Trabalhador atua na distribuição e abastecimento de materiais, na manutenção e operação de máquinas e, claro, na fabricação de produtos.
O profissional auxiliar de produção trabalha na linha de produção de uma indústria. Ele atua na base da fábrica, local onde ficam os trabalhadores que operam as tarefas produtivas.
Esse campo de trabalho é amplo e permite a atuação em diferentes atividades dentro do famoso “chão de fábrica”.
Além disso, o auxiliar é fundamental na hora de embalar, nos centros de logística ou em outros processos necessários para que a matéria-prima seja transformada em mercadoria.
A profissão é tida como uma oportunidade importante para quem deseja ingressar no mercado de trabalho quanto antes.
Não é exigida, por exemplo, formação acadêmica, mas cursos técnicos em áreas relacionadas ao setor industrial são grandes aliados nesse caminho. O Curso Técnico em Logística pode ser uma opção para atuar em algumas das etapas de produção.
Quer saber mais sobre o trabalho do auxiliar de produção? Continue a leitura!
Quem escolhe ser auxiliar de produção tem papel na distribuição e no abastecimento de materiais, na manutenção e operação de máquinas e, claro, na produção de produtos.
Assim, essa profissão é considerada polivalente, e a pessoa que trabalha com a função também pode ser responsável por aspectos como:
Na área de produção, o auxiliar geralmente trabalha em uma linha com diversas fases até que o produto, enfim, saia da fábrica.
O profissional pode desempenhar suas tarefas em alguma dessas etapas dos processos de elaboração, como a embalagem e a montagem. Além disso, pode também conferir os produtos antes de serem enviados para distribuição.
Os funcionários dessa área geralmente fazem carreira nas empresas ou sobem de cargos de acordo com a experiência adquirida.
As indústrias apostam no auxiliar de produção, pois precisam contar com uma linha de produção eficaz para atender às demandas do mercado.
Nesse sentido, é esperado que esse profissional tenha agilidade e qualidade para contribuir com o material produzido que será entregue aos clientes.
As habilidades necessárias para que o profissional desenvolva seu trabalho de maneira eficiente e com possibilidade de expansão incluem:
Outros operadores sempre fazem parte do time. Assim, ser capaz de estabelecer boas relações interpessoais é uma característica útil no perfil do auxiliar de produção. É preciso, portanto, saber trabalhar em equipe.
Geralmente, o expediente de trabalho do auxiliar de produção começa com a participação em uma reunião de equipe.
Nesse primeiro encontro, são repassadas informações como metas a serem cumpridas, tarefas a serem desempenhadas e modelos a serem seguidos.
A segurança do trabalho e a saúde costumam ser temas importantes nas indústrias. O profissional precisa estar atento aos seus Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sejam eles capacetes, protetores de ouvido e olhos ou luvas de borracha, por exemplo.
Chega-se, então, à linha de produção (ou linha de montagem), que pode ser entendida como uma forma de produção em série.
Este é o local onde vários operadores, com a ajuda de máquinas, trabalham para entregar o produto ao consumidor final. Eles são especializados em diversas funções específicas e trabalham de maneira sequencial.
A eficácia desse percurso depende de condições independentes, como:
Já a linha de produção é composta por:
É importante, portanto, seguir as instruções desde o momento da reunião até os documentos dispostos ao longo da bancada de trabalho para que o produto possa fazer o seu caminho.
O auxiliar de produção pode trabalhar em indústrias de diferentes portes e tipos. Alguns exemplos são fábricas de embalagens, produtos alimentícios e automóveis.
Os papéis principais exercidos pelo auxiliar podem mudar dependendo do ramo industrial e conforme as necessidades e especificidades de cada setor.
Alguns tipos de indústrias que estão presentes no Brasil e podem contar com o profissional são:
Produzem maquinário e materiais que outras fábricas precisam.
Podem também extrair matérias-primas como petróleo, minério, madeira e carvão mineral. Além disso, há companhias que fabricam bens de capital como petroquímicas, siderúrgicas, navais e metalúrgicas.
Transformam o material produzido pela indústria de base em materiais utilizados em empresas de bem de consumo.
Exemplos de materiais produzidos são partes de computadores, placas eletrônicas, motores, peças de automóveis, entre outros.
Fazem produtos que serão vendidos em estabelecimentos comerciais diretamente aos clientes.
Podem ser indústrias de bens não-duráveis, como produtos de higiene, cosméticos, alimentos e remédios, de bens duráveis, como automóveis, eletrodomésticos e móveis, e de bens semiduráveis, como telefones, roupas e calçados.
Fabricam produtos tecnológicos relacionados à navegação, aviação, telecomunicações, entre outros.
Celulares, notebooks, telefones e computadores são exemplos. Para ser auxiliar de produção em indústrias de ponta é importante se interessar pela área e se manter atualizado. Fazer o Curso Técnico em Informática é uma opção para se paparar.
Para começar a carreira como auxiliar de produção, é preciso ter o ensino médio completo. Além disso, contar com um curso técnico relacionado à área de atuação é um diferencial importante para aumentar as chances de contratação e de ascensão nas empresas.
Alguns cursos técnicos na área de gestão, por exemplo, que podem ajudar o candidato a vagas de auxiliar de produção.
Com a constante expansão tecnológica na era digital, ter conhecimentos específicos em tecnologia também pode ajudar a atuação e o crescimento do auxiliar de produção. Um exemplo é o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas.
Atualmente, no Brasil, um auxiliar de produção recebe em média R$ 1.496,93. Esse valor é referente a uma jornada de trabalho de 44 horas semanais no mercado.
Os dados são de uma pesquisa do portal Salario.com.br, junto a informações oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
O levantamento foi feito a partir de quase 1,8 milhão de salários de profissionais admitidos e desligados pelas organizações entre junho de 2021 e maio de 2022.
Quer fazer parte desse mercado que cresce cada vez mais? A Proz Educação tem o caminho!
Oferecemos cursos técnicos, de capacitação e aprimoramento com foco no que o mercado mais valoriza. Todos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e aprovados pelas secretarias estatuais do setor.
O Cursos Técnico em Logística é uma dos mais indicados para quem deseja se capacitar profissionalmente e garante formação para o setor de produção, que está em alta.
Entre em contato e comece já o seu caminho de preparação para ser auxiliar de produção!
Nascemos a partir da união das melhores escolas de ensino profissional dos estados em que estamos presentes, a ESSA (SP) e a Enferminas (MG). Temos como propósito levar educação de qualidade, que gera emprego real aos nossos estudantes e assim, transformar nosso país. Seja Proz!