Quer começar uma nova carreira, mas não tem tempo a perder? Entenda o que e quais são os tipos de cursos profissionalizantes!
Fazer um curso profissionalizante é uma alternativa para quem deseja entrar logo no mercado de trabalho. De curta duração, alto custo-benefício e poucos requisitos, esse tipo de formação oferece um ensino de qualidade em tempo recorde.
Esteja você começando a sua vida profissional, dando um upgrade na carreira ou buscando um novo mercado de atuação, os cursos profissionalizantes — também conhecidos como cursos livres — são uma excelente opção para começar esse momento de mudança.
Conheça agora o que são e quais os tipos de cursos profissionalizantes.
São aqueles criados para oferecer uma formação específica em um curto período. Apesar de respaldados pela lei, não necessitam de autorização do MEC para serem oferecidos.
São cursos de curta duração (entre seis e 24 meses) que agregam conhecimentos específicos sobre determinada área.
Eles surgiram para facilitar e agilizar a entrada no mercado de trabalho, como um “ponto de partida” para que a pessoa não comece numa determinada função totalmente “crua”, sem saber o que a espera.
Por não terem um órgão regulador ou mesmo normativas, cursos profissionalizantes não têm grades específicas nem são divididos em áreas. No entanto, alguns setores estão em alta e tendem a empregar melhor. São eles:
Há diversos tipos de cursos profissionalizantes, o que pode deixar a decisão um tanto desafiadora.
Dois pontos são fundamentais para se avaliar: autoconhecimento e análise de mercado. Entender o seu perfil, o que gosta ou não de fazer e as áreas de atuação que lhe agradam deve ser o norte da sua escolha.
A vida adulta, porém, não é feita só de gostos pessoais. Precisamos pensar também no que o mercado de trabalho está sinalizando. Para segmentos com carência de qualificação, um curso profissionalizante bem escolhido vai atender a essa demanda de forma eficiente, gerando grandes oportunidades.
O caminho é buscar o equilíbrio entre as suas paixões e as lacunas do mundo do trabalho, mas como fazer isso?
Listando suas preferências, conversando com familiares e amigos que o ajudem a se reconectar com a sua essência e recordando coisas das quais gostava de fazer na infância, por exemplo.
Um jeito ainda mais eficaz é buscar por profissionais qualificados para aplicar um teste vocacional que direcione melhor a sua carreira.
Quando essa parte estiver resolvida vai ser a hora de listar as áreas que mais lhe interessam e começar a pesquisar:
Por fim, compare o valor com o custo de vida que você tem ou quer ter e avaliar se conseguirá mantê-lo com essa nova carreira.
Embora não haja uma divisão por áreas, alguns segmentos têm se destacado no mercado. Listamos algumas para você:
Pronto para escolher alguns dos tipos de cursos profissionalizantes listados? Agora é hora de também decidir sobre a melhor instituição para estudar.
E pensando em auxiliar você no processo de escolha a Proz preparou um teste vocacional, para que assim você possa saber qual curso escolher!