Saiba mais sobre a formação como Técnico em Logística e como ela contribui para o ingresso no mercado de trabalho.
O Técnico em Logística está entre os profissionais mais demandados pelo mercado de trabalho no Brasil. A explicação se dá por alguns fatores.
A logística é uma área necessária para o setor público, a iniciativa privada e o Terceiro Setor. Por ser muito ampla, a oferta de vagas se mantém aquecida.
O mercado tem priorizado a contratação de profissionais com formação na área para preencher as vagas disponíveis.
Pesquisas mostram que as empresas pretendem investir mais em gestão – o que inclui a área de logística –, para atenuar os impactos da pandemia da Covid-19.
Assim, a formação como Técnico em Logística é uma opção para quem busca uma carreira com maior oportunidade de ingressar no mercado de trabalho ou para quem deseja mudar de área profissional.
Se você vive um desses dois momentos, continue a leitura deste post! O conteúdo reúne informações sobre como é o Curso Técnico em Logística, o que é necessário para fazer a matrícula e onde trabalhar após a formação.
Boa leitura!
O Curso Técnico em Logística é dividido em aulas teóricas e práticas, com a proposta de preparar o aluno para o mercado de trabalho.
O aprendizado é direcionado para que ele desenvolva a autonomia necessária para realizar as atribuições da profissão, o que inclui:
Para a habilitação do aluno como Técnico em Logística, o curso oferece disciplinas que abordam conteúdos como:
Para matricular-se no Curso Técnico em Logística, é necessário obedecer dois critérios:
Dessa forma, o curso é voltado tanto para adolescentes que estão buscando a primeira oportunidade de trabalho com qualificação, como adultos de todas as idades que desejam mudar de carreira.
Uma das principais vantagens do curso técnico é permitir uma formação eficiente e de qualidade, em menor tempo.
Os estudos para a área de logística duram, em média, 12 meses. Após esse período, com a aprovação, o aluno recebe o certificado de Técnico de Nível Médio em Logística, que tem validade nacional.
Durante o curso, o aluno realiza atividades práticas e treinamentos direcionados para atender às demandas reais do mercado de trabalho. O aprendizado em sala de aula pode ser complementado por meio de estágio.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), cada instituição de ensino tem autonomia para decidir sobre a obrigatoriedade ou não de estágio curricular supervisionado.
As informações do MEC sobre estágio na área de logística estão disponíveis no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).
O salário médio nacional para o profissional técnico em logística é de R$ 2.369, segundo levantamento realizado pelo portal Vagas.
O valor pode ser maior, conforme o porte e a localização da empresa, bem como a trajetória do profissional. De acordo com o portal, a remuneração pode chegar a R$ 3.208 mensais.
O campo de atuação profissional é bastante amplo:
Além da formação, algumas habilidades também são importantes para desempenhar as funções como Técnico em Logística. Dentre as principais, podemos destacar:
Durante as atividades do curso técnico, é necessário incentivar o desenvolvimento e o aprimoramento de cada uma dessas habilidades.
Conheça o Curso Técnico em Logística da Proz Educação!
Reconhecido pelo MEC, o curso oferece uma formação profissional de qualidade, com foco nas demandas do mercado de trabalho, o que aumenta as chances de conquistar uma vaga de emprego.
Para mais informações sobre cursos técnicos e oportunidades profissionais, acesse o nosso blog! Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.