O que é ética? Veja como ela é essencial no seu dia a dia

Uma postura profissional de comprometimento com colegas e chefia é responsável por conquistar credibilidade no ambiente de trabalho. Mas você precisa entender o que é ética muito antes de chegar ao mercado.
Ainda no período estudantil, é necessário aprender a importância de se ter a ética como um pilar da vida pessoal e da carreira. Ela é um dos principais diferenciais para construir bons relacionamentos, ser respeitado e conviver de forma saudável na sociedade.
Uma postura ética pode abrir portas, consolidar uma imagem de confiança e contribuir para o sucesso profissional e pessoal. Mas você sabe por onde começar?
Quanto mais cedo se entende a importância de ser uma pessoa ética em tudo o que se propõe a fazer, maior será o tempo para colocar em prática essa conduta.
Neste conteúdo, vamos falar mais sobre o que é ética, quais os seus principais fundamentos e como aplicá-la no seu dia a dia. Confira!
O que é ética?
O conceito de ética foi desenvolvido na Grécia Antiga, durante o século V a.C, por pensadores gregos que estudavam o comportamento humano.
Em meio ao contexto de reflexões sobre a convivência em sociedade, eles entenderam a ética como um caminho para conquistar a plenitude e o bem-estar social.
O termo “ética” é derivado da palavra grega ethos, que pode ser traduzida como “caráter”, “modo de ser”.
Na prática, a ética pode ser compreendida como o conjunto de princípios que norteiam a conduta das pessoas na vida em sociedade.
O que é ética profissional?
A partir das definições citadas, podemos compreender a ética profissional como um conjunto de princípios básicos que norteiam o exercício da profissão.
Como exemplos, temos:
- Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem: reúne os princípios para a atuação do profissional enfermeiro, parteira, auxiliar e técnico em Enfermagem
- Código de Ética Farmacêutica: é o documento que aborda a conduta do profissional farmacêutico e demais inscritos no conselho, como o técnico em Farmácia, técnico em análises clínicas e auxiliares
- Código de Ética dos Profissionais de Administração: orienta o comportamento dos profissionais da área, como o administrador, o técnico em Administração e o auxiliar administrativo
- Código de Ética Profissional do Contador: estabelece a conduta a ser seguida tanto pelo contador quanto pelo técnico em Contabilidade
Advogados, jornalistas, médicos, pedagogos, psicólogos e outros profissionais têm um código de ética específico à regulação da conduta e disseminação dos princípios para o exercício da profissão.


Para que a ética serve?
Os princípios éticos apontam o caminho a ser seguido por quem busca manter um comportamento responsável, justo e transparente.
No ambiente de trabalho, saber o que é ética e aplicá-la no dia a dia são diferenciais que separam os bons e os maus profissionais.
Quais são os tipos de ética?
Os estudos apontam dois tipos de exercício da ética:
- Ética por coerção: consiste na adoção de uma postura ética por prevenção às possíveis penalidades que podem ser aplicadas
- Ética por convicção: é praticada de forma natural, como reflexo de conscientização.
Independentemente da motivação, é por meio da ética que se mantém as melhores práticas de convivência em sociedade.
Ética no dia a dia
E o que é necessário para estabelecer uma postura ética no dia a dia? Algumas ações contribuem para essa conduta. Confira:
- ações e comportamentos que prezam pelo bem-estar em sociedade;
- obediência às regras e normas sociais;
- respeito ao próximo;
- honestidade;
- cooperação;
- educação.
Nesse sentido, é necessário não realizar práticas antiéticas no dia a dia, como:
- não devolver objetos que foram emprestados;
- ter atitudes contrárias às leis;
- ser ofensivo ou grosseiro;
- obter vantagens ilícitas;
- sonegar impostos;
- furar fila;
- mentir.


Como manter a ética na profissão?
A ética na profissão pode ser construída a partir de duas ações simples:
- levar a conduta ética do dia a dia para o ambiente de trabalho;
- seguir as normas estabelecidas pelo código de ética da profissão.
Dessa forma, um profissional ético é:
- colaborativo com a equipe: troca experiências e conhecimento, ajuda os colegas, mantém bons relacionamentos interpessoais e trabalha bem em equipe;
- educado e respeitoso no trato com todas as pessoas no ambiente de trabalho, independente da posição que elas ocupam;
- comprometido com as normas estabelecidas pelo código de ética da profissão;
- respeitoso às regras internas estabelecidas pelo local de trabalho;
- honesto em suas ações.
Além disso, ele não comete infrações e irregularidades no ambiente de trabalho.
O que é ser um profissional antiético?
O profissional antiético é aquele que não preza por um bom convívio com os colegas, não obedece às regras estabelecidas para o exercício da profissão e não respeita as normas internas do local de trabalho.
Entre as principais condutas antiéticas, podemos citar:
- obtenção de vantagens de forma ilícita;
- assédios moral e sexual;
- corrupção;
- mentiras;
- fraude;
- roubo.
Essas ações precisam ser denunciadas e investigadas. Caso sejam confirmadas, os responsáveis deverão ser punidos.
Proz Educação garante uma formação ética aos alunos
A Proz Educação se preocupa com a formação ética dos seus alunos. Todos os cursos técnicos da escola têm a chancela do Ministério da Educação (MEC).
Além disso, a Proz reúne um time de professores qualificados que divide os conhecimentos teóricos e as experiências práticas do mercado com suas turmas.
Venha receber uma educação de qualidade e excelência. Acesse o site da Proz Educação e matricule-se já!
