Está em busca de seu primeiro emprego ou de uma vaga dos sonhos? Veja como se preparar com 5 dicas para entrevista de emprego!
Está em busca de seu primeiro trabalho ou de uma vaga dos sonhos? Saiba que se preparar para a entrevista de emprego pode fazer toda a diferença!
Se você foi chamado para uma conversa, é porque a instituição gostou do seu perfil para determinada vaga. Por isso, é importante se dedicar para se sair bem nessa etapa.
Em uma entrevista de emprego, o candidato deve mostrar quem é, ter exemplos de diferentes situações para justificar as suas respostas, pesquisar sobre a empresa e se preparar muito para se sair bem!
Ficou interessado? Confira 5 dicas para entrevista de emprego!
Antes de convocar um candidato para a entrevista, os recrutadores geralmente já sabem um pouco sobre o seu histórico profissional.
Eles costumam analisar o currículo, os resultados dos seus testes (se for o caso) e fazer uma pesquisa prévia. Portanto, já conhecem algumas informações objetivas e um pouco do que já fez.
As dicas para entrevista de emprego serão, portanto, focadas no momento em que o contato humano se estabelece entre companhia e candidato.
Nessa ocasião, são avaliados aspectos como personalidade, comportamentos, tom de voz e maneira como o profissional conta a própria história.
O candidato deve se preparar para encantar a pessoa recrutadora e mostrar por que merece fazer parte da organização.
O recrutador vai analisar pontos como:
Por isso, é importante pesquisar muito e se preparar para esse momento. Seguir estas 5 dicas para entrevista de emprego pode auxiliar bastante esse processo. Confira!
A primeira dica para se sair bem em uma entrevista de emprego é ter autoconhecimento e se preparar estudando bastante sobre a empresa.
Essa é uma maneira de o candidato conseguir ter argumentos para mostrar que ele é a melhor escolha para a vaga.
Aqui, é preciso não falar sobre as características relacionadas aos benefícios ou informações genéricas, mas sim encontrar informações sobre a cultura e o propósito organizacional.
Para encontrar esses dados, basta entrar no site oficial da companhia. Depois, procure por campos como “Visão”, “Valores”, “Nossa Cultura” e “Sobre a Empresa”.
Ir com essas informações na ponta da língua não apenas indica interesse, como também ajuda a mostrar alinhamento na construção de um futuro junto àquela organização. Outro ponto fundamental é demonstrar afinidade pelo propósito da empresa.
Vale lembrar que é normal que surja um pouco de nervosismo durante a entrevista, mas não se preocupe! Foque na preparação e no planejamento, pois isso ajuda a diminuir a ansiedade.
O planejamento é uma das principais dicas para entrevista de emprego. Confira algumas ações que você pode incluir para se organizar:
Conhecer as questões mais abordadas pelos recrutadores é uma das principais dicas para entrevista de emprego. Afinal, isso ajuda a preparar o que será dito e, consequentemente, evitar respostas genéricas e clichês.
A Gupy, empresa de software de recrutamento, seleção e admissão, listou algumas das principais perguntas feitas pelos recrutadores nas entrevistas. É importante dedicar um tempo para estudar sobre cada uma delas. Veja:
Vale lembrar que não há como prever com exatidão todas as perguntas que serão feitas, mas quando o candidato pesquisa sobre a empresa e sua cultura, consegue se preparar para questões inesperadas.
O ponto-chave para a primeira pergunta frequente é a maneira como o candidato conta histórias sobre si mesmo.
No caso de uma entrevista para uma vaga que exija mais experiência, a orientação é não deixar de falar sobre si mesmo, mas focando em seu percurso profissional.
Numa entrevista para primeiro emprego, por exemplo, a dica é que o candidato foque na sua história de vida. O “pulo do gato” é dar ênfase no aprendizado adquirido a partir dos fatos relatados.
Assim, mesmo que a história não pareça importante a princípio, dizer o que ela foi capaz de ensinar faz com que se torne relevante.
Neste momento, demonstre que pesquisou sobre a empresa, seus valores, visões e cultura.
Em vez de citar uma lista de palavras sem contexto, selecione qualidades que realmente estejam alinhadas aos seus pontos fortes e pense em exemplos que justifiquem cada uma delas.
Quando o recrutador faz essa pergunta, ele está interessado em avaliar se o candidato tem autoconhecimento. Portanto, nada de respostas genéricas como “ser perfeccionista” (exceto se for verdade).
De toda forma, pense em um ponto de dificuldade e diga o que está sendo feito para superá-lo.
Essa costuma ser a última pergunta de uma entrevista de emprego. É a hora de, mais uma vez, mostrar que pesquisou sobre a empresa e o cargo pretendido.
A dica é sempre ter algumas perguntas para fazer no fim da entrevista. Essa atitude demonstra curiosidade e interesse pela companhia.
Mescle perguntas objetivas sobre benefícios, carga horária e salário, com questões sobre a empresa.
“Quais são os próximos passos da organização?”, “Como é a rotina do profissional lá dentro?”, “Como é a estrutura do time?” são alguns exemplos.
Ser educado, cumprimentar os recrutadores, não usar palavras de baixo calão e gírias são recomendações de linguagem básicas para qualquer entrevista de emprego.
Em relação à aparência, uma dica é pesquisar o dress code da empresa, ou seja, as regras de vestimenta da organização.
No site da companhia, procure por fotos dos colaboradores no ambiente de trabalho. A partir desses registros, é possível identificar como deve ser a regra de vestimenta.
Esse código varia conforme cada instituição. Ele pode ser formal, com ternos e saias de alfaiataria, ou descontraído, com shorts e camisas. Pesquise!
Uma dica fundamental para a entrevista de emprego é ser sincero! Criar um personagem muito diferente do original pode ser um erro-chave para a contratação.
Recrutadores reparam nesse aspecto e valorizam candidatos honestos em suas respostas.
É importante ressaltar, contudo, que ser sincero não exclui a necessidade de se preparar para a entrevista, evitar vícios de linguagem e estar disposto a sempre aprimorar seus conhecimentos e a se adaptar à cultura da empresa.
De acordo com descobertas da ciência citadas na revista Time, quem se sente confiante em uma entrevista de emprego tem melhor desempenho.
Segundo os estudos, preparar-se com sentimentos de poder melhora os resultados da entrevista profissional.
Portanto, confie em si mesmo e na sua preparação, revise o material pesquisado e vá confiante para a entrevista de emprego!
Se está em busca da sua primeira oportunidade de emprego, os cursos técnicos da Proz Educação vão ajudar você a dar os primeiros passos.
Mais de 80% dos alunos da Proz se empregam na área até um ano depois da conclusão do curso.
Quer se preparar ainda mais para as entrevistas de emprego? Confira agora como elaborar um currículo simples e bem-feito!