Ainda não é aluno? 
>

5 melhores cursos de TI e como escolher qual seguir

Cursos

5 melhores cursos de TI e como escolher qual seguir

As empresas demandam cada vez mais profissionais da área tecnológica, e existem diversos cursos de TI para você entrar nesse mercado promissor.

A Tecnologia da Informação (TI) é uma área em constante evolução e crescimento, o que a torna uma das mais interessantes para o desenvolvimento de uma carreira profissional. Em geral, o primeiro passo nessa trajetória é buscar cursos de TI alinhados às necessidades das empresas.

Com a crescente demanda por soluções tecnológicas em todos os setores, os profissionais de TI são cada vez mais requisitados no mercado de trabalho. Para acompanhar as constantes mudanças e inovações na área, é essencial que esses trabalhadores estejam sempre atualizados e capacitados.

Os cursos de TI se destacam não apenas por garantirem a formação técnica necessária, mas também pela alta empregabilidade. Quer saber quais são as principais formações na área? Então, continue a leitura e conheça as melhores opções.

Como é o mercado de trabalho na área de TI?

O mercado de trabalho na área de TI está bastante aquecido e apresenta excelentes oportunidades para quem sonha em atuar na área. Com a transformação digital e a crescente demanda por soluções tecnológicas, os profissionais de TI se tornaram essenciais em empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Essa é uma área muito dinâmica e competitiva. Uma das principais características do setor é a acelerada evolução tecnológica, com novas ferramentas e soluções sendo desenvolvidas a todo momento. Por isso, existem diferentes cursos de tecnologia para atender a essas necessidades.

Quais são as principais profissões na TI?

A área de TI também é caracterizada pela diversidade de perfis profissionais que atuam em diferentes funções. Essa abrangência resulta em um mercado de trabalho com amplas oportunidades. Conheça algumas das principais profissões!

  • Desenvolvedor de software: é responsável por criar programas e aplicativos para computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos.
  • Analista e desenvolvedor de sistemas: sua função principal é analisar e projetar sistemas de informação para atender às necessidades das empresas.
  • Administrador de banco de dados: tem o papel de gerenciar e manter um banco de dados, garantindo sua integridade, segurança e disponibilidade.
  • Especialista em segurança da informação: atua para proteger sistemas e redes de computadores contra ataques cibernéticos.
  • Arquiteto de soluções: tem a função de projetar e implementar soluções tecnológicas que atendam às necessidades de uma empresa ou organização.
  • Gerente de projetos de TI: tem como atribuições liderar equipes de TI e gerenciar projetos de desenvolvimento de software, infraestrutura de rede, entre outros.
  • Técnico em Informática: presta suporte técnico em equipamentos e sistemas de informática, realizando manutenção preventiva e corretiva, configuração e instalação de software e hardware, além de diagnosticar e solucionar problemas técnicos.
  • Especialista em infraestrutura de TI: é quem projeta e gerencia a infraestrutura de TI de uma empresa, incluindo servidores, redes, armazenamento de dados, entre outros aspectos.
  • Cientista de dados: assume atribuições como coletar, organizar e analisar grandes quantidades de dados para identificar tendências e insights que sejam úteis para a tomada de decisões.
  • Especialista em UX/UI: sua função principal é projetar interfaces de usuário eficazes e agradáveis, com foco na experiência do usuário.

Em função do dinamismo da área, o surgimento de novas profissões também é recorrente. Por exemplo, a recente Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) impulsionou a demanda por encarregados de dados, profissionais de TI, segurança da informação ou Direito responsáveis por garantir o cumprimento das regras.

A evolução contínua da área também garante flexibilidade aos profissionais, que podem migrar para diferentes funções, incluindo as novas carreiras que estão surgindo. No entanto, vale destacar que a qualificação profissional é essencial para garantir sua relevância no mercado de trabalho.

curso de ti

Quais os principais cursos de TI para crescer na área?

Para iniciar sua formação em TI, você pode optar por formatos práticos e rápidos, como os cursos técnicos de tecnologia, ou por formações mais abrangentes, a exemplo da faculdade. Conheça algumas opções interessantes!

1. Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Essa é uma das principais opções para quem deseja atuar como desenvolvedor de software e analista de sistemas, entre outras funções. Para entrar rapidamente no mercado de trabalho, é possível fazer o curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, que tem duração média de 18 meses.

Nessa formação, o aluno já pode começar a atuar profissionalmente. Além da possibilidade de estagiar, há instituições (como a Proz) que oferecem certificações ao final de cada módulo. Então, você conquista não apenas o diploma como Técnico de Nível Médio em Desenvolvimento de Sistemas, mas também os certificados de:

  • Assistente de Tecnologias para Web;
  • Assistente de Aplicações Web;
  • Assistente de Web Design.

2. Técnico em Informática

O curso técnico em Informática forma profissionais que vão desempenhar funções de suporte técnico na área. A formação dura 18 meses, tem alta empregabilidade e abrange disciplinas como:

  • Montagem e Manutenção de Computadores;
  • Desenvolvimento de Sistemas;
  • Web Design;
  • Configuração e Monitoramento de Redes de Computadores;
  • Organização de Banco de Dados.

Na Proz, conforme o aluno conclui cada módulo, obtém certificações específicas, que o habilitam para desempenhar funções na área. Dessa forma, é possível ingressar rapidamente no ramo.

3. Graduação em Ciência da Computação

Um dos mais tradicionais da área, esse curso oferece uma formação abrangente. Isso porque é um campo de estudo focado em teoria, design, desenvolvimento e aplicação de sistemas de computação. Além disso, engloba disciplinas variadas da teoria da computação e a programação de computadores até a inteligência artificial e a ciência de dados.

Os estudantes de Ciência da Computação aprendem a projetar e a desenvolver sistemas de computador, incluindo hardware, software e redes. Eles também se capacitam a programar em várias linguagens de programação e a aplicar algoritmos e estruturas de dados para resolver problemas computacionais.

4. Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Com o avanço da inteligência artificial e a exponencial quantidade de dados gerados continuamente, esse curso tem ganhado bastante projeção nos últimos anos. Normalmente, as formações nessa área são de nível superior, sendo direcionadas à graduação e à especialização.

Trata-se de um curso muito concentrado em técnicas, ferramentas e tecnologias que viabilizam a análise de dados e o uso de sistemas de inteligência artificial. Durante a formação, os alunos estudam, entre outras disciplinas:

  • Matemática e Estatística;
  • Linguagem de Programação;
  • Mineração de Dados;
  • Machine Learning.

5. Graduação em Engenharia da Computação

Esse curso de nível superior combina princípios fundamentais da Engenharia com conceitos avançados da Ciência da Computação para projetar, construir e manter sistemas de computação complexos e de alto desempenho.

A formação tem um foco maior na eletrônica digital e em como a tecnologia da computação pode ser aplicada em vários campos. Os acadêmicos de Engenharia da Computação aprendem a projetar e a construir sistemas de hardware e software, desde pequenos dispositivos até sistemas de grande escala. Entre as disciplinas, destacam-se:

  • Arquitetura de Computadores;
  • Eletrônica Digital;
  • Sistemas Operacionais;
  • Redes de Computadores;
  • Comunicação de Dados;
  • Engenharia de Software.

Ao escolher entre as diversas opções de cursos de TI, leve em consideração o tipo de formação. As de nível técnico, por exemplo, são ideais para você ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Já a graduação é mais teórica e complexa, mas oferece uma formação consistente.

Lembre-se de que você pode iniciar a trajetória por meio de um curso técnico e dar sequência à formação para construir uma carreira de sucesso na área. Saiba mais sobre os cursos de tecnologia oferecidos pela Proz.

Categorias
Tags

Você também pode gostar

Carreira

Descubra como conseguir emprego sem experiência na área

Leia mais
Enfermagem

O que faz um enfermeiro do trabalho? Confira aqui!

Leia mais
Cursos

O que é especialização técnica e quando fazer?

Leia mais