Entenda os desafios encontrados na formação de professores e professoras para a educação profissional e tecnológica.
Estudos variados confirmam que um sistema educacional é tão bom quanto seus professores e professoras. Com a Educação Profissional e Tecnológica não é diferente. O sucesso de um programa de EPT realmente depende do fortalecimento contínuo de sua equipe docente.
Assim, é importante examinar novas estratégias didáticas, evidências científicas e inovações na formação continuada, levando-se ainda em conta a subjetividade dos docentes. A identidade do docente, enquanto explicitada por suas experiências, é um componente fundamental da trajetória de vida dos profissionais da EPT para a sua prática pedagógica.
Na arena do debate sobre a formação docente da EPT revela-se a necessidade de fortalecer sua qualificação profissional. Relatórios da OCDE atestam o esforço contínuo para manter atualizadas e relevantes o complexo conjunto de competências do profissional de EPT:
Pesquisas recentes no Brasil apontam que a “formação docente verticalizada (pós-graduação) cresceu significativamente, mas a formação continuada horizontal nas temáticas didático-pedagógicas pouco tem sido realizada”. (Silva et al., 2020).
Embora muitos professores desejem melhorar suas habilidades de ensino, as alternativas formativas existentes nem sempre levam em conta o contexto específico dos professores de EPT.
Diante deste quadro, emerge a relevância da qualificação dos docentes da EPT, tanto uma formação inicial especializada quanto a formação de atualização continuada. Pesquisas recentes confirmam que os fundamentos essenciais da formação de EPT precisam também incluir as ferramentas digitais e o desenvolvimento de soft skills – as habilidades e competências socioemocionais.
Como ficou evidenciado durante a pandemia da Covid-19, os professores de EPT precisam dominar tecnologias de educação inovadoras a fim de promover a aprendizagem integral, incluindo as soft skills.
Nesta direção, as formações para professores de EPT devem contemplar a utilização de plataformas digitais, assim como metodologias ativas capazes de promover o engajamento protagonista do estudante.
Ainda de acordo com o relatório da OCDE (2021), “A profissão docente do EPT é única, pois se situa na intersecção do mundo do trabalho e do sector da educação”. Nesta perspectiva, em comparação com os professores dos programas de educação básica, por exemplo, os professores do ensino e formação profissional requerem camadas adicionais de competências e experiência.
Adicionalmente, é esperado que esses profissionais sejam capazes de trabalhar para melhorar as competências básicas dos seus alunos. Apresenta-se, assim, a necessidade de equipar os professores para lidar com estudantes de formação inicial diversificada.
Os professores de EPT, portanto, precisam ter não apenas conhecimento teórico e experiência relativas ao mundo profissional específico, mas também conhecimento e experiência em ensino para alunos muitas vezes com defasagens acadêmicas que interditam o processo de aprendizagem.
Enfatizamos, finalmente, que não se pode perder de vista que a aprendizagem em ambiente de trabalho constitui a essência da EPT. Desta forma, desafios postos para a oferta do aprendizado em ambiente de trabalho para a EPT também se aplica aos formadores e aspirantes a docentes nesta área.
As instituições da indústria também têm a responsabilidade de apoiar o desenvolvimento de competências nos professores, uma vez que, em última análise, se beneficiam dos profissionais formados nas escolas de educação profissional e técnica.
Durante debate sobre formação profissional entre gestoras e educadoras da Rede Proz (2022), as convidadas se posicionaram com relação ao papel da instituição e dos docentes com respeito ao desenvolvimento profissional, indicando que a instituição deve promover o processo de formação e os docentes devem se engajar neste processo, refletindo sobre suas próprias estratégias de ser e se refazer como educadora ou educador.
O Núcleo de Observação e Inovação Sustentável, NOIS, é o “think-and-do tank” da Proz Educação para a pesquisa e o debate sobre as grandes questões da Educação Profissional e Técnica no Brasil.
Estamos também em formato podcast para você ouvir e ficar por dentro das principais questões que envolvem o ensino técnico no Brasil. Ouça agora o primeiro episódio.
REFERÊNCIAS
OECD (2021). Teachers and Leaders in Vocational Education and Training, OECD Reviews of Vocational Education and Training, OECD Publishing, Paris. (disponível online em https://doi.org/10.1787/59d4fbb1-en)
Rede Proz (2022). Debate ao Vivo, disponível online em https://bit.ly/3yG5BTX.
Silva, R. et al. (2020). Formação Docente na Educação Profissional e Tecnológica: Desafios e Contribuições da Formação Continuada para Atuação Docente. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n°3. (disponível online em https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/603/632)