O curso técnico em Análises Clínicas forma profissionais capazes de diagnosticar doenças por meio de análises feitas em laboratórios. Conheça!
A análise clínica é um ramo fundamental da saúde em que o profissional aplica técnicas laboratoriais, coleta materiais biológicos e acompanha o preparo e processamento de amostras.
Além disso, auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório e zela pelo bom funcionamento de equipamentos.
O curso técnico em Análises Clínicas prepara o aluno para que, a partir de exames laboratoriais realizados com eficiência, os diagnósticos médicos possam ser feitos com precisão.
O resultado de seu trabalho, portanto, é de extrema importância para todo o processo de saúde tanto no setor público quanto no privado.
Ficou interessado? Acompanhe o texto e saiba tudo sobre o curso técnico em Análises Clínicas, como é o perfil do estudante e quais as possibilidades de atuação para o profissional da área!
O curso técnico em Análises Clínicas forma profissionais capazes de diagnosticar doenças por meio de análises feitas em laboratórios.
O profissional segue especificações para que os exames possam ser realizados conforme todas as exigências legais necessárias.
As aulas, de modo geral, são voltadas para a área biológica, com disciplinas ligadas ao segmento de atuação desse profissional.
Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, publicado pelo Ministério da Educação (MEC), o curso técnico em Análises Clínicas deve ter duração de 1,2 mil horas.
Além disso, a recomendação é que a infraestrutura da escola que ministra as aulas tenha laboratórios de bioquímica, de microbiologia, de unidades de análises clínicas, biblioteca com livros específicos e laboratórios de informática.
Durante o curso técnico em Análises Clínicas, diversos temas podem ser abordados por meio de disciplinas como:
Junto às aulas teóricas, é uma formação com intensa carga horária de atividades práticas em laboratórios.
Para obter o diploma de conclusão no final do curso, o estudante precisa ainda fazer um estágio supervisionado, como acontece na maioria dos cursos técnicos profissionalizantes. O intuito é validar na prática o que foi visto dentro da sala de aula.
O estudante do curso técnico em Análises Clínicas precisa ser organizado e atento. Esse perfil é desejável porque ele é responsável por analisar os mais diversos materiais coletados como amostragem para o diagnóstico de diferentes doenças.
Assim, a ética e a descrição também devem andar junto às características do aluno, que precisa estar ciente da seriedade de seu trabalho.
É importante que o técnico não fale a respeito de resultados dos exames com o paciente, a fim de evitar transtornos e problemas mais graves.
O técnico em Análises Clínicas pode atuar em diversos locais. Embora quase sempre a profissão seja lembrada por estar presente em laboratórios de análises, existem outras possibilidades.
O mercado de trabalho para esse profissional, portanto, é amplo. Além dos laboratórios em si, é possível atuar em:
Trata-se de um mercado estável que requer profissionais com alta capacitação, ética e com foco humanístico. Esse último aspecto é relevante pois, em muitos cargos, o profissional precisa manter contato direto com os pacientes.
Para quem deseja seguir a carreira de técnico em Análises Clínicas, é importante saber que o mercado está cada vez mais aquecido e exigente.
Essa pode ser uma opção certeira para aqueles que gostam da área da saúde, têm interesse e disposição para se manterem atualizados e veem no trabalho uma forma de satisfação.
A busca por agregar novas competências e cursos inovadores ao currículo também faz a diferença na trajetória desse profissional. Análises Clínicas é uma área que sempre oferece novos métodos, procedimentos e técnicas.
Ter conhecimento de novas informações e tecnologias passa a ser um diferencial no mercado de trabalho.
Outro ponto vantajoso em fazer o curso técnico em Análises Clínicas é que, apesar de outros trabalhadores da saúde poderem exercer as funções de análise clínica, esse profissional é considerado o mais capacitado para o papel, porque conta com uma formação específica.
A Proz Educação oferece cursos técnicos, de capacitação e de aprimoramento nas áreas de Saúde, Gestão e Tecnologia.
A escola faz a conexão do estudante com o trabalho. Mais de 80% dos alunos da Proz se empregam na área em até um ano após a conclusão do seu curso.
Não perca tempo! Conheça os cursos técnicos da Proz Educação!