O que é a autoconfiança e como desenvolvê-la no trabalho? Entenda neste material!
Neste material, entenda o que é autoconfiança no trabalho e como é possível desenvolvê-la!
Já parou para pensar na importância de adquirir autoconfiança no trabalho? Existem diferentes maneiras de você, enquanto profissional, ter a oportunidade de entregar resultados mais efetivos.
Buscar continuamente aperfeiçoamento técnico, entender quais as habilidades e competências a serem desenvolvidas, além de contar com um bom relacionamento interpessoal são algumas dessas práticas. No entanto, de nada adianta se você não confiar no próprio desenvolvimento e nas atividades entregues.
Se isso ocorrer, as chances de você se sabotar ou até mesmo de não almejar novos projetos para as suas funções aumentam consideravelmente. Pensando nisso, elaboramos este material para explicar o que é autoconfiança no trabalho, qual a sua importância e como desenvolvê-la. Continue a leitura e saiba mais!
Como mencionamos, a autoconfiança nada mais é do que confiar em si. Exemplo: suponhamos que foi delegada a você a função de liderar uma equipe. Se você não tiver a confiança de que é capaz de tocar esse projeto, dificilmente conseguirá transmitir credibilidade para o time, o que vai comprometer a entrega de todas as pessoas.
É normal que haja uma confusão entre autoestima e autoconfiança. Autoestima se refere à maneira como a pessoa se enxerga, relacionada à autoimagem. Já a autoconfiança está ligada à capacidade que a pessoa acredita que tem para exercer ou não determinada função.
Entre os ganhos de desenvolver a autoconfiança, destacamos especialmente:
Agora que você já sabe o que é autoconfiança no trabalho e qual a importância de desenvolvê-la, trazemos algumas dicas práticas de como se tornar mais autoconfiante. Acompanhe!
Se a pessoa é autoconfiante, ela tende a produzir mais. Porém, quando pensamos no aspecto inverso, também temos reflexos. Se um profissional se considera pouco produtivo, naturalmente a autoconfiança reduz, uma vez que ele não se considera capaz de fazer grandes entregas e de atender às expectativas de um negócio.
Porém, deve-se levar em consideração que produtividade é algo muito pessoal. Não há como comparar o que você elabora em determinado período com um colega, pois cada um trabalha à sua maneira e no seu ritmo.
Nesse sentido, entenda qual é a sua produtividade, o período em que consegue fazer mais entregas, quais demandas executa com mais eficiência, entre outros pontos. Tudo isso vai se refletir para o desenvolvimento da autoconfiança.
Como vimos, o profissional autoconfiante tende a trazer argumentações mais eficazes. Dessa forma, é importante que você saiba comunicar as suas ideias para todo o time ou até mesmo em uma conversa individual. Antes de trazer qualquer argumentação, entenda, por exemplo:
Muitas vezes, uma conversa pode ser muito produtiva com um colega em específico, mas em nada agregar para o trabalho de outro. Saber ter esses filtros contribui para que você dialogue com as pessoas certas e consiga levar adiante projetos que trarão valor e impacto para os resultados.
Ser autoconfiante não significa apenas acertar. Muito pelo contrário. É o desenvolvimento de uma habilidade tão importante que contribui para que você identifique seus erros e os corrija sempre que necessário.
Além disso, é importante continuamente adotar a prática do feedback. Trata-se da percepção positiva ou negativa em relação aos comportamentos ou ao trabalho em específico de outras pessoas.
Para oferecer um feedback, é necessário ter contexto, utilizar o fórum certo (feedbacks negativos devem ser dados individualmente, por exemplo), além de sempre propor uma ação de melhoria.
Exemplo: vamos supor que um colega fez uma apresentação e estava muito nervoso, o que prejudicou a comunicação. Depois desse momento, você pode apontar que o entendimento foi prejudicado e que uma solução seria treinar bastante o que seria mostrado previamente para ter mais segurança.
A definição de metas a serem alcançadas também pode ajudar você a se tornar mais autoconfiante. Assim como na definição de qualquer outro tipo de meta, entenda quais são aquelas de curto, médio e longo prazo, quais você conseguirá desenvolver por si e quais vão demandar o apoio de outras pessoas.
Inclusive, conte sempre com o suporte de sua liderança. Autoconfiança no trabalho é uma habilidade. Uma das principais funções de líderes é contribuir para que as pessoas lideradas cresçam e se desenvolvam de acordo com os seus gaps.
Sua gestão estará preparada para propor um caminho ideal para que você se torne autoconfiante, além de elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) com entregas claras que você precisa realizar para alcançar esse objetivo.
Por fim, reconheça seus méritos, mesmo que sejam pequenos. Se antes você tinha dificuldades de expor suas ideias em uma reunião e já não tem mais esse problema, utilize isso como motivação para que outras conquistas venham com mais efetividade. Todas as vitórias são válidas e ajudam no nosso crescimento.
Neste conteúdo, você conferiu o que é autoconfiança no trabalho, suas vantagens e como desenvolvê-la. A capacitação contínua é um ponto que sempre deve ser levado em conta, tanto para se tornar mais autoconfiante quanto para outros processos de desenvolvimento. Assim, você poderá evoluir cada vez mais como profissional.
Gostou do conteúdo? Pois continue no blog e confira também o que é linguagem corporal e qual a sua importância para o mercado de trabalho.