Saiba como é a rotina de trabalho, as funções e as oportunidades para quem faz um Curso Técnico em Informática.
Num mundo cada vez mais conectado, o técnico em Informática vê o seu campo de atuação tornar-se ainda maior. Em qualquer ambiente em que sejam necessários equipamentos e sistemas operacionais, em algum momento o trabalho do profissional será necessário.
A sociedade vive uma aceleração dos processos de digitalização. Por conta do isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19, as pessoas passaram a realizar uma série de ações on-line além daquelas já muito comuns à rotina, que vão desde compras até os serviços bancários.
A mudança de comportamento da sociedade evidenciou a importância de as empresas estarem presentes e ativas na internet. Para isso, é preciso investir em tecnologia, o que inclui os serviços do técnico em Informática.
Dessa forma, quem escolhe seguir a profissão tem boas chances de ingressar no mercado de trabalho. A área também é uma alternativa para quem busca a recolocação profissional.
Se você tem interesse em saber mais sobre como é o dia a dia de trabalho, as oportunidades de emprego e o que é preciso para ser um técnico em Informática, continue a leitura deste post!
O primeiro passo para ser um profissional da área é realizar um curso técnico em Informática, que dura, em média, 18 meses. Nesse período, o estudante tem aulas teóricas e práticas que o preparam para atender às demandas do mercado de trabalho.
Além do conhecimento técnico, o curso também ajuda a desenvolver habilidades que contribuem para o desempenho das atribuições da profissão. As principais são:
O conhecimento em tecnologia é fundamental para quem trabalha na área. Afinal, o técnico em Informática lida diariamente com aparelhos eletrônicos e sistemas operacionais.
Considerando que as tecnologias estão em constante evolução, também é importante que o profissional se mantenha sempre atualizado e bem informado.
O raciocínio lógico contribui para o desenvolvimento de sistemas, softwares e sites. Já a proatividade ajuda na organização da rotina de trabalho.
A formação oferece o conhecimento necessário para o desempenho de diferentes funções, como:
Dessa forma, o profissional pode trabalhar em diferentes áreas, sendo que cada uma delas tem demandas e rotinas específicas. Confira:
O profissional que atua nesta área é responsável pela correção de eventuais falhas que possam ocorrer na rede e por realizar a assistência e a manutenção dos equipamentos.
Neste caso, o técnico em Informática trabalha com a linguagem de programação e com o desenvolvimento de sistemas, softwares e sites.
Dentre as principais funções de quem atua nessa área estão a instalação e a configuração de redes e equipamentos.
O campo de atuação do técnico em Informática é bem abrangente, afinal todos os setores produtivos sentem a necessidade de estarem conectados. Confira os locais de atuação:
Inclui todas as instituições nas esferas municipal, estadual e federal.
O mercado de trabalho para o técnico em Informática está aquecido e em franca expansão. Pesquisas identificam a área de tecnologia como uma das principais prioridades para a iniciativa privada nos próximos anos. Além disso, a tendência é que o processo de digitalização continue expandindo para os demais setores.
De acordo com a pesquisa do Portal Vagas, o salário médio do técnico em Informática no Brasil é de R$ 1.665. O valor pode aumentar conforme o local de trabalho e o cargo ocupado.
Se você se interessou pela área, conheça a Proz Educação! Sua formação é direcionada a preparar o aluno para o ingresso no mercado de trabalho.
Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso confere o diploma de técnico de nível médio em Informática, válido em todo o território nacional. Mais detalhes estão disponíveis no nosso site e, em caso de dúvidas, entre em contato conosco.
Conheça o Curso Técnico em Informática da Proz Educação!