Ainda não é aluno? 
>

Assistente de Marketing: saiba tudo sobre a profissão

Profissão

Assistente de Marketing: saiba tudo sobre a profissão

Uma forma de ingressar nesse mercado promissor é fazendo um Curso Técnico em Marketing. Saiba o que faz um assistente de marketing!

Se você é criativo ou criativa, gosta de ler, de cultura pop e de cativar as pessoas, certamente já pensou em seguir carreira na área da propaganda ou do marketing.

A segunda opção é uma das mais procuradas por jovens que querem desenvolver trabalhos inovadores e participar de estratégias importantes de mercado.

Uma das formas de se inserir na área é como assistente de marketing. Neste artigo, vamos trazer tudo que é preciso saber sobre a profissão.

Abordaremos questões como:

  • As funções do assistente de marketing;
  • Os locais em que ele pode trabalhar;
  • Como está o mercado para esse profissional;
  • As habilidades necessárias para ser um bom assistente de marketing;
  • O salário e as perspectivas de carreira

Aproveite o seu guia definitivo do assistente de marketing!

O que faz o assistente de marketing?

Esse é um cargo bastante amplo que requer desde funções burocráticas e administrativas até a colaboração em planejamentos estratégicos e ações criativas.

O assistente de marketing tem uma função importante na equipe de comunicação, pois, o resultado de suas atividades é a matéria-prima para o desenvolvimento das campanhas e estratégias de marketing das empresas.

Ele é o responsável pelas funções primárias e administrativas do departamento de Marketing, tais como:

  • Atualizar planilhas, bancos de dados e inventários;
  • Preparar apresentações;
  • Auxiliar na organização e participar de eventos promocionais, lançamentos de produtos, exposições e outros, garantindo que tudo saia como planejado;
  • Redigir textos para aumentar a comunicação externa da empresa;
  • Colaborar com a coordenação das atividades do departamento;
  • Cooperar com a elaboração de diferentes projetos do setor;
  • Realizar atendimento ao cliente;
  • Contato com fornecedores;
  • Fazer a ponte entre as equipes de criação e comercial;
  • Atualização das redes sociais e dos canais institucionais como blogs e sites.

Como você pode ver, o dia a dia de um assistente de marketing é bastante dinâmico.

Onde o assistente de marketing pode trabalhar?

Na era digital, as oportunidades para o assistente de marketing são infinitas, afinal, toda empresa precisa se divulgar e ninguém melhor que um profissional de marketing para fazer isso.

Dessa forma, agências especializadas em marketing digital e comunicação, comércios e empreendimentos de todos os portes são opções interessantes. Um caminho para quem está começando é a produção de conteúdo digital.

Como está o atual mercado de trabalho para esse profissional?

A pandemia trouxe uma nova necessidade para as empresas: a migração de suas atividades para o digital. Mesmo com a vida voltando ao normal, o digital se mantém forte de diversas maneiras: aplicativos de entrega, redes sociais, relacionamento mais próximo com o cliente etc.

Tudo isso precisa ser realizado e divulgado de forma estratégica, e é o profissional do marketing quem faz esse trabalho.

Além disso, há novas formas de fazer marketing em evidência: neuromarketing, marketing de influência e marketing de comunidades são tendências que vieram para ficar, gerando espaço para profissionais capacitados atuarem nessas e outras áreas relacionadas.

O caminho mais rápido para entrar no mercado é fazendo um Curso Técnico em Marketing. Vale aproveitar a etapa de estudos para se aprofundar no inglês e conhecer as novas tecnologias ligadas ao setor mercadológico.

Com essa formação, o céu é o limite para quem começa como assistente de marketing.

Quais habilidades o assistente de marketing precisa ter?

Como você já deve ter percebido, não dá para atuar nesse mercado sem uma boa comunicação e alta criatividade, não é mesmo? Essas são as bases do perfil de um bom profissional de marketing.

Mas só isso não basta. Também é preciso ter pensamento crítico e analítico para desenvolver um planejamento estratégico eficiente, que atenda às necessidades do cliente.

Com demandas tão intensas como as que vimos, flexibilidade é outra característica indispensável para quem quer trabalhar como assistente de marketing. Assim como o gosto pela tecnologia, a visão inovadora e sede de aprender.

O marketing é uma área bastante dinâmica. Com mudanças frequentes, é preciso ter jogo de cintura para se adaptar e estar sempre aprendendo um jeito novo de fazer as coisas.

Por último, mas não menos importante: se você é organizado, seu trabalho como assistente de marketing vai render.

Qual é o salário e as perspectivas de carreira para o assistente de Marketing?

Quando falamos em salário para assistente de marketing, precisamos lembrar que quanto mais elevada for a sua qualificação, maior será o salário no fim do mês.

Um bom jeito de entrar no mercado com vantagem e já conquistar remunerações melhores é garantindo bons estágios enquanto ainda está estudando. Além de ser obrigatória para alguns cursos, essa experiência é muito bem vista pelos empregadores.

A média salarial brasileira do ramo é de R$ 3.175, sendo a faixa salarial mais encontrada entre os assistentes de marketing de R$ 2.180, podendo chegar a R$ 8.290, à medida que cresce a experiência e segundo o porte da empresa e da região em que está sediada.

Técnico de Marketing é na Proz Educação

Quer entrar logo nesse mercado que não para de crescer? Na Proz Educação temos o curso feito sob medida para você!

Com duração de apenas um ano, nosso Curso Técnico em Marketing tem professores especializados e com experiência de mercado, preparados para deixar você pronto para concorrer às melhores vagas.

Matricule-se agora no Curso Técnico em Marketing da Proz Educação e abra as portas para um futuro de sucesso!

Categorias

Você também pode gostar

Carreira

Descubra como conseguir emprego sem experiência na área

Leia mais
Enfermagem

O que faz um enfermeiro do trabalho? Confira aqui!

Leia mais
Cursos

O que é especialização técnica e quando fazer?

Leia mais