Janeiro Branco: por que devemos cuidar de nossa saúde mental?
Além da saúde física, devemos tratar a saúde mental com a devida importância que ela tem, priorizando o bem-estar e buscando ajuda profissional quando necessário.
O mês de Janeiro tem como objetivo conscientizar a população sobre a saúde da mente, e neste artigo iremos abordar a importância do Janeiro Branco e todas as informações necessárias que você precisa ter sobre a sua saúde mental.
Boa leitura!
O que são doenças mentais?

De uns tempos para cá, as doenças mentais deixaram de ser um assunto pouco falado e começaram a se tornar grande pauta na saúde, ainda mais se tratando de toda a vida moderna e as responsabilidades que nela são atribuídas: trabalho, estudos, pressão social e profissional, problemas financeiros e muitos outros.
As doenças mentais são transtornos da mente com condições psicológicas ou psiquiátricas, tendo causas ou sintomas variados.
Abaixo iremos abordar as doenças mentais mais comuns e quais são os seus sintomas.
Transtornos de ansiedade
Este tipo de doença é caracterizado pela antecipação excessiva de possíveis perigos ou situações que podem afetar a vida pessoal ou social.
Os sintomas mais comuns são:
- Fobia específica: aversão intensa e irracional relacionado a algo, seja animais, eventos naturais, situações que envolvem sangue ou agulhas, locais fechados e etc.
- Fobia social: aversão a interação social, quando a pessoa teme a críticas, julgamentos ou possíveis formas de ser ridicularizada. Ambientes com muitas pessoas também podem aterroriza-lá.
- Síndrome de Pânico: ocorre quando uma pessoa é exposta a situações de estresse muito intenso, causando medo exagerado e afetando a realização de atividades do dia-a-dia.
- Transtorno de ansiedade generalizada (TAG): preocupação persistente e intensa sobre situações diárias, mesmo quando não haja real motivo.
Depressão
Cerca de 5,8% da população brasileira vivencia a depressão. Essa doença caracteriza-se por tristeza persistente, perda de apetite, dores no corpo inexplicáveis, apatia e irritabilidade, insônia, falta de interesse em atividades, pessimismo e desesperança.
Transtornos alimentares
Anorexia Nervosa e Bulimia são os transtornos mais comuns, que na maioria das vezes aparecem na fase da adolescência. No caso da anorexia, há perda de peso e recusa de alimento, enquanto que na Bulimia, consiste em comer de forma excessiva e depois eliminar as calorias, em grande maioria dos casos, através do vômito.
Bipolaridade
Este transtorno causa mudanças de humor, dificuldades na comunicação e socialização, podendo oscilar em variados estados de depressão e excesso de extroversão.
Estresse pós-traumático
Ansiedade que surge após uma situação traumática, causando grande sofrimento psicológico, uma vez que a pessoa afetada revive o ocorrido persistentemente através de suas recordações.
Como diagnosticar doenças mentais
Ao identificar algum sintoma, é necessário buscar um profissional especialista em doenças mentais, do qual irá fazer um diagnóstico precoce e se for necessário, exames que podem identificar alguma doença mental.
Os exames feitos são: avaliação psiquiátrica, exames de tireoide, exames de imagem de crânio e exames hormonais.
Como prevenir doenças mentais
É possível prevenir as doenças mentais cuidando de sua saúde e realizando cuidados básicos diários, tais como:
- Manter uma alimentação saudável, mais rica em vitaminas, minerais e gorduras saudáveis;
- Praticar exercícios físicos aliviando o estresse, ansiedade e tensão muscular;
- Ter uma boa noite de sono, prevenindo a exaustão mental;
- Realizar consultas de rotina, inclusive sem sair de casa, com atendimento psiquiátrico ou psicológico online.
A importância do Janeiro Branco
O Janeiro Branco tem como finalidade conscientizar a população sobre a Saúde Mental e quebrar este preconceito existente sobre a mente e suas doenças, uma vez que todos nós podemos passar por algum transtorno.
Mediante ao compartilhamento de informações, é possível adquirir conhecimento sobre doenças mentais, preveni-las ou até mesmo buscar ajuda de psicólogos e profissionais qualificados quando necessário.
Assim como este conteúdo, outros assuntos da saúde são abordados no curso Técnico de Enfermagem da Proz! Saiba mais sobre a área responsável por cuidar do próximo.
