O que faz um profissional da Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Saiba mais e confira as áreas de atuação!
O mercado de trabalho é como um organismo vivo. Super dinâmico, ele está sempre mudando e se adaptando às novas tendências, tanto sociais quanto tecnológicas. E é nesse cenário que nascem, de vez em quando, novas profissões que se tornam essenciais para a sociedade.
Esse é o caso do profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A área de atuação dessa carreira é muito ampla, permitindo que esses indivíduos tenham muito sucesso e possam trabalhar em setores que reflitam os seus objetivos de vida e profissionais.
Quer saber mais sobre a área de atuação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Continue a leitura, saiba mais sobre esse curso e confira com o que você pode trabalhar assim que puser as mãos em seu diploma!
“Sistemas” é um termo que diz respeito a praticamente tudo que envolve a tecnologia. Um sistema operacional é um belo exemplo disso, mas redes, bancos de dados e até mesmo softwares também entram nesse conceito.
Portanto, esse profissional é aquele que analisa e desenvolve esses tipos de sistema. Ele é capaz de criá-los do zero, com o auxílio de ferramentas de programação, ou de realizar manutenções e adaptações em sistemas que já existem.
É praticamente impossível pensar em uma sociedade livre da tecnologia nos dias atuais. Ela está presente em praticamente tudo que usamos e vemos em nosso dia a dia. Por exemplo: para que você possa estar lendo essa postagem agora, um sistema foi desenvolvido previamente. E está funcionando!
Sendo assim, os analistas e desenvolvedores de sistemas são profissionais que atuam em empresas dos mais variados setores, criando estratégias que podem ser utilizadas direta ou indiretamente pela população.
Uma das vantagens dessa realidade é a grande oferta de emprego para essa área, que está em pleno crescimento. Profissionais da área tecnológica têm, portanto, muitas chances de ter uma carreira bem-sucedida e, assim, obter boas remunerações.
De acordo com o portal Salário.com.br, os salários para esse profissional ultrapassam a média de R$ 6.000,00. O teto para a carreira, por sua vez, pode chegar aos R$ 15.000,00. Já pensou?
Confira, agora, algumas possibilidades de carreira para esse profissional!
Falar sobre dados é, hoje, o mesmo que falar sobre sucesso. Eles são uma das ferramentas mais utilizadas na indústria, varejo e em vários outros setores de prestação de serviços nos dias atuais.
Esses profissionais, portanto, têm a responsabilidade de cuidar desses dados, gerando métodos de armazenamento mais seguros, fazendo manutenções periódicas no sistema e desenvolvendo estratégias para que eles sejam armazenados de forma inteligente, trazendo informações importantes para os gestores.
As redes também são outro ponto fundamental para as empresas. Afinal, é nelas que as informações estão contidas, além de serem essenciais para a comunicação dos negócios, seja em processos internos ou externos.
Dessa forma, é primordial que elas funcionem bem! O analista e desenvolvedor de sistemas pode se encarregar de cuidar desses fatores, otimizando os processos das empresas e melhorando a segurança dos dados mencionados acima simultaneamente.
Outra possível atuação dos profissionais dessa área está no desenvolvimento de softwares. Eles são cada vez mais essenciais, especialmente quando levamos em consideração toda a valorização tecnológica a qual estamos submetidos.
Os softwares desenvolvidos também são fundamentais para as empresas, pois são personalizados e feitos com o objetivo de otimizar os processos internos desses negócios. Assim, as necessidades dos clientes são atendidas sem a necessidade da compra de programas de terceiros, que nem sempre têm todas as funções e a segurança necessária para cada empresa.
Por fim, os analistas e desenvolvedores de sistemas também podem atuar como analistas na área dos negócios. Por conhecerem bem sobre a administração de dados variados, essa é a área perfeita para quem quer seguir um ramo diferente de carreira.
Com essa escolha, você poderá atuar em empresas de diversos nichos, analisando os dados disponíveis e ajudando na elaboração de estratégias que favoreçam o desenvolvimento e o crescimento daquele negócio. Ou seja: novamente, indispensável!
O profissional que escolhe ingressar nessa carreira é alguém que tem muita afinidade com a tecnologia ou interesse em aprender mais detalhes sobre ela. Mas isso não é tudo! Essa também é uma pessoa que é:
No entanto, se você acha que não atende a todos esses requisitos, não se preocupe. Ao longo do curso, você terá tempo suficiente para desenvolver essas habilidades e se preparar para o dia a dia do mercado de trabalho. Só é preciso ter foco e comprometimento para aprender!
A escolha do curso técnico perfeito para se formar como um Analista e Desenvolvedor de Sistemas é muito pessoal. Apenas você saberá qual é a instituição ideal para obter o seu diploma.
No entanto, há algumas dicas para que você não erre nessa escolha! Elas são:
Assim, há muito mais chances de você fazer uma escolha acertada e ingressar em um curso que realmente fará a diferença não só em seu currículo, como em sua vida profissional como um todo.
Gostou de saber mais sobre a área de atuação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Esperamos que sim! E agora, o que você está esperando para dar o primeiro passo rumo a uma carreira de muito sucesso?
Talvez esteja esperando um empurrãozinho extra? Então, confira a nossa postagem sobre a importância da qualificação profissional para quem quer entrar com o pé direito no mercado de trabalho e conquistar o sucesso profissional!