Ainda não é aluno? 
>

Cursos técnicos na área da saúde: conheça os principais!

Cursos

Cursos técnicos na área da saúde: conheça os principais!

Investir na formação profissional é uma maneira de conseguir melhores oportunidades de emprego e, consequentemente, qualidade de vida.

Sabia que investir na formação profissional é uma forma de conseguir melhores oportunidades de emprego e, consequentemente, qualidade de vida?

Cursos técnicos e de capacitação despertam a atenção de recrutadores, porque reúnem capacidades que podem se adequar perfeitamente aos requisitos das vagas.

Enfermagem, Radiologia, Farmácia e Estética. Esses são, na atualidade, os principais cursos técnicos na área da saúde.

É importante lembrar que esse campo de atuação é integrado por carreiras que estão em alta no mercado de trabalho.

As formações dessas modalidades, não à toa, são pensadas a partir de conteúdos que aliam técnica e prática.

O objetivo da dinâmica é justamente acertar em cargos e posições com ampla demanda, preparando o estudante para assumi-los com confiança.

Acompanhe o texto e saiba como funciona cada um desses cursos técnicos na área da saúde e quais estudos complementares o aluno pode fazer. Boa leitura!

4 principais cursos técnicos na área da saúde

De acordo com os últimos dois levantamentos do LinkedIn (2021 e 2022) sobre empregos em alta, o mundo do trabalho está passando por rápidas transformações.

Essa mudança foi especialmente acelerada devido à pandemia e, consequentemente, à inovação necessária para lidar com a nova realidade.

Profissões ligadas à área da saúde aparecem nas listas de cargos com demandas em ascensão no Brasil.

O curso técnico é uma ótima opção para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Suas aulas são baseadas em conhecimentos teóricos e práticos, preparando o estudante para a rotina profissional.

A alta taxa de empregabilidade também faz com que essa seja uma modalidade muito procurada.

Segundo o estudo “Inclusão produtiva de jovens com ensino médio e técnico-profissional: experiência de quem contrata”, realizado pela Fundação Roberto Marinho em parceria com Itaú Educação e Trabalho e Arymax, alunos que cursam o ensino técnico têm 81% mais chance de conseguir um emprego.

Importante ressaltar que, para fazer um curso técnico, deve-se ter no mínimo 16 anos e estar cursando ou ter concluído o ensino médio.

Cursos como o de técnico em Radiologia exigem idade mínima de 18 anos para iniciação. Assim, deve-se avaliar as especificidades de cada campo de atuação para conseguir se matricular.

Confira a seguir os principais cursos técnicos na área de saúde!

1. Curso técnico em Enfermagem

O curso técnico em Enfermagem vem ganhando cada vez mais espaço nas áreas da saúde. Expansão e a melhoria das redes hospitalares, pandemia, aumento dos serviços de cuidado em domicílio e o envelhecimento da população são fatores que contribuem para a alta taxa de empregos nesse campo.

O técnico em Enfermagem pode trabalhar em:

  • laboratórios de análises clínicas;
  • abrigos, spas, casa de repouso;
  • instituições de ressocialização;
  • unidades básicas de saúde;
  • ambulatórios de empresas;
  • atendimento em domicílio;
  • unidades de diagnóstico;
  • consultórios médicos;
  • redes ambulatoriais;
  • postos de saúde;
  • creches;
  • clínicas.

Para fazer esse curso, é preciso ser estudante a partir do segundo ano do ensino médio,com idade acima de 16 anos. A duração do curso é de 24 meses.

2. Curso técnico em Radiologia

Você sabia que o mercado de trabalho na área de Radiologia é muito amplo? Envolve até mesmo o ramo industrial metalúrgico.

Responsável por auxiliar o médico radiologista na confecção da melhor imagem do paciente, o técnico em Radiologia opera equipamentos de raios-X e lida também com maquinário mais sofisticado, como os usados para exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Esse profissional pode atuar, ainda, na realização de procedimentos de radioterapia e medicina nuclear.

Com aulas práticas e expositivas, o curso técnico em Radiologia proporciona treinamentos durante todo o percurso, simulando condições reais de trabalho.

Confira alguns locais onde o profissional pode trabalhar:

  • laboratórios de radiologia ou diagnóstico por imagem;
  • hospitais e casas de saúde;
  • prontos-socorros;
  • clínicas.

Em relação aos hospitais e casas de saúde, o técnico em Radiologia pode atuar na rede privada ou pública por meio de concurso.

Já nos laboratórios de radiologia ou diagnóstico por imagem, ele atua especificamente com exames e resultados, compondo uma equipe junto a médicos radiologistas.

