O Brasil é o terceiro país que mais consome produtos e procedimentos de beleza. Entenda a importância dos aparelhos de estética nesse mercado!
O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países que mais consomem produtos e fazem procedimentos estéticos no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da China.
Nesse sentido, é esperado que esse seja um dos mercados que mais crescem e geram lucros atualmente, em especial no que diz respeito a procedimentos estéticos.
O investimento em aparelhos de estética por parte das clínicas passa a ser um caminho importante para acompanhar os avanços e oferecer serviços de mais qualidade ao público.
Os benefícios proporcionados por esses equipamentos são vantajosos não apenas para quem trabalha com eles, mas também para os pacientes. Eles têm a chance de contar com tratamentos específicos, indolores e eficazes.
Ficou interessado? Continue a leitura e fique por dentro de tudo sobre os aparelhos estéticos, sua utilidade, benefícios e novidades do mercado!
São equipamentos usados para cuidar e tratar questões associadas à aparência ou, em determinados casos, à saúde de uma pessoa.
Os aparelhos de estética são desenvolvidos para facilitar procedimentos estéticos, tornando-os menos dolorosos, mais rápidos e padronizados em sua qualidade.
Existem, ainda, aqueles que são fundamentais para o suporte nos tratamentos, como macas confortáveis, bancos, cadeiras, mesas auxiliares e mais.
Nesse conjunto de aparelhos de estética, estão incluídos desde equipamentos mais básicos de consultório até os mais modernos e tecnológicos. Alguns exemplos de procedimentos que podem ser tratados são:
Os recursos que possibilitam tais tratamentos podem fazer a diferença para um procedimento bem executado. É importante lembrar que o profissional de estética é indispensável no manuseio, regulagem e operação desses materiais.
Os estudos acerca da estética estão em constante evolução, com foco na melhoria das metodologias e na oferta de resultados que possam ser significativos.
As tecnologias utilizadas nesse ramo se propõem a ser focadas em trazer melhorias para a face e o corpo.
O investimento constante em tecnologia pode oferecer tratamentos mais específicos, minimizar o desconforto dos clientes e proporcionar resultados com mais qualidade.
Vale ressaltar, ainda, que existem procedimentos estéticos aplicados para proporcionar mais qualidade de vida e amenizar sintomas de algumas doenças. Dessa maneira, o campo da estética está para além da aparência física.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), estima-se que 1,5% do orçamento das famílias é direcionado a gastos em produtos e serviços do setor de estética.
Vale lembrar também que, desde 2011, o autocuidado tem sido uma prática abordada entre os principais órgãos de saúde.
Há mais de 10 anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o dia 24 de julho como Dia Internacional do Autocuidado. O intuito é conscientizar e engajar as pessoas na tomada de decisões em relação à própria saúde e ao bem-estar.
Segundo a Abihpec, entre 2014 e 2019, o mercado de beleza e estética cresceu 527% no Brasil.
Até o final de 2022, a previsão é que o mercado se mantenha em ascensão, principalmente devido a mudanças importantes no comportamento do consumidor desde 2020.
Para o Instituto Segmenta, os últimos dois anos afetaram a maneira como as pessoas veem os serviços e produtos que estão atrelados ao autocuidado, como os procedimentos estéticos.
Assim, as principais tendências do mercado de beleza e estética incluem:
A busca por uma beleza natural tem se intensificado e tende a crescer ainda mais nos próximos anos.
Conforme relatório do Pinterest Predicts, essa tendência ganhou força depois de se popularizar na internet, principalmente ao cair no gosto de atrizes como Marina Ruy Barbosa e Bruna Marquezine.
A expectativa é que essa onda se consolide entre os consumidores e aumente a procura por tratamentos e produtos capazes de evidenciar a beleza natural.
Para as clínicas de estética, o movimento representa uma oportunidade de investir em tecnologias que ofereçam bons resultados mesmo não sendo invasivas e radicais.
O Raytrace, por exemplo, propõe tratar com resultados eficazes, mas também com recuperação rápida em comparação a outros equipamentos. Essa é uma solução para tratamentos como:
Em relação à estética íntima, trata-se de outra tendência que ganhou força nas redes sociais. O termo faz referência aos procedimentos que proporcionam melhorias na aparência da região íntima, como depilação, tratamentos para melhora da flacidez e clareamentos.
Algumas tecnologias já operam na busca por soluções para estética íntima, como a Enygma X-Orbital. Aplicada somente por ginecologistas, é indicada para o cuidado de condições estéticas e funcionais.
Para além da qualidade, as tendências do mercado de estética também incluem a percepção do consumidor em relação às pautas que envolvem as minorias.
Nesse sentido, é importante que tratamentos inclusivos estejam disponíveis, ou seja, capazes de atender a todos sem distinção racial, social ou de gênero. Esse passa a ser, portanto, um diferencial para as clínicas e empresas do setor.
A depilação a laser com o Crystal 3D pode ser usado com todo tipo de cliente, mesmo aquele com pele bronzeada ou negra — ao contrário de muitos aparelhos de estética que, por segurança, não podem ser aplicados em indivíduos com fototipos de pele mais altos devido ao risco de queimadura.
Já os procedimentos personalizados devem ser uma aposta para as clínicas de estética nos próximos anos, pois os consumidores têm optado cada vez mais por soluções que sejam feitas para eles.
Um exemplo é o HIPRO, aparelho considerado um avanço em relação ao Ultrassom Microfocado de Alta Intensidade.
Ele possui uma tecnologia mais moderna e design funcional, permitindo que os profissionais apliquem o tratamento de acordo com as necessidades de cada cliente.
Como a área acompanha a evolução do mercado, a aparelhagem utilizada nos procedimentos também passa por atualizações tecnológicas.
Nesse sentido, confira alguns dos principais benefícios da modernização nesse setor:
A tecnologia de resultado é a primeira vantagem que pode ser observada nos aparelhos de estética. Diversos segmentos estão passando por transformações e adotando novas tecnologias, inclusive de estética.
Nesse sentido, além de ser benéfico para os empreendedores, a modernização costuma agradar também os pacientes por apresentar melhores resultados.
Graças ao avanço tecnológico acompanhado pelos aparelhos, procedimentos menos invasivos são possíveis. As pessoas estão mais interessadas em procedimentos estéticos indolores e eficazes.
Assim, os métodos mais modernos são elaborados com o propósito de oferecer comodidade aos clientes. Nesse cenário, obter mais de um resultado de uma só vez é uma meta alcançável.
Algumas das novas tecnologias permitem que o profissional trabalhe em mais de uma região do corpo do paciente ou, ainda, podem oferecer mais de um tipo de tratamento ao mesmo tempo.
O benefício da maior rentabilidade certamente interessa (e muito) os esteticistas e profissionais que atuam nessa área de modo geral. Equipamentos modernos encabeçam um ciclo de melhores resultados, maior tecnologia, maior procura e pouca manutenção.
Equipamentos modernos = melhores resultados > alta tecnologia > maior procura > menor manutenção
Com isso, os profissionais podem otimizar suas agendas, atender a mais clientes e, consequentemente, aumentar o faturamento da clínica ou estabelecimento semelhante.
Outro benefício da tecnologia aplicada a aparelhos de estética é a satisfação do público. Além de atrair a atenção das pessoas para o negócio, a modernização garante resultados mais visíveis e saudáveis.
Como consequência, os clientes ficam mais satisfeitos e as chances de que comentem e façam propaganda daquele serviço para outras pessoas aumentam.
Agora que você já sabe o que são e qual a utilidade dos aparelhos de estética, é a hora de se profissionalizar na área!
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