Ainda não é aluno? 
>

Saiba quem pode fazer um curso técnico! Descubra agora

Cursos

Saiba quem pode fazer um curso técnico! Descubra agora

Algumas pessoas imaginam que apenas o jovem é quem pode fazer curso técnico. Porém, baixo custo e rapidez da formação têm atraído público mais maduro

Para quem deseja se capacitar em formações com durações de tempo menores, o curso técnico é uma alternativa de formação profissional completa e viável, considerando o período que se leva para concluir outras capacitações como uma graduação, por exemplo. 

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela ABRES (Associação Brasileira de Estágios) em 2022, há no Brasil  1.892.458  alunos matriculados em cursos técnicos de educação profissional. 

Com uma série de opções para formação dentre  melhores áreas como, da saúde, gestão e tecnologia, cada vez mais o mercado de trabalho tem inserido e apoiado os profissionais de nível técnico. 

Para fazer curso técnico precisa ter ensino medio completo?

Saber se precisa ter o ensino médio completo para fazer um curso técnico é uma dúvida popularmente frequente, para quem deseja cursar uma formação profissional de nível técnico. 

No entanto, como descrito pelo Ministério da Educação (MEC) não é necessário ter ensino médio completo para fazer um curso técnico, é possível fazer de forma integrada ao ensino médio ou separadamente.

Mas para a obtenção do diploma do curso técnico, é necessário que o estudante tenha concluído o ensino médio e apresente o seu certificado de conclusão, caso o mesmo tenha iniciado a formação de nível técnico durante o ensino médio.

Como saber se o curso técnico é para você?

O curso técnico assim como qualquer outra formação profissional, capacita e prepara o aluno para exercer sua profissão aplicando teoria e prática do que se foi aprendido.

Com a constante evolução da educação, cada vez mais pessoas de todas as faixas etárias de idade tem buscado se capacitar, inserir ou recolocar no mercado de trabalho e também se realizar profissionalmente!

Quer saber se o curso técnico é para você? Confira este artigo com tudo que você precisa saber sobre o curso técnico!

É possível fazer uma graduação e curso técnico ao mesmo tempo?

A resposta para essa pergunta é sim! Algumas pessoas optam por cursar ambos em conjunto ou de forma EAD e assim ter uma aceleração profissional, através do seu processo de formação. 

A  graduação é uma formação de nível superior que pode ser iniciada apenas depois da conclusão do ensino médio, já o curso técnico pode ser iniciado de forma integral com o ensino médio ou após a conclusão do mesmo. 

Deste modo, é possível conciliar a graduação com o  técnico pois ambos se tratam de formações profissionais diferentes e uma formação não interfere na outra.

O estudante deve apenas se atentar ao optar por cursar duas formações profissionais no mesmo período de tempo, é ideal que se considere a organização dos horários e o planejamento de estudo dos cursos de acordo com o tipo da grade curricular cada um.

Segundo a Lei n°12.089/2009, é admissível que uma pessoa tenha matrícula concomitante em um curso de nível superior e outro de nível técnico em instituições públicas. O que a lei impede é que uma mesma pessoa não pode se matricular em mais de um curso superior em uma instituição pública.

Por sequência, é indicado que sempre consulte o regulamento ou regimento da instituição pretendida para evitar desentendimentos, antes de concorrer às vagas. 

mulher em pé com mochila nas costas e material de estudo em mãos

Quem tem diploma de graduação pode fazer curso técnico?

As pessoas que possuem diploma, seja ele de cursos bacharelados ou licenciaturas, também podem cursar uma formação profissional de nível técnico, algumas pessoas inclusive optam por cursos técnicos para especialização, se preparar para concursos ou para ter um aprendizado mais aprofundado sobre determinada área.

homem em pé de braços cruzados

Quantos tipos de cursos técnicos existem?

Existe apenas um pré-requisito para quem deseja cursar formação profissional de nível técnico, que é estar cursando ou já ter concluído o ensino médio.

Dessa forma, qualquer pessoa que atenda esses requisitos pode ingressar em qualquer um das três modalidades de curso técnico. 

três categorias diferentes de cursos técnicos, são elas: 

  1. Curso técnico integrado

O curso técnico integrado mescla o ensino médio com o técnico profissionalizante, é realizado logo após a conclusão do ensino fundamental, garantindo uma especialização profissional assim que o estudante concluiu o ensino médio tradicional;

  1. Curso técnico concomitante ou externo:

O curso técnico concomitante ou externo é realizado simultaneamente ao ensino médio, mas em instituições separadas, dessa forma o aluno recebe o diploma de conclusão do curso no final do período.

  1. Curso técnico subsequente ou profissionalizante:

O curso técnico subsequente ou profissionalizante é a formação voltada para aqueles que já concluíram o ensino médio e querem se destacar no mercado,uma alternativa para  graduados que se interessam pela área técnica. 

Ao optar por esse tipo de formação, o profissional graduado ganhará conhecimentos práticos sobre a área pretendida, o que pode ser um diferencial importante no currículo e para o mercado de trabalho.

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre formação profissional de nível técnico? A Proz ajuda você, confira agora nosso blog com tudo que você precisa saber sobre cursos técnicos!

A Proz é uma escola que oferece diversos cursos técnicos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) para áreas variadas como, da Saúde, Gestão e Tecnologia. Confira agora no site da Proz Educação sobre as formações profissionais. 

Categorias
Tags

Você também pode gostar

Carreira

Descubra como conseguir emprego sem experiência na área

Leia mais
Enfermagem

O que faz um enfermeiro do trabalho? Confira aqui!

Leia mais
Cursos

O que é especialização técnica e quando fazer?

Leia mais