O curso de Primeiros Socorros ensina as práticas de primeiros cuidados em casos de acidentes e mal súbito. Saiba mais!
Um curso de Primeiros Socorros tem como principal objetivo ensinar as técnicas de atendimento a emergências em situações de mal súbito ou acidentes.
Assim, com base nos conhecimentos adquiridos conseguimos ajudar, inclusive, salvar vidas, pois, em muitos casos, os primeiros socorros fazem toda a diferença para a sobrevivência de uma pessoa.
Pensando nisso, criamos este post para explicar o que são os primeiros socorros, como funciona esse tipo de curso, importância em adquirir esses conhecimentos e como escolher uma boa instituição. Confira!
Os primeiros socorros se referem às técnicas utilizadas em situações emergenciais para manter a estabilidade da vítima, de modo a preservar seus sinais vitais. Eles são essenciais e precisam ser feitos com agilidade e assertividade até a chegada da equipe de profissionais socorristas.
Embora os primeiros socorros possam ser realizados por uma ou mais pessoas, é muito importante manter a calma e evitar aglomerações em volta da vítima para não agravar a situação.
Os primeiros cuidados podem ser realizados em inúmeras situações cotidianas, como cortes, intoxicações, queimaduras, picadas de animais venenosos, entre outras situações. Em muitos casos, como os de engasgamentos, mal súbito, quedas, e acidentes em geral, a agilidade e a precisão fazem a diferença para a sobrevida da vítima.
Esse curso proporciona noções básicas de primeiros socorros, na prestação de atendimento a vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR), traumas musculoesqueléticos e obstruções de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) em crianças e adultos.
Um curso de qualidade proporciona aulas interativas, para que o aluno coloque em prática os conhecimentos adquiridos em sala, por meio de simulações realistas.
Em geral, um bom curso de Primeiros Socorros oferece uma estrutura completa com laboratórios e salas de aula e conta com professores experientes, inseridos no mercado de trabalho.
Ao final do curso o aluno recebe um certificado de conclusão do curso de Primeiro Socorros.
Em geral, os cursos básicos de primeiros socorros têm uma duração que pode variar entre 4 e 8 horas.
As disciplinas abordam os procedimentos que podem evitar o agravamento do estado da vítima e ajudar a salvar vidas em emergências até a chegada do atendimento médico profissional.
Em geral, um bom curso de Primeiros Socorros deve oferecer os seguintes conhecimentos:
Um curso de primeiros socorros pode ajudar a salvar vidas e evitar que pessoas tenham agravamento das condições de saúde em casos de acidentes e mal súbito. Qualquer coisa que aconteça, como quedas, ataques cardíacos, choques elétricos ou paradas respiratórias, é importante procurar ajuda logo!
Dessa forma, ter conhecimentos técnicos sobre o assunto é fundamental. Segundo especialistas, nos casos de parada cardíaca, a cada minuto que a pessoa fica sem massagem cardíaca, tem uma redução de 10% em suas chances de sobrevivência. Após esse tempo sem socorro, as possibilidades de sobrevida são mínimas.
Caso a vítima consiga sobreviver, há uma grande probabilidade de sofrer sequelas neurológicas muito graves. É por isso que sempre ouvimos dizer que o tempo é um fator determinante em casos de emergência.
Já nos casos de engasgamentos com uma bala, pedaço de carne ou qualquer outro tipo de alimento, ou objeto, se os primeiros socorros não forem realizados nos primeiros cinco a 10 minutos, há uma grande possibilidade de o engasgo evoluir, inevitavelmente, para uma parada cardíaca.
Nesse sentido, independentemente da área de atuação, esse curso é muito importante para conseguir ajudar pessoas em emergências, permitindo, muitas vezes, salvar suas vidas.
O curso de Primeiros Socorros pode ser feito por qualquer pessoa, independentemente da sua formação ou área de atuação, que goste de cuidar e ajudar o outro, que consegue se manter calma em situações adversas e quer aprender a prestar atendimento emergencial.
Esse curso se torna ainda mais importante para a capacitação de brigadistas, socorristas, técnicos em enfermagem e demais profissionais da área da saúde que sentem a necessidade de aprimorar suas técnicas.
Em geral, para se inscrever, basta ter concluído o Ensino Fundamental e ser maior de 16 anos.
Além de proporcionar conhecimentos muito importantes que podem ajudar a salvar vidas, esse curso também ajuda ampliar o currículo de profissionais de qualquer área, aumentando suas habilidades e competências, bem como suas chances de entrada no mercado de trabalho.
Isso porque muitas empresas estão reconhecendo a importância desses conhecimentos e dando maior credibilidade aos colaboradores que já adquiriram o treinamento básico sobre primeiros socorros.
Há também aquelas profissões para as quais são exigidas noções de primeiros socorros, como os condutores que trabalham com transporte de passageiros. Nesses casos, o curso passa a ter um caráter obrigatório, sendo fundamental contar com um aprendizado de qualidade.
Dessa forma, além de contribuir para um crescimento no mundo corporativo, o curso de Primeiros Socorros prepara a pessoa para novos desafios e responsabilidades, ajudando no crescimento individual.
Para escolher um curso ideal de Primeiros Socorros é importante verificar os conhecimentos oferecidos, como recursos, estrutura da instituição de ensino, corpo docente e certificação aos concluintes.
Exemplo disso, é o curso da Proz Educação, que oferece as disciplinas priorizando a prática, conta com uma boa estrutura e professores com vasta experiência, inseridos no mercado de trabalho. Além disso, oferece certificado ao final do curso.
Como você viu, o curso de Primeiros Socorros é muito importante, pois capacita as pessoas para ajudar vítimas de acidentes ou mal súbito, podendo contribuir para salvar vidas. Para fazer o curso, basta ter o Ensino Médio completo e buscar por uma boa instituição de ensino, como a Proz Educação.
Gostou de saber mais sobre o curso? Aproveite o curso técnico de enfermagem da Proz e saia com o certificado em primeiros socorros. Saiba mais!