A importante atividade deve ser feita com respeito, empatia e ética. Saiba o que faz o auxiliar de Necropsia.
Auxiliar de Necropsia é uma das profissões que geralmente atiça nossa curiosidade. Embora seja pouco falada, esta é uma área bastante promissora para quem deseja ingressar no serviço público.
Para se tornar um auxiliar de Necropsia é preciso ter, pelo menos, 18 anos, possuir diploma de ensino médio e estar em dia com suas obrigações legais. O ingresso mais comum na profissão se dá por meio de concurso público e as vagas oferecem salários bem interessantes.
Alguns concursos podem exigir um curso preparatório específico, outros não. De toda forma, um Curso Técnico em Enfermagem será muito útil e poderá alavancar o salário do auxiliar em Necropsia.
Quer conhecer um pouco mais sobre essa profissão pouco comentada? Então, prossiga na leitura para descobrir:
A Necropsia é uma das partes da Medicina Legal que consiste no exame de cadáveres, portanto, para atuar como auxiliar nessa área é preciso lidar bem com a morte.
Esse profissional irá ajudar o médico legista a identificar a causa da morte de um indivíduo, por meio da identificação e manuseio do cadáver, bem como da comunicação do óbito à família. Será sua responsabilidade:
O auxiliar de Necropsia pode trabalhar em funerárias, necrotérios, Instituto Médico Legal (IML), Polícia Civil e prefeituras que ofereçam o Serviço de Verificação de Óbito.
Há oportunidades também em hospitais e clínicas, laboratórios de anatomia e instituições de ensino e pesquisa.
Os salários para auxiliar de Necropsia variam de acordo com a região e com a instituição que está oferecendo a vaga, mas os valores costumam ficar entre R$ 2.700 e R$ 5.000, aproximadamente.
A jornada de trabalho desse profissional pode ser de 8 horas diárias ou em regime de plantão: 24h de trabalho intercaladas por 72h de descanso.
O auxiliar de Necropsia lida com as famílias em um momento doloroso, portanto, é preciso ter bastante empatia, boa gestão das emoções e uma comunicação clara e afetuosa, sempre que necessário.
Também é importante saber trabalhar em equipe, ter um excelente conhecimento técnico para o desempenho das funções e senso de organização para manter o espaço em ordem.
Comprometimento, responsabilidade e ética são fundamentais para que o trabalho do auxiliar de Necropsia seja realizado da forma adequada.
O mercado funerário é um setor que sempre dispõe de oportunidades, devido ao ciclo da vida humano. O cenário da pandemia, no entanto, fez aumentar o movimento do setor, o que impacta também na profissão de auxiliar de Necropsia.
Somente em 2021, o crescimento foi de 30%, de acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário (Abredif).
Sendo assim, essa é uma área interessante para quem busca estabilidade e bons salários.
Na Proz Educação temos um Curso Técnico em Enfermagem que pode ser o primeiro passo para você se tornar um(a) auxiliar de Necropsia.
Com infraestrutura adequada e professores especializados, nosso curso está pronto para garantir a você uma formação técnica de excelência.
Contamos com outros cursos técnicos na área de Saúde, além de outras possibilidades de ensino técnico em Gestão e Tecnologia, e também cursos de capacitação e aprimoramento.