Saiba o que faz um assistente administrativo, suas áreas de atuação, as habilidades necessárias para o cargo e a média salarial
Atuar em uma área estratégica e fundamental para qualquer tipo de empresa, poder trabalhar em qualquer setor e em um mercado no qual nunca faltam vagas.
Parece um sonho, não é mesmo?
Mas essa é a realidade de quem opta por ser assistente administrativo, um cargo que está sempre em alta e permite grande versatilidade. Por ser o braço direito dos gestores, os assistentes são considerados peças-chave nas empresas e, quando têm um bom desempenho, passam a ser disputados por companhias concorrentes.
Se você gosta de tarefas burocráticas e se diverte com a organização, tem senso de liderança e gestão de pessoas e boa comunicação, este artigo pode ser o primeiro passo para você descobrir uma profissão para chamar de sua.
O assistente administrativo é o apoio dos gestores, atuando diretamente com eles, dando suporte nas ações operacionais da empresa. Ou seja, é a pessoa responsável por lidar com as demandas administrativas mais cotidianas como:
Como já foi dito, essa é uma área de atuação bastante versátil, pois, empresas de qualquer porte ou setor precisam de um responsável por controlar a parte burocrática do negócio.
Além disso, dentro de uma mesma empresa há diferentes possibilidades de trabalho para o assistente administrativo que pode ocupar os seguintes cargos:
Em cada um deles serão necessárias habilidades específicas para o bom desempenho das funções exigidas pelo cargo.
A área administrativa é conhecida por lidar bastante com papéis. Isso não deixa de ser verdade, portanto, ser organizado é premissa básica para quem deseja atuar nesse mercado.
Porém, nem só de papelada se faz o dia a dia do assistente administrativo. Sendo assim, é fundamental que o profissional desenvolva habilidades como comunicação assertiva, respeito e paciência para o trato com as pessoas que estiverem em cargos acima ou abaixo.
Como se trata de um mercado bastante competitivo, dinamismo, proatividade, autonomia e gestão do tempo são indispensáveis. São esses elementos que ajudarão o profissional a se destacar no meio da multidão.
Mas nada disso fará sentido se o indivíduo não tiver responsabilidade e ética, pois, esses valores são fundamentais para qualquer profissional, independentemente do mercado em que esteja atuando.
O salário para assistente administrativo é de cerca de R$ 1.330, podendo chegar a R$ 3.663, a depender do porte, da localização da empresa e também do nível de experiência profissional.
Os dados são do site Salários.com em pesquisa feita em julho de 2022.
Para trabalhar como assistente administrativo, a única exigência do mercado é que o candidato tenha o ensino médio completo. No entanto, em um cenário competitivo, o profissional mais qualificado se sobressai.
Nesse sentido, sai na frente aquele que possuir um Curso Técnico em Administração no currículo. Trata-se de uma formação de qualidade, porém, em um tempo mais curto e com foco nas demandas que o mercado precisa, com grandes taxas de empregabilidade.
A escolha pelo melhor curso técnico vai depender da área administrativa em que o estudante pretende seguir. No Curso Técnico em Administração, o estudante tem uma formação mais completa e abrangente do setor, mas há outros cursos que podem abrir portas para assistentes administrativos, como:
Bom conhecimento de inglês pode ser um diferencial para quem está mirando multinacionais.
A Proz Educação tem uma grade de cursos técnicos perfeita para você se tornar o melhor assistente administrativo. O mais indicado é fazer já sua matrícula no Curso Técnico em Administração. Temos ainda outros cursos técnicos da área de Gestão.
Todos eles contam com uma estrutura ampla e moderna, laboratórios completos e salas de aula preparadas para a melhor experiência de aprendizagem.
A Proz oferece também os melhores cursos técnicos nas áreas de Saúde e Tecnologia.
Não perca mais tempo, escolha o seu e matricule-se agora mesmo!
Entre em contato conosco para tirar todas as dúvidas!