Aspirante a estagiário deve ficar de olho nas vagas e regras de estágio das empresas que mais lhe interessa
Quem se matricula no Curso Técnico de Segurança do Trabalho sabe que o estágio é parte importante da grade curricular e deve ser realizado com responsabilidade e comprometimento.
Desde o primeiro mês de curso até após a sua conclusão, o estudante pode realizar o estágio. Quanto antes começar a buscar, maiores as chances de conseguir boas vagas.
Antes de sair em busca de uma oportunidade, é importante que você saiba que o seu histórico de aluno é fundamental para a sua imagem profissional. Participar das aulas, cumprir os prazos do trabalho e ser responsável faz a diferença.
O estagiário deverá ficar de olho nas vagas e regras de estágio das empresas que mais lhe interessa.
Mas como é o estágio técnico em Segurança do Trabalho? Qual é a remuneração? Onde é possível trabalhar? Por que é importante fazer estágio?
Essas e outras perguntas serão respondidas a seguir. Continue a leitura!
A Lei do Estágio estabelece que a jornada de trabalho deve durar 6h diárias, não ultrapassando as 30h semanais. O contrato, por sua vez, não pode extrapolar dois anos com a mesma empresa, com exceção dos estudantes com deficiência.
Durante esse tempo, o estagiário será desafiado a auxiliar na realização de atividades como:
Importante que todas as funções bem como a jornada de trabalho, tempo de duração do contrato, recesso remunerado, possibilidade de redução de jornada em período de provas e demais regras e protocolos do cargo sejam descritos no Termo de Compromisso de Estágio. Esse documento deve ser assinado entre a instituição de ensino, o estudante e a empresa contratante.
Quanto à remuneração, os estágios obrigatórios só pagam a bolsa-auxílio se o contratante assim desejar. Sendo uma disciplina obrigatória do curso, a legislação coloca o pagamento como facultativo.
Segundo o site Vagas.com, a média salarial para Estagiário Técnico em Segurança do Trabalho no Brasil é de R$ 1.043,00.
A boa notícia para o estudante do Curso Técnico em Segurança do Trabalho é que as opções de estágio são variadas, afinal, a legislação brasileira obriga toda empresa que trabalha em regime CLT a ter um técnico de segurança do trabalho contratado.
Sendo assim, as oportunidades de estágio (bem como as de emprego) aumentam bastantes, não só na construção civil, como no agronegócio, em hospitais, no comércio, entre outros setores.
Foto: Freepik
O estágio é uma importante vitrine profissional para o estagiário técnico em Segurança do Trabalho. São 6h diárias em que o estudante tem a oportunidade não só de testar seus conhecimentos, mas de mostrar seu comprometimento com a profissão.
Responsabilidade, pontualidade e dedicação são fundamentais para que essa disciplina seja apenas o primeiro degrau da escada profissional do técnico em Segurança do Trabalho.
É durante esse tempo que o aluno adquire a experiência necessária para entrar no mundo do trabalho em vantagem, já garantindo um nível mínimo de experiência – sempre exigido pelos contratantes.
Um bom desempenho no estágio, mesclado com boas relações interpessoais com colegas e superiores, rende indicações, parcerias ou mesmo a tão sonhada contratação assim que o diploma estiver em mãos.
O estágio é uma importante etapa da formação profissional, pois é quando o estudante tem contato com os desafios cotidianos da profissão. É durante esse período que ele entende, de fato, como as coisas funcionam para além da teoria.
Mas o mais importante do estágio é o que não está nos livros: a parte de relacionamentos interpessoais. Desenvolvimento de uma boa comunicação clara e assertiva, proatividade e respeito à hierarquia são algumas das habilidades desenvolvidas.
Dessa maneira, essa oportunidade não deve ser desperdiçada pelo estudante.
Na Proz Educação temos um Curso Técnico em Segurança do Trabalho feito sob medida para você que quer entrar no mercado para vencer!
Nossos professores são altamente qualificados, contamos com uma infraestrutura ampla e equipamentos modernos para fazer de você um(a) profissional de excelência.
Nossa equipe conecta os estudantes com as melhores vagas de estágio e auxilia na conquista do primeiro emprego.
Além do curso técnico em Segurança do Trabalho, a Proz Educação oferece outros cursos na área de Gestão, Saúde e Tecnologia, além de algumas especializações técnicas.
Faça agora a sua matrícula no Curso Técnico em Segurança do Trabalho!