Ainda não é aluno? 
>

Curso de estética dá acesso a um mercado que só cresce

Estética

Curso de estética dá acesso a um mercado que só cresce

Com o setor em ascensão, a área da estética oferece uma boa perspectiva de trabalho para os profissionais de nível técnico. Saiba mais!

Desde a pandemia do novo coronavírus os profissionais da área da estética só cresceram no Brasil. Pesquisas mostram que, com mais tempo em casa, as pessoas passaram a olhar mais para si e buscarem por novas formas de cuidar da saúde e do bem-estar.

No dia a dia, a relevância da estética também é notada com a alta procura por procedimentos em clínicas. Além, é claro, do boom de tratamentos compartilhados nas redes sociais pelas celebridades, que se rendem aos cuidados das esteticistas para manter a pele mais bonita e saudável.

Portanto, se você pretende focar os estudos em um curso de estética, saiba que está no caminho certo. Quem escolhe seguir a profissão tem boas chances de ingressar no mercado de trabalho ou alcançar a recolocação profissional.

Quer descobrir um pouco mais sobre essa área em ascensão? Continue a leitura!

Por que o curso de estética vale a pena?

A área da estética sempre foi bastante popular entre os brasileiros, mas, após a pandemia, ganhou ainda mais notoriedade. Esse período transformou a forma como muitas pessoas enxergam a própria imagem.

Só para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pelo aplicativo de serviços na América Latina GetNinjas, no primeiro ano de pandemia, a demanda de solicitações desse setor passaram dos 200 mil. O número evidencia um aumento de 54% nas procuras em relação a 2019.

Em 2021, os reflexos do crescimento da área da estética também foram observados. Apenas no primeiro quadrimestre do ano, o setor cresceu 5,7%, conforme divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Com o crescimento do setor, aumenta a procura por profissionais qualificados. Apostar em um curso técnico de estética é essencial para se manter à frente de um mercado competitivo e conquistar novas oportunidades de trabalho.

O curso irá dar uma base diferenciada para o profissional e prepará-lo para superar as expectativas de seus clientes. O mais interessante dessa área é que ela possui ramificações, que podem ser exploradas de acordo com o gosto do esteticista.

profissional de estética realizando procedimento com equipamento em face de uma cliente

Curso de estética prepara para novidades do setor

O curso de estética costuma ter duração de 18 meses e aborda diferentes temas para ensinar os alunos a realizarem os principais procedimentos faciais e corporais.

Entre as características que mais chamam a atenção nessa área estão as tendências que surgem a todo o momento.

A estética é um setor que evolui constantemente. Além de novos produtos, o mercado vem apresentando novas técnicas e tecnologias que visam acompanhar o desenvolvimento da sociedade.

Os cursos seguem essa linha e costumam ser sempre atualizados, trazendo temas cada vez mais atuais para oferecer a base necessária aos alunos. Nos últimos anos, houve um crescimento de metodologias que valorizam a beleza natural, o skincare e a busca por produtos veganos.

Além disso, os estudantes aprendem sobre outros assuntos em diversas disciplinas, tais como:

  • Introdução à cosmetologia;
  • Massagens modeladoras faciais e corporais;
  • Técnicas de depilação;
  • Técnicas de drenagem linfática corporal;
  • Técnicas de maquiagem;
  • Higienização, hidratação e cuidados com a pele do rosto e do corpo;
  • Tratamento das mãos e dos pés;
  • Tratamentos estéticos pré e pós-operatórios entre outros.

Se você pretende entrar para o time de esteticistas, saiba que é preciso estar preparado para acompanhar as novas demandas e oferecer tratamentos cada vez mais tecnológicos e personalizados.

Por que o mercado de estética cresce tanto?

Como vimos, o setor de estética está em constante crescimento. Essa alta procura por procedimentos está relacionada com a preocupação que as pessoas têm de ter uma boa imagem, seja a partir de percepções próprias ou de terceiros.

