Conheça o promissor mercado de trabalho na área de instrumentação cirúrgica!
A instrumentação cirúrgica é uma área da saúde de extrema importância e alta responsabilidade. Isso porque os profissionais especializados atuam em parceria com a equipe médica, a fim de facilitar o acesso aos equipamentos que são usualmente utilizados na operação.
Devido à relevância do cargo e das funções, o mercado de trabalho cresce em um ritmo acelerado, exigindo cada vez mais pessoas qualificadas para trabalhar em hospitais, clínicas, laboratórios, UTIs, entre outros ambientes.
Quer entender mais sobre a área de instrumentação cirúrgica e como é a formação para conquistar um emprego no setor? Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!
A instrumentação cirúrgica é um campo da saúde que lida com o controle e fornecimento dos instrumentos cirúrgicos utilizados pela equipe médica nos procedimentos. O profissional especializado no setor deve preparar o local de realização da operação e organizar os aparelhos para facilitar o trabalho.
Muitas vezes, o instrumentador cirúrgico é considerado o braço direito dos médicos, já que suas funções otimizam de forma significativa a prestação de assistência médica. Em geral, ele atua em hospitais, laboratórios, clínicas e prontos-socorros, em salas de cirurgia e em alas de esterilização.
O trabalho do instrumentador cirúrgico é fundamental para a rotina da equipe médica, já que garante que todos os equipamentos atendem às condições assépticas necessárias para um procedimento seguro. Suas responsabilidades e atividades profissionais englobam:
O curso de instrumentação cirúrgica é direcionado para profissionais que já atuam na área da saúde e que desejam se capacitar para exercer as atividades do cargo. Mesmo assim, pessoas com ensino médio também podem se qualificar para conseguir o diploma e atuar no mercado de trabalho.
Em geral, a formação no segmento tem duração média de 1 ano e mescla conteúdos teóricos e práticos. A grade curricular pode variar a depender da instituição de ensino, no entanto, o currículo apresenta alguns temas centrais. Veja quais são as matérias do curso a seguir:
Para obter a certificação como instrumentador cirúrgico também é preciso realizar um estágio para praticar os conhecimentos. Esse é um requisito importante para conhecer melhor a rotina de trabalho, as responsabilidades e atividades que farão parte da rotina profissional.
Para ser um instrumentador cirúrgico de sucesso é fundamental desenvolver determinadas habilidades e competências. Além de conhecer todos os instrumentos e ser altamente comprometido com suas funções de trabalho, o profissional também deve gostar de lidar com pessoas e ter um bom relacionamento com os colegas.
Além disso, ter flexibilidade, empatia, boa comunicação e amplo conhecimento técnico são requisitos para conseguir realizar as atividades com a exatidão que todo procedimento cirúrgico exige. Outro fator que faz a diferença no dia a dia é a convivência harmoniosa com a equipe de saúde.
Sem dúvidas, quem opta por seguir carreira como instrumentador cirúrgico deve ter em mente que o cargo demanda bastante comprometimento, obrigações e consciência. Até porque, qualquer erro no momento das operações pode levar os pacientes a danos irreversíveis.
O campo de atuação para o instrumentador cirúrgico é amplo e segue em expansão no Brasil. Os profissionais especializados podem realizar serviços em diversos estabelecimentos que realizam procedimentos de pequena, média e alta complexidade.
Atualmente, é possível encontrar vagas promissoras em hospitais, laboratórios, clínicas, UTIs e também no setor comercial de empresas. Em praticamente todos esses estabelecimentos existe uma grande demanda por pessoas qualificadas para exercer as atividades da área.
De acordo com o portal Salário.com.br, a média salarial da profissão é de R$ 2.164,27 no mercado de trabalho, considerando uma jornada de 42 horas semanais. Mesmo assim, a renda pode variar a depender da região, da experiência e da complexidade dos procedimentos que o empregador oferece.
Vimos que a instrumentação cirúrgica é uma atividade essencial para o sucesso dos procedimentos operatórios. Realizar a formação na área, portanto, é uma ótima alternativa para quem deseja acessar boas oportunidades no mercado e obter sucesso na carreira.
No entanto, é fundamental escolher bem o local para estudar. A boa notícia é que a profissão não exige diploma de ensino superior, o que significa que qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio consegue se matricular e ter acesso aos conteúdos do curso.
Para isso, você deve avaliar o histórico e reconhecimento da instituição, a infraestrutura e o corpo docente, a qualidade dos materiais didáticos, a metodologia empregada nas aulas e muito mais. Todos esses fatores podem fazer uma diferença significativa no seu processo de aprendizagem.
Outro ponto essencial é verificar se o curso é reconhecido e tem a devida autorização de funcionamento do Ministério da Educação (MEC). Sem isso, você pode acabar tendo uma série de prejuízos, sobretudo no momento de receber o diploma.
Como vimos ao longo do conteúdo, a instrumentação cirúrgica é um setor em expansão e oferece uma série de oportunidades para os profissionais qualificados. Para aproveitar ao máximo as chances de emprego, lembre-se de optar por uma instituição de ensino comprometida com a evolução dos alunos.
Isso porque a qualidade da infraestrutura, das aulas e dos materiais didáticos disponibilizados durante a formação são fatores que representam um diferencial e tanto. Com isso, você terá a certeza de estar à frente da concorrência e alcançar mais visibilidade no mercado de trabalho no setor de instrumentação cirúrgica.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e confira também 5 razões para trabalhar na área da saúde!