Ainda não é aluno? 
>

Analista de marketing x assistente de marketing: diferenças e semelhanças nas profissões

Profissão

Analista de marketing x assistente de marketing: diferenças e semelhanças nas profissões

Ambos os cargos são importantes para o desenvolvimento de estratégias na empresa. Veja o que fazem o assistente e o analista de marketing

As profissões de assistente e analista de marketing são de significativa importância para o desenvolvimento de estratégias dentro de uma empresa.

O analista de marketing é uma dos cargos de destaque dentre os ocupados nesta área. Suas responsabilidades e competências direcionam a equipe e refinam suas habilidades para atingir os objetivos traçados.

Já o assistente de marketing dá todo o apoio necessário para o desenvolvimento do trabalho do analista.

Ambos profissionais estão entre os mais requisitados do mercado. Quem trabalha na área de Marketing costuma conquistar boas oportunidades de emprego e crescer na carreira.

Ficou interessado nessas duas profissões? Acompanhe o material que separamos e descubra mais sobre:

  • Profissão analista de marketing;
  • Área de atuação do analista de marketing;
  • Nível de formação e habilidades que deve ter o analista de marketing;
  • Relação entre analista de marketing e seu assistente;
  • Diferenças entre o analista e o assistente de marketing.

Boa leitura!

Profissão analista de marketing

A criação e a análise de estratégias, produtos e resultados dentro da companhia fica a cargo do analista de marketing. Sua principal atribuição é avaliar o negócio e desenvolver planejamentos capazes de garantir uma boa participação de mercado para a empresa.

Mas, o que é preciso fazer nessa profissão?

O analista de Marketing elabora materiais promocionais e campanhas em mídia online e offline. O suporte na organização de eventos, feiras e exposições também faz parte da profissão.

Além disso, o profissional desenvolve pesquisas de mercado e analisa o comportamento do consumidor para atender às necessidades dos clientes, criando novos produtos ou serviços.

Em seu dia a dia, o analista de marketing realiza tarefas como:

  • desenvolvimento de promoções e campanhas;
  • apoio para implementação de ações;
  • participação na criação de novos serviços ou produtos;
  • acompanhamento e gerenciamento de redes sociais;
  • acompanhamento de métricas de performance;
  • análise do retorno de investimentos no marketing;
  • planejamento para aumentar o tráfego pago e orgânico de sites;
  • organização de eventos;
  • elaboração de relatórios de resultados.

Junto a isso, para compreender se as estratégias utilizadas estão trazendo benefícios, esse profissional precisa estar atento aos resultados obtidos e mensurá-los.

O monitoramento de métricas e índices de desempenho estratégicos são algumas das maneiras para avaliar a eficácia das ações tomadas.

Área de atuação do analista de marketing

O marketing é uma área primordial para todas as empresas, dos mais diversos segmentos. São os profissionais deste campo de atuação que cuidam de modo estratégico das relações da marca com o público, em busca de atrair e fidelizar novos clientes.

Conforme destacado pela Catho, no entanto, não são todas as empresas que estruturam essa área internamente.

Logo, este profissional é considerado peça-chave para instituições com processos e estruturas de marketing mais definidas.

Dessa forma, o mercado de trabalho para o analista conta com várias frentes de atuação. A maioria das vagas, no entanto, se concentra em organizações de:

  • Tecnologia: e-commerces, fornecedores de softwares, sites e blogs de marca;
  • Comércio de varejo e atacado;
  • Indústrias e fábricas;
  • Startups.

Empresas com conteúdos nos meios eletrônicos e canais de venda também precisam de um analista de marketing. Elas podem ser de segmentos como administrativo, imobiliário, financeiro e até empresas de consultoria.

homem e uma mulher sentado em frente a um computador

Nível de formação e habilidades do analista de marketing

Por ser um setor amplo, o marketing permite a disposição de diferentes cargos dentro da empresa. A função de analista de marketing pode ser dividida em júnior, pleno e v.

Cada uma delas exige determinado nível de formação e habilidades, como graduação, conhecimento em ferramentas e experiência no mercado de trabalho.

Para assumir o cargo, é necessário atender a alguns pré-requisitos. De modo geral, a maioria das vagas de analista de marketing pedem:

  • Curso superior;
  • Conhecimentos de informática;
  • Experiência prévia na área de marketing.

O diploma de curso superior pode ser obtidos nas áreas de Administração, Marketing, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Comunicação Social.

Conhecer as ferramentas utilizadas para análise de dados e marketing digital também é um dos pré-requisitos para este profissional.

Ter experiência na área – como estagiário ou ter sido analista júnior – pode ser desejável para cargos sênior ou pleno, por exemplo.

O cargo de analista de Marketing também requer habilidades criativas, comunicativas, organização e agilidade na compreensão de novas tendências.

Analista de marketing tem relação com assistente de marketing?

O analista de marketing tem a ver com o assistente de marketing na medida em que ambos atuam na mesma área.

Além disso, há uma relação de hierarquia entre os dois cargos. O analista supervisiona e coordena as atividades do assistente de marketing.

Nesse sentido, o assistente pode auxiliar o acompanhamento do desempenho das estratégias mercadológicas da empresa.

O profissional também pode ajudar o analista nas tarefas do meio digital. Dessa forma, ele atua na prospecção de clientes, por meio de mídias sociais, sites, e-mail, Google Adwords e Google Analytics, por exemplo.

Além disso, o assistente realiza também:

  • manutenção dos sites;
  • atualização dos blogs e redes sociais;
  • criação e acompanhamento de Google Adwords;
  • elaboração de artes no Photoshop.

O assistente de marketing, além de se comunicar bem, precisa ser dinâmico, criativo e, principalmente, saber expressar seus pensamentos. Isso porque é fundamental que o profissional consiga passar suas ideias para o papel e realizá-las.

Quais as diferenças entre o analista e o assistente de marketing?

As principais diferenças entre o analista e o assistente de Marketing são referentes à formação, hierarquia de cargo e atividades desempenhadas.

O analista é responsável principalmente por elaborar estratégias com o objetivo de criar valor para um produto, marca ou serviço para seus consumidores.

Já o assistente é incumbido de executar tarefas para auxiliar esse processo. As tarefas cotidianas do profissional incluem:

  • auxiliar no acompanhamento do desempenho de vendas e fornecedores;
  • prestar suporte no contato com agência de propaganda;
  • fazer o controle de notas fiscais;
  • apoiar negociações;
  • ajudar na implementação de campanhas publicitárias e de vendas;
  • elaborar parceria com o gerente de marketing em campanhas e promoções.

Geralmente, diferentemente do analista de Marketing, que precisa de formação de nível superior para ocupar o cargo, o assistente consegue destaque por possuir um curso técnico em Marketing.

Curso técnico ajuda a iniciar a vida profissional

Na Proz Educação, há diversos cursos técnicos nas áreas de atuação em alta no país, inclusive em Marketing!

Essa formação alia conhecimentos teóricos e práticos, com rápida inserção no mercado de trabalho. Assim, se você busca ser assistente de marketing, apostar num curso técnico pode ser uma ótima opção.

Além disso, esse pode ser um primeiro passo na sua formação para, quem sabe, ser um analista de Marketing.

Comece sua carreira com o pé direito e matricule-se agora mesmo no Curso Técnico em Marketing da Proz Educação!

Categorias
Tags

Você também pode gostar

Carreira

Descubra como conseguir emprego sem experiência na área

Leia mais
Enfermagem

O que faz um enfermeiro do trabalho? Confira aqui!

Leia mais
Cursos

O que é especialização técnica e quando fazer?

Leia mais