Você deseja atuar na área da saúde? O curso de auxiliar de Farmácia ajuda a dar os primeiros passos, mas o técnico oferece mais oportunidades. Conheça!
Há vários caminhos para atuar com promoção da saúde. Um deles é o ramo farmacêutico que, além da formação superior de mesmo nome, oferece também oportunidades para auxiliar ou técnico de Farmácia.
Embora trabalhem no mesmo ambiente, as duas profissões têm funções e responsabilidades bem diferentes. Neste artigo, você vai entender as diferenças entre o curso de auxiliar de Farmácia e o de técnico na mesma área.
Vamos nessa?
Este tipo de curso normalmente acontece no formato EAD com carga horária de 60h. Nele, são ministrados conceitos básicos de Farmácia, como:
Mais longo que o curso de auxiliar de Farmácia, o técnico oferece uma abordagem mais aprofundada. A duração é geralmente de 18 meses, divididos em três módulos de seis meses.
Cada instituição tem autonomia para definir a própria grade curricular, mas algumas disciplinas costumam ser frequentes nos cursos:
Para fazer o curso de auxiliar de Farmácia é preciso ter, no mínimo, 18 anos e o ensino médio concluído. Conhecimentos do pacote Office, perfil organizado e comunicação clara são alguns diferenciais para o mercado.
Já o curso técnico exige ter pelo menos 17 anos e estar cursando o 2º ano do ensino médio. O estudante poderá escolher entre estudar na mesma instituição em que faz a educação básica (caso ela ofereça) ou em uma à parte.
O curso de auxiliar de Farmácia tem a vantagem de ser mais rápido e, muitas vezes, gratuito. Porém, os conteúdos tendem a ser mais superficiais e preparam o estudante para atuar em um leque limitado de atividades:
Já o curso técnico de Farmácia tem uma duração um pouco maior, porém bem mais curta do que uma faculdade tradicional. Ainda conta com a vantagem de um investimento modesto para uma formação qualificada com foco nas demandas do mercado.
Por ter uma duração mais estendida, o curso técnico traz conteúdos bem mais aprofundados e habilita o estudante para funções mais específicas, como:
Assim como aumentam a complexidade e a responsabilidade dos cargos, os salários também sofrem diferenciação. O piso estimado para auxiliares de Farmácia é de R$ 1,3 mil, enquanto técnicos na mesma área recebem R$ 2,1 mil.
O ramo farmacêutico é conhecido por sua resiliência de mercado. Independentemente da gravidade da crise econômica pela qual o país passa, as pessoas sempre vão precisar de itens de higiene básica e remédios.
Outro ponto importante é que o setor de cosméticos é um dos que mais cresce no país. As pessoas estão cada vez mais preocupadas em cuidar da aparência e da forma física, garantindo a sua qualidade de vida — já que a longevidade tende a aumentar.
Investir em um curso técnico ou mesmo num curso de auxiliar de Farmácia é uma excelente estratégia para quem deseja começar a vida profissional com o pé direito.
Quer se tornar um técnico de Farmácia de alto nível? Venha para a Proz Educação!
Com salas amplas e equipadas, a escola conta com o que há de mais moderno em educação para oferecer a você a melhor experiência em aprendizagem.
Além disso, o time de professores da Proz tem alta experiência de mercado e prepara você para as demandas dos melhores empregadores do país!
Temos uma rede que vai te conectar com as principais vagas de estágio e emprego para que sua carreira já comece em ascensão!
Gostou? Não perca mais tempo. Matricule-se agora mesmo no curso técnico de Farmácia da Proz Educação!