse social;
- consultoria autônoma: prestação de serviços para empresas.
Para trabalhar no setor público, é necessário ser aprovado em um concurso. Muitos certames oferecem vagas para analista de sistemas. É importante acompanhar em sites especializados os lançamentos de editais.
Já para atuar na iniciativa privada ou no terceiro setor, deve-se participar de processos seletivos. Para isso, o candidato elabora um bom currículo e se prepara para as etapas de seleção, que podem incluir provas, dinâmicas e entrevistas.
Por fim, o trabalho como consultor autônomo está diretamente relacionado ao empreendedorismo. Nesse sentido, é aconselhável o conhecimento na área de gestão para gerenciar a própria carreira.
Entender sobre marketing também é um diferencial para o profissional identificar o público-alvo e saber como oferecer seus serviços.

Como está o atual mercado de trabalho para o analista de sistemas?
O mercado está aquecido e deve se manter assim pelos próximos anos. Assim, investir em uma formação na área é uma boa alternativa.
De acordo com informações do Banco Nacional de Empregos (BNE), o analista de sistemas pode garantir uma vaga nas seguintes ocupações:
- desenvolvedor mobile: desenvolvimento e testagem de sistemas exclusivos para aparelhos móveis, como celulares;
- analista de suporte: trabalha exclusivamente para o atendimento das demandas dos usuários;
- segurança da informação: elaboração de soluções direcionadas à proteção de dados;
- devOps: auxilia o trabalho das equipes de desenvolvimento e operação;
- desenvolvedor: responsável pelo desenvolvimento de sistemas;
- analista de sistemas: requer todo o conhecimento da área.
Qual é o salário médio e as perspectivas de carreira?
É possível trilhar uma carreira de sucesso como analista de sistemas. Para tanto, avalie o interesse e as afinidades com a profissão.
Quando há identificação com o trabalho, basta buscar a formação na área. O curso técnico é uma alternativa para uma qualificação de excelência em menos tempo.
A formação técnica tem como diferencial a oferta do conteúdo teórico associado à experiência prática. A realização de estágio pode ser uma porta de entrada para o mercado.
Segundo o Portal Salário, o salário médio para o profissional que ingressa nessa área é de R$ 3,3 mil. O valor aumenta de acordo com a experiência profissional e as especificidades do local de trabalho, como atividade, porte e localização.
Quais habilidades o analista de sistemas precisa ter?
Para avaliar se há afinidade ou não com a profissão, vale a pena entender quais são as qualidades exigidas ao analista de sistemas. Confira:
- interesse pelo conhecimento técnico;
- bom relacionamento interpessoal;
- ser um profissional atualizado;
- pensamento analístico;
- gosto pela tecnologia;
- liderança;
- iniciativa.
Uma dica para ajudar na avaliação é conhecer melhor os tipos de personalidade e ver em qual delas você se enquadra. Mesmo que não tenha todas as habilidades citadas, elas podem ser desenvolvidas durante a formação.
A Proz Educação oferece diferentes cursos técnicos na área de tecnologia. Todos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e ministrados por professores que conhecem a realidade do mercado.
O curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas garante a certificação como técnico de nível médio na área. Ele também oferece módulos extras para certificações como assistente de tecnologias para web, assistente de aplicações em web e assistente de web design.
Faça a sua inscrição agora no curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas da Proz Educação!
