Ainda não é aluno? 
>

Curso Técnico em Marketing: veja tudo sobre a formação!

Cursos

Curso Técnico em Marketing: veja tudo sobre a formação!

Saiba tudo sobre a formação e as oportunidades de mercado para o profissional Técnico em Marketing.

Entender e atender os desejos dos consumidores são as principais atribuições do marketing. Por isso, o setor é considerado estratégico e fundamental para qualquer tipo de empresa.

Na era da internet, os consumidores recebem uma quantidade muito maior de informações. O acesso também é mais fácil: basta um clique no celular para ver o conteúdo desejado.

Mas o que é preciso para ativar o desejo e o interesse do consumidor?

A resposta pode ser dada por um Técnico em Marketing. O profissional é responsável por:

  1. estudar os interesses do público;
  2. criar estratégias para uma empresa ou um produto ganhar notoriedade;
  3. executar ações que tragam retorno para o negócio.

Se você tem interesse por essa área, mas ainda não sabe como ingressar no mercado de trabalho, continue lendo este post. Por aqui, falaremos sobre a formação e as oportunidades de emprego do profissional Técnico em Marketing.

Boa leitura!

Como é o Curso Técnico em Marketing?

O Curso Técnico em Marketing é dividido em aulas teóricas e práticas, o que já prepara o aluno para a atuação no mercado de trabalho de forma mais rápida e eficiente.

A formação como Técnico em Marketing tem duração média de 12 meses. Na prática, um ano de dedicação aos estudos irá fazer toda a diferença para a sua vida profissional.

Durante o curso, o aluno aprende a aplicação dos estudos de marketing nas seguintes áreas:

  • Varejo;
  • Indústria;
  • Serviços;
  • Ambiente digital;
  • Gestão de negócios;
  • Gestão de custos;
  • Formulação de preços.

Quem pode fazer o curso técnico em Marketing?

Para realizar o curso Técnico em Marketing, é preciso ter idade mínima de 17 anos e estar em uma das seguintes situações:

  • Ter concluído o ensino médio;
  • Estar matriculado no segundo ano do ensino médio.
aluna tecnica em marketing
Foto: Freepik

Disciplinas do curso Técnico em Marketing

Durante o curso, o aprendizado é direcionado para entender as motivações do consumidor na hora da compra e desenvolver estratégias alinhadas com essas demandas.

Para isso, o aluno terá disciplinas que abordam os seguintes conteúdos:

  • Consumo;
  • Jornada do Consumidor;
  • Pesquisa de mercado;
  • Análise de resultados;
  • Desenvolvimento de produtos;
  • Gestão de marca e imagem;
  • Criação digital;
  • Marketing digital;
  • E-commerce;
  • Precificação;
  • Experiência do consumidor.

Em linhas gerais, a proposta do curso Técnico em Marketing é qualificar o aluno para criar estratégias que fortaleçam a marca da empresa ou do produto perante o público.

Perfil do Técnico em Marketing

Para atuar na área de marketing, é desejável que o profissional tenha habilidades que o ajudem a lidar com o trabalho no dia a dia. Dentre as principais, podemos destacar:

  • Boa comunicação;
  • Organização;
  • Criatividade;
  • Capacidade para inovar;
  • Proatividade;
  • Saber administrar os prazos;
  • Ter um bom relacionamento interpessoal;
  • Gostar de trabalhar em equipe.

O Técnico em Marketing é responsável por desenvolver o conceito da marca ou do produto. A criatividade, a proatividade e a capacidade para inovar são habilidades que ajudam no processo de criação.

O trabalho, geralmente, é realizado em parceria com outros membros da empresa. Por isso, ter um bom relacionamento e gostar de trabalhar em equipe também são características importantes.

Já a organização e a administração dos prazos facilitam para que as entregas sejam feitas dentro das datas estabelecidas. Enquanto a boa comunicação é fundamental, já que o Técnico em Marketing tem o cliente como a prioridade do seu trabalho.

Durante o curso técnico, o aluno é incentivado a desenvolver e aprimorar as habilidades através das atividades práticas.

Quanto ganha um Técnico em Marketing?

O setor de marketing é apontado como um dos mais promissores e valorizados pelo mercado. Quem atua na área pode conquistar uma boa remuneração.

