Ainda não é aluno? 
>

Competências para currículo: veja como destacar suas habilidades

Carreira

Competências para currículo: veja como destacar suas habilidades

Quer ser o candidato ideal para a vaga dos seus sonhos? Conheça as principais competências para currículo e saiba como destacá-las para impressionar os recrutadores.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, demonstrar os seus diferenciais é essencial para que você consiga se destacar dos concorrentes. Mas como fazer isso de forma efetiva? Uma opção é levar as suas competências para o currículo, elencando as habilidades que vão gerar valor para a organização e, claro, para a sua carreira.

Ter um currículo bem estruturado e com as competências adequadas é um fator determinante para conseguir uma entrevista. Essas habilidades serão consideradas durante a triagem dos candidatos e você pode se destacar desde essa importante etapa de seleção.

Neste artigo, vamos explorar em detalhes as competências profissionais mais valorizadas pelo mercado e como incluí-las de forma estratégica no seu currículo.

O que são as competências profissionais?

As competências profissionais são um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que um profissional deve possuir para desempenhar bem suas funções. Elas são influenciadas por fatores como formação acadêmica, experiência prática e comportamento que manifestamos em diferentes situações.

Podemos dividir as competências em dois tipos principais: técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills). Veja qual é a diferença!

Hard skill

As hard skills referem-se ao conhecimento técnico que é adquirido por meio de treinamentos, cursos, capacitações e experiências anteriores, como habilidades de programação, domínio de idiomas e análise de dados, entre outras. Normalmente, essas competências podem ser comprovadas de forma objetiva, por meio da formação acadêmica e do tempo de serviço em determinada função.

Uma hard skill que um técnico em marketing pode ter, por exemplo, é a capacidade de realizar análises de mercado e consumidores. Isso envolve a coleta e interpretação de dados para entender melhor os fatores que influenciam o desempenho das vendas.

Soft skill

Já as soft skills referem-se a habilidades comportamentais, que são características pessoais, como boa comunicação, inteligência emocional, capacidade de trabalhar em equipe, proatividade, empatia etc. São componentes um pouco mais subjetivos, mas que podem ser demonstrados por meio da atitude. Além disso, você também pode exemplificar situações em que uma determinada atitude contribuiu para o desempenho da sua função, gerando melhores resultados.

Vamos pensar no exemplo de um técnico em enfermagem. Uma soft skill relevante para essa profissão é a empatia, que, nesse caso, pode ser compreendida como a capacidade de compreender as necessidades emocionais e físicas das pessoas. Um técnico em enfermagem com essa habilidade interpessoal é capaz de se conectar com os pacientes de uma maneira mais significativa, criando uma atmosfera de confiança e conforto.

Qual a diferença entre competências e habilidades?

Embora as palavras “competências” e “habilidades” sejam muitas vezes utilizadas como sinônimos, elas possuem significados distintos. De acordo com Idalberto Chiavenato, um dos principais estudiosos do tema, as habilidades estão relacionadas a tarefas específicas e adquiridas por meio da prática, enquanto as competências são mais abrangentes, envolvendo conhecimentos, atitudes e valores.

As habilidades são adquiridas por meio do aprendizado, da prática e da experiência. Elas são mais específicas e são aplicadas em um contexto específico. Por exemplo, um programador de computador aplica suas habilidades de programação para desenvolver e codificar software. Já um técnico em contabilidade usa suas habilidades analíticas para interpretar dados financeiros e contábeis.

As competências dependem da aptidão para articular conhecimentos, comportamentos e valores em determinado contexto. Por exemplo, um líder demonstra suas competências ao tomar decisões, motivar a equipe, resolver conflitos e alcançar metas. Já um técnico em logística coloca em prática a organização quando gerencia e monitora o estoque da empresa, garantindo o cumprimento dos prazos de entrega e a satisfação dos clientes.

competencias para curriculo

Quais são as principais competências para currículo?

Existem diversas competências que podem ser destacadas em um currículo, e isso pode variar de acordo com a área de atuação e o cargo pretendido. No entanto, existem algumas habilidades técnicas e comportamentais que são comumente mais buscadas pelas empresas e valem para diferentes funções. Confira as principais!