Vale lembrar também que o trabalho desse profissional não se limita à área de saúde. O técnico em Radiologia pode atuar em órgãos fiscalizadores para detectar produtos ilícitos em portos, aduanas e aeroportos.

Empresas de equipamentos médico-hospitalares e do ramo metalúrgico também integram a lista de organizações nas quais o profissional pode encontrar oportunidades de emprego.

No curso, o aluno aprende a:

  • preparar o paciente e o ambiente para a realização de exames nos serviços de diagnóstico por imagem e radiologia;
  • operar equipamentos de raios-X, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética;
  • auxiliar a realização de procedimentos de medicina nuclear e radioterapia;
  • realizar exames radiográficos convencionais.

Para fazer esse curso, o aluno deve ter ensino médio completo e, no mínimo, 18 anos. A duração é de até 21 meses.

3. Curso técnico em Farmácia

Existem ótimas oportunidades de trabalho para profissionais da indústria farmacêutica. O fato de o Brasil ser um dos maiores consumidores de medicamentos e cosméticos do mundo tem influência importante nesse cenário.

O profissional técnico em Farmácia pode trabalhar em companhias de comércio e distribuição de medicamentos, clínicas, indústria farmacêutica, hospitais da rede pública ou privada e cosméticos.

Saiba o que o aluno aprende neste curso:

  • auxílio na qualidade, produção, logística e controle dos produtos em indústrias farmacêuticas e indústrias de produtos cosméticos;
  • controle de documentação técnica, estoque, processos de dispensação, distribuição, armazenamento de insumos e produtos;
  • atuação nos processos de assistência farmacêutica por meio do atendimento ao cliente;
  • controle e manipulação de qualidade de produtos farmacêuticos, cosméticos e afins;
  • processos administrativos relacionados ao segmento farmacêutico.

Para realizar o curso é necessário ter, no mínimo, 17 anos e estar no segundo ano do ensino médio. A duração média é de 18 meses.

4. Curso técnico em Estética

O profissional técnico em Estética está habilitado a fazer procedimentos estéticos, faciais e corporais.

Para isso, ele estuda de maneira aprofundada as técnicas, produtos cosméticos e tecnologias mais adequadas para cada paciente e condição. O objetivo de sua atuação é auxiliar na promoção da saúde e bem-estar de seus clientes.

As lições do curso técnico em Estética abordam:

  • higienização, hidratação e cuidados com a pele do rosto e do corpo;
  • massagens modeladoras faciais e corporais;
  • tratamentos estéticos pré e pós-operatório;
  • técnicas de drenagem linfática corporal;
  • tratamento das mãos e dos pés;
  • técnicas de maquiagem;
  • técnicas de depilação.

Esse profissional pode trabalhar em centros de estética, clínicas, spas, salões de beleza, resorts, indústrias, academias, centros médicos e hotéis.

Além disso, pode atuar como autônomo ou em produtoras de filmes, comerciais e fotos.

A escolha da área de atuação e do local de trabalho varia conforme a preferência do profissional. De toda maneira, é necessário conhecer todas as técnicas durante a formação.

O estudante precisa ter, no mínimo, 17 anos e estar cursando o segundo ano para realizar o curso. A duração é de 18 meses.

Cursos técnicos na área da saúde: venha para a Proz Educação!

Os cursos de capacitação são uma oportunidade para que os profissionais ampliem seus conhecimentos e aprimorem suas habilidades em suas áreas de atuação.

Eles são voltados para o lado prático do mercado de trabalho, tendo o aprimoramento das habilidades técnicas de cada profissional como foco.

O curso de capacitação em Cuidador de Idosos, por exemplo, conta com aulas que desenvolvem habilidades de cuidados e acompanhamento para atividades cotidianas. Elas incluem alimentação, locomoção, hidratação, passeios e banho.

A ideia é sempre respeitar os aspectos físico, mental, social e legal desse cuidado. Além disso, o material abordado busca capacitar o profissional para o relacionamento humanizado tanto com o idoso quanto com seus familiares.

O curso é de curta duração, com oito semanas de aulas, sendo seis dedicadas à teoria e duas à prática.

Na Proz Educação, há diversas opções de cursos técnicos na área de saúde. Mais de 80% dos nossos alunos se empregam até um ano depois da conclusão do curso.

Mude o seu futuro os cursos técnicos de saúde da Proz Educação!

Categorias
Tags

Você também pode gostar

Carreira

Descubra como conseguir emprego sem experiência na área

Leia mais
Enfermagem

O que faz um enfermeiro do trabalho? Confira aqui!

Leia mais
Cursos

O que é especialização técnica e quando fazer?

Leia mais