Segundo as informações divulgadas pelo portal Vagas, o profissional de marketing costuma iniciar a carreira com salário médio de R$ 1.273. Conforme vai ganhando tempo de experiência, a remuneração pode chegar a R$ 2.654. A média salaria no Brasil para esse profissional é de R$ 1.814.

Onde o Técnico em Marketing pode atuar?

A área de marketing é fundamental para qualquer empresa, independente do porte, setor ou se a atuação é em loja física ou e-commerce. Por isso, o Técnico em Marketing está habilitado para trabalhar em diferentes lugares. Confira:

  • Setor público;
  • Empresas privadas (comércio, indústria, serviços);
  • Terceiro Setor;
  • Autônomo;
  • Empreendedor.

Como é a carreira e o que faz um técnico em Marketing?

dois relatórios de marketing próxima de notebook em cima de mesa de madeira
Foto: Lukas/Pexels

O técnico em Marketing é o profissional responsável por contribuir com as estratégias de marketing de uma empresa, colaborando na elaboração de planejamentos, pesquisas, ações de comunicação, análise de mercado e muito mais.

No dia a dia, o técnico em Marketing vai se deparar com inúmeras atividades que contribuem para os objetivos da empresa, como:

  • auxílio no desenvolvimento de políticas de atendimento e acompanhamento;
  • implementação de estratégias de segmentação para definir o público-alvo;
  • contribuição na criação do plano e nas ações de marketing da empresa;
  • organização das políticas de comunicação da empresa;
  • avaliação de vendas, preços e produtos;
  • elaboração de estudo de mercado;
  • análise de perfil de clientes.

A atuação do técnico quase sempre será em parceria com um profissional graduado em Comunicação, Administração ou Publicidade e Propaganda que tenham algum tipo de especialização em Marketing.

Atualmente, um técnico em Marketing no início de carreira ganha cerca de R$ 2,6 mil, podendo chegar a mais de R$ 5 mil com o acúmulo de experiência. Os dados são de junho/2022.

Mercado de trabalho para o técnico de Marketing

O momento é bastante interessante para profissionais da área, especialmente no ambiente digital. Depois da pandemia, mesmo as empresas de pequeno porte compreenderam a força do marketing para alavancar suas vendas e passaram a destinar verbas importantes ao setor.

É preciso, no entanto, que o profissional se atualize e fique atento às demandas do mercado. Assim, tem mais chances de garantir resultados de excelência a seus clientes.

Há muitos caminhos que o técnico de Marketing pode seguir: de pesquisa de mercado para impulsionar novos negócios a e-commerce, passando por produção de conteúdo digital e até neuromarketing — estudo do comportamento do consumidor para auxiliar grandes marcas varejistas.

Todas essas alternativas podem ser exercidas dentro de empresas ou de forma autônoma, por meio de consultorias especializadas. Essas são áreas relativamente conhecidas no meio, mas não as únicas.

O crescimento das redes sociais e seu impacto na vida das pessoas e no negócio fez surgir uma nova oportunidade para os profissionais do marketing: o gestor de comunidades, ou seja, a pessoa que estreita os laços da empresa com seu público mais fiel — aquelas pessoas que se tornam “advogadas” dos valores da marca e com ela se relacionam diretamente.

Outra profissão que surgiu nessa mesma linha é o gerente de influenciadores, aquela pessoa que administra a carreira de digital influencers.

Vale a pena ficar de olho nessas novas possibilidades de carreira que estão surgindo no marketing!

Técnico em Marketing é na Proz Educação

A Proz Educação oferece um curso completo de Técnico em Marketing. A qualificação técnica garante maior agilidade para o ingresso no mercado de trabalho.

Todos os nossos cursos são reconhecidos pelo MEC e formam profissionais para conquistar as melhores vagas de emprego.

Veja outros conteúdos como este, acessando nosso blog. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Categorias
Tags

Você também pode gostar

Carreira

Descubra como conseguir emprego sem experiência na área

Leia mais
Enfermagem

O que faz um enfermeiro do trabalho? Confira aqui!

Leia mais
Cursos

O que é especialização técnica e quando fazer?

Leia mais