Geração Y é formada por pessoas que nasceram próximas à virada do milênio e cresceram em meio ao avanço tecnológico.
Quando você nasceu? Já sabe qual geração pode chamar de sua? X, Y ou Z?
Esta é uma classificação importante que pode dizer muito sobre características profissionais, tendências comportamentais e perfis de trabalhadores.
A Geração Y, por exemplo, também conhecida como millennials, é composta pelas pessoas nascidas entre os anos 1980 e 1990. As maiores quebras de paradigmas no mercado de trabalho foram presenciadas pelos profissionais dessa geração.
De modo geral, eles buscam desafios maiores, são mais flexíveis e menos tradicionais. Por isso, são trabalhadores muito interessantes. Mas qual é a fatia de mercado para essa geração?
Neste conteúdo, explicamos tudo sobre a Geração Y, suas características, perfil profissional e profissões mais adequadas para os millennials.
Boa leitura!
Antes de continuarmos, vale lembrar que Geração X, Y e Z são conceitos sociológicos que caracterizam indivíduos que nasceram em épocas diferentes.
A Geração X, por exemplo, inclui pessoas que nasceram no final dos anos 1960 até o início dos anos 1980; e a Geração Z é representada por aqueles que nasceram entre a metade da década de 1990 e 2010.
Nesse sentido, cada geração tem maneiras distintas de viver e pensar, sendo influenciada por diversos fatores que têm repercussões na cultura de sua época – como a tecnologia e o desenvolvimento econômico.
Nascidas entre os anos 1980 e 1990, as pessoas que fazem parte da Geração Y têm características bem particulares.
Essas são as pessoas que vieram ao mundo perto da virada do milênio e, portanto, cresceram em meio ao avanço tecnológico.
As crianças dessa geração foram criadas tendo o que muitos de seus pais não tiveram, como videogames, computadores, TV a cabo e vários tipos de jogos, por exemplo.
Como ressalta uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, esses indivíduos estão acostumados a estímulos variados, muita ação e múltiplas tarefas simultâneas.
O perfil da Geração Y é aquele com maior tendência para inquietação, curiosidade e dinamismo. Isso ocorre porque esses indivíduos cresceram com acesso amplo à informação e ao conhecimento.
Sendo moldados por essa realidade, tornaram-se mais curiosos, inquietos e movidos por desafios.
A velocidade com que trabalham e pensam os profissionais da Geração Y faz com que eles sejam motivados e que gerem resultados de maneira rápida.
Além disso, os millennials também são conhecidos por serem ambiciosos, sendo natural encontrar jovens dessa geração que trocam de emprego com frequência.
Essa mobilidade se dá quando, no trabalho anterior, por exemplo, não eram desafiados suficientemente ou não tinham oportunidade de crescer profissionalmente. Algumas das principais habilidades do profissional da Geração Y incluem:
Além disso, foi percebido que os millennials têm uma atração maior pelo empreendedorismo. Conforme alguns estudos, essa atração pode ser explicada pela facilidade de empreender com a internet.
Foi observado, ainda, que essas pessoas são mais empáticas com os clientes, sendo capazes de estabelecer relacionamentos duradouros com os compradores de seus serviços e produtos.
Os millennials buscam por um ambiente de trabalho mais participativo e dinâmico, sem que a hierarquia levante barreiras para a comunicação e o desenvolvimento pessoal.
Essas pessoas valorizam as relações humanas e exigem ser tratadas como peças essenciais de uma engrenagem. Esses ideais independem da função ou da posição que ocupam.
Um levantamento realizado pelo Glassdoor listou as dez profissões ideais para cada geração. Confira o top 10 da Geração Y:
A posição de corretor de imóveis foi a mais bem avaliada pelos millennials, com uma classificação média de 4,58, em uma escala de 1 a 5.
Em segundo lugar, aparece o recrutador corporativo, profissional responsável por atrair e selecionar talentos para ocuparem os postos de uma empresa. Também conhecido como head hunter, seu objetivo profissional é encontrar as pessoas mais adequadas às vagas disponíveis.
Já a profissão de engenheiro full stack, que aparece em terceiro lugar, faz parte das carreiras ligadas à tecnologia, umas das mais promissoras em termos de empregabilidade e bons salários.
De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, quando inseridos no mercado de trabalho, os profissionais da Geração Y representam um desafio para empresas e organizações. O estudo foi feito com 220 CEOs e diretores.
Dos executivos entrevistados, 69% admitem que suas companhias não estão preparadas para lidar com a ansiedade dos millennials.
Essa característica, como mencionado nos tópicos anteriores, tem a ver com a velocidade com que esses indivíduos operam e pensam, além da necessidade constante de dinamismo e acesso a informações rápidas.
Dessa forma, o levantamento aponta que a ansiedade e a capacidade reduzida de lidar com frustrações acabam, frequentemente, se fazendo presentes.
Manter os profissionais engajados, portanto, é a chave para a retenção desses talentos, segundo a pesquisa, já que conexão, acesso à informação e colaboração são atributos valorizados pela geração.
A dificuldade, contudo, não é refletida na intenção de contratação. Isso porque 58% dos entrevistados dizem que o perfil geracional do candidato é relevante no momento da contratação.
Dentre eles, 24% afirmam dar preferência para profissionais da Geração Y. Nesse cenário, as organizações buscam adaptar alguns modelos de gestão para não apenas atrair, mas também reter essa força de trabalho.
Para tornar a gestão mais empática à Geração Y, é importante apostar em gerências mais horizontais e políticas de bem-estar para os colaboradores.
A percepção das empresas sobre a necessidade de rever seus modelos de gestão tem a ver com o fato de os profissionais da Geração Y apresentarem uma alta capacidade empreendedora, inclusive para gerir a própria carreira.
Para manter esses talentos, as companhias precisam estar atentas a essas vocações e responder aos anseios dessas pessoas.
Um exemplo de ação para mantê-las motivadas e engajadas é estimular o conhecimento e a atualização profissional.
Qual é a sua geração? Seja você um millennial ou integrante de outro grupo, é fundamental manter-se atualizado profissionalmente para obter uma boa colocação no mercado de trabalho.
Sua jornada de sucesso começa na Proz Educação! Com cursos técnicos que direcionam à realização profissional, a instituição conta ainda com capacitações e aprimoramentos para complementar o ensino.
Visite o site da Proz Educação e saiba mais sobre cada uma das formações!