Desde os primórdios são estabelecidos padrões de beleza a partir de ideais culturais e sociais. Mas com o passar do tempo, esses conceitos vão evoluindo e modificando também a percepção de muitas pessoas sobre o que é ser belo.

Os esteticistas surgem, então, como aliados no processo de proporcionar mais autoestima para as pessoas. Afinal, quem nunca ouviu que mudar o visual pode ajudar a elevar os ânimos?

Essa foi, inclusive, uma das razões que fizeram com que muitas pessoas passassem a procurar por esses profissionais após a pandemia do novo coronavírus. Os procedimentos trazem resultados que refletem no bem-estar das pessoas.

profissional de estética realizando procedimento com equipamento em face de uma cliente

As muitas áreas de atuação do Técnico em Estética

O mercado da estética é abrangente e oferece diferentes possibilidades para quem acaba de se formar como técnico na área. Esses profissionais podem atuar em diferentes estabelecimentos como salões de beleza, clínicas, hotéis, resorts, empresas de cosméticos e até mesmo abrindo o próprio negócio.

O salário inicial de um profissional dessa área costuma ficar em torno de R$ 1.500 para jornadas de 40 a 44 horas semanais. No entanto, a remuneração de um esteticista pode ser maior, dependendo do local e região que ele atue.

Os técnicos de estética podem escolher áreas específicas para atuar após o curso, como:

  • Consultoria: trabalhando como consultor de produtos cosméticos e de equipamentos de estética.
  • Estética corporal: fazendo drenagens linfáticas, massagens modeladoras e outros procedimentos que visam melhorar as medidas e o aspecto da pele.
  • Estética facial: trabalha buscando a melhoria da pele, evitando linhas de expressão e prevenindo o envelhecimento.
  • Podologia: atuando com técnicas de limpeza e hidratação.
  • Terapia capilar: realizando terapias capilares, tratamentos e coloração dos fios.
  • Estética pré e pós-operatório: atua com indicação de médico-cirurgião para amenizar os efeitos colaterais.

O que uma clínica de estética precisa ter e quanto custa?

Uma das formas de ter sucesso na área é abrindo a própria clínica de estética. Para alcançar esse objetivo, o profissional precisa ter planejamento e realizar um investimento financeiro de aproximadamente R$ 10 mil.

O planejamento é essencial para que o esteticista saiba qual é o melhor momento para abrir um novo negócio, avaliar o mercado e pensar no plano de divulgação.

Nesse processo é possível contar com o auxílio de um profissional especializado ou aprofundar os conhecimentos em um Curso Técnico em Administração.

Durante a abertura da nova clínica, é fundamental buscar orientações com a prefeitura da cidade para obter os detalhes sobre a documentação necessária. Normalmente, os itens solicitados costumam ser o CNPJ, alvará da Vigilância Sanitária e documentos pessoais e do imóvel.

O valor do investimento pode variar. Tudo depende dos equipamentos e produtos escolhidos para montar a clínica. Por ser um espaço que lida com a bem-estar, saúde e qualidade de vida, é essencial que os itens de trabalho sejam de qualidade e o ambiente escolhido agradável e acolhedor.

Técnico em Estética é na Proz Educação

Agora que você já sabe que a área da estética realmente é uma boa opção, é hora de encontrar a escola que oferece tudo o que esse profissional precisa.

Na Proz Educação, você encontra a infraestrutura necessária e profissionais capacitados para oferecer o melhor Curso Técnico em Estética. Com aulas práticas e teóricas, o objetivo é te preparar para atuar no mercado de trabalho e alcançar o tão sonhado sucesso.

Quer saber mais? Entre em contato conosco.

Para ter acesso a outros conteúdos sobre profissões, mercado de trabalho e formação profissional, acesse o nosso blog!

Categorias
Tags

Você também pode gostar

Profissão

Entenda como ter diferencial competitivo no mercado de trabalho

Leia mais
Cursos

Curso de auxiliar de Farmácia ou curso técnico em Farmácia: qual escolher?

Leia mais
Cursos

Curso Técnico reconhecido pelo MEC: Como verificar?

Leia mais