Boa comunicação

Saber se comunicar de forma clara e eficaz, tanto oralmente quanto por escrito, é uma competência fundamental para qualquer profissional.

Proatividade

Ser proativo significa ter iniciativa e buscar soluções para os problemas, antes mesmo deles surgirem.

Empatia

Demonstrar empatia é uma habilidade importante para interagir com colegas, clientes e fornecedores. Isso exige a capacidade de compreender as necessidades e perspectivas dos outros.

Flexibilidade

Saber se adaptar às mudanças, ser flexível e ter a capacidade de lidar com situações inesperadas é uma competência essencial em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico.

Trabalho em equipe

Ter habilidade para trabalhar em equipe é fundamental para o sucesso de qualquer projeto, pois envolve colaboração, cooperação e respeito aos outros membros da equipe.

Análise de dados

Com o crescente uso de tecnologia e dados no mercado de trabalho, a capacidade de analisar e interpretar informações é cada vez mais valorizada pelas empresas.

Atendimento ao cliente

Saber atender as necessidades dos clientes de forma eficiente e com excelência é uma habilidade essencial para qualquer área que envolva contato com o público.

Noções de logística

Devido à globalização das relações de consumo, entender as operações logísticas e o fluxo de produtos e serviços é uma competência importante em diversas áreas.

Fluência em idiomas

Dominar idiomas estrangeiros é outra competência muito demandada pelas empresas, pois a atuação em mercados globais é crescente.

Como destacar as competências no currículo?

A triagem de candidatos é uma das etapas mais decisivas dos processos de seleção desenvolvidos pelas empresas. Basicamente, ela consiste na análise dos currículos e o recrutador já vai estar atento às competências que a organização está buscando. Mas você sabe como dar destaque aos seus pontos fortes? Aqui vão algumas dicas úteis para demonstrar os seus diferenciais competitivos. Confira!

  • Liste suas competências: antes de começar a escrever o currículo, liste suas competências técnicas e comportamentais. Considere as aptidões que são mais relevantes para a vaga que você está se candidatando.
  • destaque as competências mais importantes: escolha as competências mais relevantes para o cargo que você está se candidatando e destaque-as logo no início do currículo, em um resumo de perfil ou em uma seção de habilidades.
  • utilize palavras-chave: utilize termos que estejam alinhados à vaga e às competências que você tem. Isso pode ajudar seu currículo a ser encontrado por recrutadores que estão buscando candidatos com essas habilidades.
  • utilize exemplos: ao mencionar suas competências no currículo, inclua exemplos de situações em que você utilizou essas habilidades com sucesso. Você pode citar resultados importantes que tenha obtido ao desempenhar as funções descritas no currículo.
  • seja objetivo e conciso: evite ser prolixo e listar muitas competências no currículo. Escolha apenas as habilidades mais importantes e relevantes para o cargo em questão.
  • inclua certificações e cursos: se você possui certificações ou cursos que estejam relacionados às suas competências, inclua essas informações no currículo.

Vale a pena lembrar que elaborar um bom currículo permitirá que você tenha a oportunidade de participar de outras etapas da seleção, como a entrevista de emprego. Esteja preparado para, ao falar com o recrutador, demonstrar as competências que você possui, preferencialmente, apresentando exemplos práticos.

A partir da compreensão das principais competências para currículo, é possível selecionar aquelas que são mais relevantes para sua área de atuação e destacá-las de forma estratégica na sua apresentação profissional. Investir continuamente nos seus conhecimentos é o melhor caminho para construir uma carreira de sucesso.

Quer se destacar no mercado de trabalho? Então, além de investir nas principais competências que vão valorizar seu currículo, saiba como melhorar a sua habilidade de relacionamento pessoal.

Categorias
Tags

Você também pode gostar

Carreira

Descubra como conseguir emprego sem experiência na área

Leia mais
Enfermagem

O que faz um enfermeiro do trabalho? Confira aqui!

Leia mais
Cursos

O que é especialização técnica e quando fazer?

Leia mais