O feedback é fundamental para que o profissional aprimore suas habilidades. Entenda exatamente o que ele é e como funciona.
O feedback é uma ferramenta de comunicação importante que pode ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Entenda melhor os impactos!
Nem todos os profissionais entendem a importância do feedback para o desenvolvimento da sua carreira, mas deveriam. Afinal, a prática possibilita não apenas alinhar as entregas, como também desenvolver habilidades e competências para atender às expectativas da empresa ou do mercado de trabalho.
Quanto mais cedo começamos a receber feedbacks, melhor é o resultado que conseguimos alcançar nos estudos, no estágio ou na profissão que exercemos. No entanto, para isso acontecer, precisamos aprender como aproveitar as informações que chegam até nós.
Quer saber mais? Então, continue lendo para entender a importância do feedback para o seu desenvolvimento e a sua formação profissional e pessoal.
O feedback é uma ferramenta de comunicação utilizada no meio empresarial para oferecer um retorno de informação. O objetivo é compartilhar com um colaborador ou com o time o desempenho e os resultados alcançados, a fim de promover a melhoria contínua.
Em relação a um profissional, por exemplo, o líder ou gestor pode dar um retorno para ele sobre a sua atuação em um projeto, o comportamento que vem adotando dentro da empresa, a qualidade de uma entrega que realizou, entre outros detalhes.
Dessa forma, ele tem meios de alinhar sua atuação de acordo com o que a empresa espera dele. Além disso, podem ser apontadas as forças e as fraquezas para que essa pessoa saiba quais aspectos precisa aprimorar e se torne cada vez mais competente.
A prática também ajuda a descobrir quais são as suas habilidades ou competências que devem ser reforçadas porque são as suas principais forças, aquilo que faz com que se destaque dos demais.
O feedback pode acontecer de maneira constante, já que é possível fornecê-lo até mesmo em uma conversa informal. Porém, também pode ser um retorno coletivo, abordado em uma reunião, por exemplo, ou em um relatório da empresa, entre outros contextos.
Cada profissional tem a sua função dentro da empresa, mas todos eles trabalham em prol dos mesmos objetivos. São peças de uma grande máquina. Então, é essencial que atuem de forma harmônica e bem alinhada para que tudo flua com equilíbrio.
Aqui, você já pode perceber a importância do feedback no ambiente de trabalho. Esse retorno é essencial para que os profissionais saibam se estão caminhando na direção certa. É por meio dele que são alinhados todos os aspectos de atuação e desempenho de cada profissional e das equipes, de modo que continuem com o mesmo foco.
Além disso, como explicamos, o feedback permite apontar para os profissionais aquilo em que eles estão acertando (feedback positivo) e os aspectos negativos ou erros que cometeram e que precisam corrigir (feedback negativo).
Dessa forma, líderes, supervisores, gestores e diretores conseguem alinhar cada detalhe e manter o time em sintonia. Podem moldá-lo continuamente para que atenda de maneira satisfatória às demandas da empresa, sempre observando os seus valores e a sua cultura.
Podemos perceber ainda mais a importância do feedback pelos benefícios proporcionados aos profissionais. Confira os principais, a seguir.
Ao contratar um profissional, a empresa tem expectativas em relação à atuação e ao desempenho dele. Por isso, é muito importante ele receber um feedback para saber se está de acordo com o esperado. Assim, pode adaptar seu ritmo de trabalho, aumentar a qualidade das suas entregas e assumir a postura que a organização espera que ele tenha.
Trabalhar às cegas gera insegurança e ansiedade, daí a importância do feedback. Esse retorno esclarece se o profissional está no caminho certo ou não. A partir disso, ele se sente muito mais seguro e confiante ao desempenhar suas tarefas porque pode aprimorar seu trabalho.
O feedback é uma ferramenta que favorece muito a comunicação interna da empresa. Afinal, deixa o profissional ciente das tarefas que precisa cumprir e de como devem ser cumpridas. Além disso, indica aquilo que deve melhorar ou corrigir, para evitar falhas e erros no futuro.
Como você viu, é por meio do feedback que o profissional passa a ter uma consciência maior dos seus aspectos fortes e das suas fraquezas. Assim, consegue melhorar a si mesmo cada vez mais, e isso promove desenvolvimento pessoal e profissional, com o aprimoramento de diversas habilidades.
Receber um feedback também pode proporcionar mais motivação para o profissional, ainda que seja um retorno com o intuito de corrigir determinada ação ou comportamento. Afinal, é uma demonstração de que a empresa deseja contribuir para o desenvolvimento dele.
O feedback positivo, por sua vez, impacta de forma positiva a autoestima do profissional, fazendo com que ele se sinta competente e valorizado. Isso também o faz trabalhar mais motivado, já que recebe reconhecimento por seus esforços.
No começo do artigo, falamos sobre a importância do feedback também durante sua fase de formação e do seu perfil profissional. Ou seja, quando você ainda está fazendo faculdade ou curso técnico e cumprindo o estágio.
É interessante pedir feedbacks aos professores, por exemplo, para saber se está desenvolvendo habilidades úteis para a carreira que pretende seguir. Esse retorno é essencial para aprimorar a sua formação e chegar ao mercado de trabalho com um preparo ainda melhor.
Tenha esse interesse também durante o estagio, uma vez que você está vivenciando o dia a dia da profissão. Dessa forma, já pode se habituar a esses retornos, inclusive com aqueles que apontam seus erros ou aspectos que precisa corrigir ou aprimorar.
Um bom profissional também precisa saber reconhecer os seus limites e ter humildade para entender a necessidade de melhorar determinados comportamentos, ou até mesmo eliminar certas atitudes para conquistar sucesso na sua carreira.
Mas não se esqueça de que você também pode dar feedbacks e que a sua opinião contribui para o trabalho da equipe. Essa cultura funciona como uma via de mão dupla, pois o objetivo é que todos tenham uma performance melhor.
Agora que você já sabe da importância do feedback para sua formação e seu desenvolvimento profissional, busque esse retorno sempre que possível. Porém, lembre-se de aproveitar da melhor forma as informações que chegarem para promover as mudanças necessárias e evoluir.
Quer aprender como receber e absorver melhor os feedbacks? Confira também o nosso artigo sobre a importância da inteligência emocional no trabalho e no dia a dia.