Saiba o que é procrastinar, quais são as causas e como agir para superá-la.
Deixar uma tarefa importante para depois é algo comum, principalmente entre quem tem uma rotina atarefada. Quando a prática torna-se hábito, porém, é necessário ficar atento.
O costume de sempre adiar o que se tem para fazer, por mais importante que seja a atividade, é prejudicial em diferentes aspectos.
A situação fica ainda mais complicada quando não é percebida e, assim, evolui silenciosamente. O acúmulo de funções pode gerar sensação de desânimo e incapacidade. É a chamada procrastinação.
Como esse hábito afeta diretamente o planejamento de uma rotina, também pode impedir a conquista de objetivos que exigem disciplina e persistência.
Neste texto, você vai entender o que é procrastinação, quais são as principais causas, como ela afeta a vida das pessoas e, sobretudo, como é possível superá-la.
Se você quer saber mais sobre o assunto, não adie esta leitura!
O primeiro passo para superar qualquer dificuldade é entender a dimensão do problema. Por isso, é preciso começar entendendo o que é procrastinação.
A palavra tem origem no termo em latim procrastinatus, que significa “à frente de amanhã”.
Em bom português, a procrastinação é o ato de protelar, postergar, deixar para depois, adiar algo que deve ser feito no momento.
Trata-se de um comportamento normal do ser humano. Estima-se que nove entre dez pessoas já procrastinaram pelo menos uma vez na vida. No entanto, torna-se motivo de alerta quando vira um hábito e prejudica o dia a dia da pessoa.
Objetivos pessoais e profissionais exigem planejamento. Planejar significa cumprir ações dentro de prazos determinados.
Quando a pessoa cria o hábito de procrastinar, cada vez mais ela fica distante dos seus objetivos.
Para entender melhor como a procrastinação pode ser prejudicial, podemos pensar em alguns exemplos. Veja a seguir:
O estudante deseja tirar uma boa nota na prova. Para isso, o planejamento inclui ações como estudar algumas horas por semana até a data do exame, participar de um grupo de estudos para tirar dúvidas e resolver uma determinada quantidade de exercícios.
O problema é que ele não consegue executar o planejamento. No momento reservado às ações planejadas, ele decide fazer qualquer outra coisa que não tem a mesma importância.
A procrastinação interfere diretamente no desempenho do estudante na prova.
Ter uma carreira de sucesso não acontece da noite para o dia. Também é preciso planejamento.
Nesse sentido, é importante que o profissional:
Quando o profissional procrastina, não consegue cumprir os prazos e acaba acumulando tarefas.
Essa situação parece uma “bola de neve”: por conta do acúmulo de funções, na hora que as atividades forem iniciadas não haverá momentos para a pausa. Isso gera cansaço, desânimo e o retorno à procrastinação.
Dessa forma, o profissional fica sempre com o trabalho acumulado, o que o impede de organizar o tempo para outras atividades, como a realização de cursos. O cansaço e o desânimo, por sua vez, provocam o bloqueio da criatividade e da iniciativa.
Outro exemplo é de uma pessoa que decide ter uma vida saudável. Para isso, será necessário ter uma rotina alimentar equilibrada, beber água e realizar atividades físicas.
A procrastinação faz com que ela adie cada ação desse planejamento. Assim, o famoso “vou começar na segunda” vira um hábito e objetivo nunca é concluído.
Diferentes causas podem levar uma pessoa a procrastinar. Antes de conhecê-las, é importante avaliar qual é o nível de procrastinação:
A procrastinação pode ter entre as suas causas:
Assim, podemos identificar três tipos de procrastinação:
Importante ressaltar que a procrastinação não é sinônimo de preguiça. Enquanto a primeira está associada à dificuldade de gestão do tempo e otimização das tarefas, a segunda implica na falta de vontade de fazer algo.
Agora que você sabe o que é procrastinação e quais problemas podem estar por trás dela, fica mais fácil vencê-la. Confira algumas dicas:
Identificar quais são as tarefas mais importantes é o primeiro passo para se organizar e evitar a procrastinação. Uma boa dica é listar as atividades que devem ser realizadas no dia em ordem de prioridade.
Escrever e classificar as atividades ajuda a compreender quais são os dias mais atarefados. A compreensão é importante para dizer não e evitar o acúmulo de atividades que você não dará conta de realizar.
Quando a lista de tarefas é feita por meio de uma agenda e um cronograma, dá uma dimensão mais ampla sobre o que deve ser realizado, impedindo o acúmulo.
Pequenas interrupções podem prejudicar o andamento do trabalho e favorecer a procrastinação. É o tempo utilizado no celular, nas redes sociais, nos aplicativos de mensagem e nos joguinhos, por exemplo.
Evite ter essas distrações por perto na hora de realizar as tarefas. Deixe as distrações para o momento de pausa, que falaremos adiante.
Insira pequenos momentos de descanso durante as atividades. Uma dica é usar o alarme do celular ou aplicativos próprios para isso. A pausa dará o fôlego necessário e impedirá distrações no momento da atividade.
Como visto, entender o que é procrastinação ajuda a perceber o problema e a mudar seus hábitos. Com isso, sua rotina de trabalho (e até mesmo a pessoal) fica mais tranquila e até mesmo mais produtiva.
E por falar em trabalho, você sabia que seu comportamento, hábitos e características pessoais influenciam fortemente nas escolhas profissionais? Conheça 16 tipos de personalidade e veja qual combina mais com a sua!