
Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6121
Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the groovy-menu
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6121
Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the super-progressive-web-apps
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6121
Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpsl
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 6121
Saiba como escolher as habilidades para colocar no currículo e deixá-lo mais atrativo para as seleções de estágio e emprego.
Para conquistar uma vaga de estágio ou emprego, o candidato deve mostrar que está apto para preenchê-la.
A demonstração começa na hora de elaborar o currículo. O documento deve ser simples, objetivo, bem redigido e apresentar as compatibilidades entre o candidato e o que a empresa procura.
É aconselhável, portanto, fazer uma pesquisa prévia para entender quais são os requisitos necessários para candidatar-se à vaga e as atribuições que serão exigidas após a contratação.
A partir dessas informações, é possível selecionar as habilidades para colocar no currículo e torná-lo mais direcionado à vaga desejada. Como o documento não deve ser extenso, o ideal é selecionar as características que têm mais afinidade com o cargo.
Um currículo simples e bem-feito pode ajudar a destacar a sua candidatura em meio ao processo seletivo. Contudo, é essencial colocar a seção objetivo, que resume os interesses do candidato.
Neste conteúdo, vamos mostrar a você quais as habilidades mais importantes para colocar no currículo e como selecioná-las para garantir um documento objetivo, que deixe clara a sua compatibilidade com a vaga.
Boa leitura!
São comportamentos naturais do indivíduo que facilitam a realização de determinadas tarefas.
Uma pessoa com facilidade de se relacionar, por exemplo, gostará de exercer funções que exigem trabalhar em equipe.
Quem tem uma boa comunicação se sentirá mais à vontade para assumir cargos em que precise falar em público e fazer reuniões.
A flexibilidade é outra habilidade comportamental muito valorizada pelo mercado de trabalho. Ela está relacionada à capacidade de se adaptar às mudanças.
São muitas as características que podem ser naturais do comportamento humano e que contribuem para maior eficiência no trabalho. Por isso, é importante conhecer os tipos de personalidade e identificar qual é o seu.
Por meio do autoconhecimento, o candidato compreende quais habilidades possui e quais devem ser desenvolvidas.
No dia a dia, é comum as pessoas usarem as palavras “competência” e “habilidade” como sinônimos. No entanto, na hora de elencar tais informações no currículo, é importante compreender que são coisas diferentes.
Enquanto as habilidades estão relacionadas ao comportamento, as competências referem-se aos conhecimentos técnicos, como:
Já as habilidades comportamentais, falaremos mais detalhadamente a seguir.
O mercado valoriza bastante as habilidades comportamentais, pois elas são necessárias diante de situações comuns no ambiente de trabalho.
A capacidade de gerenciar bem o tempo contribui para a organização das atividades do dia a dia e o cumprimento dos prazos. Já a facilidade no relacionamento interpessoal ajuda em situações que envolvem o trabalho em equipe. Por fim, o equilíbrio emocional é um diferencial para enfrentar situações adversas que possam ocorrer.
Conheça dez habilidades para colocar no currículo:
Uma comunicação assertiva significa saber como transmitir as ideias com clareza e ouvir o que as pessoas têm a dizer. É uma habilidade fundamental para colocar em prática ideias que possam contribuir para o aprimoramento e o crescimento dos negócios.
É necessário não confundir uma boa comunicação com ser o único a falar. Interromper a fala do outro e não dar espaço para que ele se manifeste não são sinais de assertividade.
Pode ser compreendida como a capacidade de adaptar-se aos diferentes momentos, eventos e situações que possam ocorrer.
A flexibilidade é uma das principais habilidades para colocar no currículo. Valorizada pelo mercado, mostra que o profissional é capaz de compreender as adversidades, lidar com imprevistos e moldar-se de acordo com o que é necessário naquele momento.
É justamente pela possibilidade de ter que lidar com imprevistos, momentos de crise e outras adversidades que o equilíbrio emocional também é uma habilidade para ser incluída no currículo.
Ele está diretamente associado à capacidade de resolver problemas. Quem mantém o equilíbrio emocional nos momentos de dificuldade tem mais facilidade para encontrar soluções.
A proatividade está relacionada ao comportamento de antecipar ações que possam contribuir de forma favorável ao meio.
No trabalho ou estágio, pode ser compreendido como a habilidade de propor sugestões e soluções sem a necessidade de um estímulo prévio.
Como dito, trabalhar em equipe é um grande diferencial para o ambiente de trabalho, pois garante que o profissional terá facilidade de relacionamento, o que inclui dialogar, ter empatia e estar aberto a novas ideias.
É o senso de responsabilidade que o profissional tem. Extremamente valorizado pelo mercado, o comprometimento aumenta a confiança de que a pessoa vai cumprir não só com as suas atribuições, mas com as normas estabelecidas pela empresa.
A capacidade de gerenciar o tempo pode ser entendida como um comportamento natural de otimização da rotina e dos processos. No mercado de trabalho, essa habilidade é um diferencial para assegurar a produtividade e o cumprimento de prazos.
É quando a pessoa tem facilidade para motivar e engajar outras pessoas numa atividade. Trata-se de uma habilidade fundamental para ocupar cargos de liderança e, também, exercer outras funções que demandem a coordenação de grupos.
Está associada à busca por autoconhecimento. A autoconfiança permite que o profissional tenha uma compreensão clara sobre seus objetivos e o caminho a ser seguido para alcançá-los.
No dia a dia de trabalho, essa característica contribui para o planejamento e a gestão das atividades e das ações dentro do ambiente corporativo.
Popularmente chamado de “vestir a camisa da empresa”, trata-se de um comportamento que contribui para a construção e a manutenção de um bom clima organizacional.
O entusiasmo faz com que o profissional se mantenha engajado com as causas e as atividades da empresa, motivando outros colaboradores.
Há várias formas de incluir suas habilidades no currículo. Veja:
Na hora de falar sobre suas qualidades, tenha os seguintes cuidados:
O curso técnico permite desenvolver habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho. A formação une o conhecimento teórico em sala de aula com a vivência prática da profissão.
A Proz Educação oferece os melhores cursos técnicos nas áreas de gestão, saúde e tecnologia. Não perca mais tempo: acesse o site e faça a sua matrícula!