Ainda não é aluno? 
>

Áreas da logística: conheça quais são as principais

Gestão

Áreas da logística: conheça quais são as principais

Conhecer as principais áreas da logística contribuirá de forma significativa para que você entenda se é uma profissão adequada ao seu perfil. Saiba mais!

Ao identificar quais são as profissões que mais se adequam ao perfil, é preciso entender também as áreas existentes dentro dos cargos disponíveis para avaliar se você se interessa em trabalhar em alguma delas.

Dessa forma, as chances de fazer a escolha certa aumentam consideravelmente, uma vez que você vai se informar bastante sobre o mercado, a atuação e como poderia exercer suas funções quando já estiver em alguma empresa.

Neste material, a gente explica brevemente sobre as principais áreas da logística e as características de cada uma delas. Continue a leitura e saiba mais!

Qual é a importância do profissional de logística para a empresa?

Antes de explicarmos quais são as diferentes áreas da logística que você pode trabalhar em sua carreira, é interessante entendermos qual é a importância que esse profissional tem para as empresas de modo geral. Ao analisarmos esse cargo, é preciso levar em consideração que ele pode estar em diferentes áreas de um negócio de qualquer tamanho. Ou seja, você encontrará pessoas com essa função tanto em pequenas quanto em grandes empresas.

No setor industrial, por exemplo, um operador de logística vai atuar na integração de todas as áreas do negócio, desde o momento em que os insumos para a produção chegam na empresa até a disponibilidade do produto ao cliente.

Já no comércio, também há a possibilidade de trazer profissionais que entendam da área para que possam lidar com as atividades de deslocamento e armazenamento de mercadorias, controle de estoque, processamento de pedidos, entre outros tópicos que estejam ligados à distribuição de produtos.

Quando o negócio conta com um profissional competente, os benefícios que ela pode usufruir são vários, como:

  • maior agilidade para os processos do negócio como um todo;
  • redução da ocorrência de falhas em diferentes etapas;
  • redução de desperdícios, uma vez que o controle de estoque é mais eficaz;
  • maior credibilidade para a empresa;
  • mais confiabilidade por parte dos clientes, uma vez que as entregas são feitas no prazo, entre outros.

Quais as principais áreas da logística?

Agora que você já sabe porque uma empresa deve contar com um profissional como esse, vamos explicar quais são as principais áreas e suas atribuições para que você identifique quais delas melhor combinam com o seu perfil. Confira!

Armazenagem

A área de armazenagem é a responsável por entender quais são as melhores práticas para que os produtos fiquem dispostos em um negócio. Deve-se levar em consideração que, para que haja maior efetividade das entregas, os itens devem estar em locais que facilitem o escoamento, além de levar em consideração a conservação dos produtos e das matérias-primas do negócio.

Para isso, o profissional vai levar em consideração qual é a dimensão dos espaços, qual é a localização mais adequada (principalmente para os produtos mais estratégicos), qual é a climatização do local, entendendo como poderia agir para reduzir custos do negócio e também aumentar a produtividade de todo o time.

Estoque

A gestão de estoque é um dos tópicos mais importantes para a empresa quando se refere à logística. Por meio dela, o negócio tem a oportunidade de implementar melhorias de processos, auxiliar no planejamento financeiro, além de reduzir erros e ter uma garantia de que os itens serão encaminhados para o cliente no prazo correto, o que previne contra prejuízos e insatisfação dos clientes.

O profissional que atua nessa área deve prezar pela organização, sendo responsável por um gerenciamento que garanta os insumos necessários para suprir demandas de atendimento aos clientes, buscando o equilíbrio entre o que já tem disponível no armazenamento e o que deve ser adquirido levando em conta as demandas.

O profissional vai, então, elaborar ações que sejam estratégicas para a empresa, entender a complexidade das demandas dentro desse setor, realizar previsão de demanda e produzir relatórios de análises sobre o que a empresa adquire e o que é escoado dentro de determinado período.

Processamento de pedidos

Em uma empresa, também há a necessidade de a pessoa responsável por logística ter um olhar mais atento para o processamento de pedidos. Em uma organização, especialmente aquelas que contam com loja virtual, é necessário que haja o controle dos pedidos realizados, prazo de entrega estipulado, deslocamento entre sedes do negócio, entre outros pontos que contribuam para que tudo esteja de acordo com o que foi repassado ao cliente com o intuito de contar com expectativas mais alinhadas.

Em lojas que oferecem esse tipo de serviço, é preciso preocupar-se com a questão das entregas pelo fato de que um dos pontos que mais gera insatisfação entre as pessoas está ligada ao atraso dos pedidos. Dessa forma, o profissional de logística atua verificando processos e identificando melhorias com ferramentas e mudanças de rota sempre que necessário.

Transporte

O profissional de logística atua ainda em processos relacionados ao transporte, de modo que haja um bom funcionamento de todos os colaboradores que atuam na área, assegurando tanto a entrada de insumos quanto o deslocamento de produtos assim que o cliente fizer a solicitação.

É essa pessoa que será responsável por identificar se é mais viável para a realidade do negócio ter uma frota própria ou fazer a contratação de uma transportadora, levando em consideração tanto a qualidade das entregas dentro do prazo e sem avarias quanto às necessidades do próprio negócio.

Quem estiver à frente da área de transportes também vai lidar com desenho de rotas, custos para a entrega dos produtos, entendimento sobre o quão vantajoso está sendo o serviço, entre outros tópicos que aliem o setor logístico à estratégia do negócio.

Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre as diferentes áreas da logística, quais são as características de cada uma delas e como esse profissional pode contribuir para um negócio. Se você deseja se qualificar para trabalhar nessa frente, contar com um curso técnico poderá garantir que você se aprofunde no assunto e consiga estar no mercado de forma mais facilitada.

Para conhecer um pouco mais sobre a área, conheça nosso curso Técnico em Logística e capacite-se nessa área que só cresce!

Categorias
Tags

Você também pode gostar

Carreira

Descubra como conseguir emprego sem experiência na área

Leia mais
Enfermagem

O que faz um enfermeiro do trabalho? Confira aqui!

Leia mais
Cursos

O que é especialização técnica e quando fazer?

Leia mais