Ainda não é aluno? 
>

Estágio técnico em Radiologia: tudo sobre essa etapa de formação!

Estágios

Estágio técnico em Radiologia: tudo sobre essa etapa de formação!

Estagiário de Radiologia vai aprender na prática a manusear equipamentos modernos como Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética.

O estágio é uma das etapas mais esperadas pelos estudantes de curso técnico e também uma das mais importantes. É no estágio que o aluno tem contato com o dia a dia da profissão e todos os seus desafios, tendo real noção de como é a prática da área escolhida.

Para o técnico em Radiologia, essa é a oportunidade de começar a vida profissional com o pé direito. Demonstrando dedicação e comprometimento, o estudante pode sair com um emprego garantido ou, pelo menos, com uma boa rede de relacionamentos que irá ser bastante útil ao longo da carreira.

Para realizar o curso e estar apto a estagiar, é preciso ter, no mínimo 18 anos e já ter concluído o ensino médio. Após o estágio e finalizada toda a carga horária, o estudante recebe um certificado de técnico em nível médio, com validade nacional.

Neste artigo, vamos falar tudo sobre o estágio do técnico em Radiologia. Dividimos este conteúdo em tópicos sobre:

  • Funcionamento;
  • Tempo de duração;
  • Atribuições do estagiário;
  • Remuneração.

Confira!

Como é o estágio do Curso Técnico em Radiologia?

O objetivo do Curso Técnico em Radiologia é ensinar o estudante a operar as máquinas de Raios-X e lidar com os equipamentos mais modernos como Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética.

Dessa forma, durante os meses de estágio, o estudante terá a oportunidade de auxiliar o radiologista responsável a manejar equipamentos, posicionar pacientes, cadastrar os dados pessoais de usuários, entre outras funções.

Para cada uma delas, é importante cuidado, ética e atenção na execução para evitar erros que podem comprometer a sua imagem profissional. Uma dica interessante é ter um livro de bolso para consultar os procedimentos necessários para cada equipamento.

Lembre-se: o estágio é sempre uma oportunidade para sanar quaisquer dúvidas com o técnico responsável.

O estágio supervisionado é uma etapa obrigatória do Curso Técnico em Radiologia. Para a conclusão, o estagiário deverá preencher um relatório a ser avaliado pelo tutor da disciplina. Sem esse documento, o aluno não poderá concluir o curso e receber o certificado.

tecnica em radiologia
Foto: Freepik

Quanto tempo dura o estágio técnico em Radiologia?

Segundo a legislação brasileira, os estágios técnicos podem ter carga horária diária entre 4h e 6h, não podendo ultrapassar 30 horas semanais.

Normalmente, as empresas optam por contratar estagiários por um ano, prolongando o prazo até o estudante concluir as 400 horas obrigatórias para o curso. No entanto, não é possível renovar o contrato por mais de dois anos.

Caso a empresa contratante deseje manter vínculo além desse prazo, será necessário contratar o profissional por meio de algum regime previsto pela lei trabalhista vigente.

Quanto é a remuneração de estágio?

Os estágios técnicos obrigatórios, previstos pela legislação, têm remuneração facultativa. Isso significa que o pagamento ou não da bolsa-auxílio vai depender da vontade da empresa contratante. Sendo uma disciplina, não há obrigatoriedade de remuneração por parte da empresa.

Já para os estágios não obrigatórios, é necessário o pagamento de uma bolsa-auxílio cujo valor deverá ser acordado entre o estudante e o contratante através de um Termo de Compromisso de Estágio. Os valores podem chegar a R$ 2 mil, segundo apuração feita em junho de 2022.

Um dado importante é que, mesmo sem o vínculo empregatício, o estagiário tem direito a um recesso remunerado de 30 dias a cada 12 meses trabalhados e ao Seguro de Acidentes Pessoais, com valores compatíveis ao mercado.

Onde posso estagiar?

O estudante de Radiologia que deseja estagiar pode buscar vagas em hospitais, clínicas especializadas em exames de imagens, clínicas odontológicas, veterinárias e até na indústria e na engenharia.

Curso técnico na Proz Educação

Confira o Curso Técnico em Radiologia que a Proz oferece que conta com toda uma infraestrutura especializada e professores de excelência, prontos para garantir a você a melhor formação técnica!

Categorias
Tags

Você também pode gostar

Carreira

Descubra como conseguir emprego sem experiência na área

Leia mais
Enfermagem

O que faz um enfermeiro do trabalho? Confira aqui!

Leia mais
Cursos

O que é especialização técnica e quando fazer?

Leia mais