Você terminou a graduação recentemente e não sabe o que fazer? Entenda o que é trainee e o que o programa pode agregar a sua carreira!
Você já participou de um programa trainee? Além de uma experiência enriquecedora para a vida profissional, ele oferece a oportunidade de conquistar uma vaga de emprego.
O programa costuma ser oferecido por grandes empresas que estão em busca de profissionais recém-formados ou prestes a se formar para integrar o quadro de colaboradores.
A proposta é, durante um período determinado, treinar os profissionais por meio de uma imersão no dia a dia da empresa. Ao final, aqueles que apresentam um bom desempenho são contratados.
A participação como trainee já é um diferencial para o currículo. Isso porque o processo seletivo tende a ser mais exigente e com um número maior de etapas, incluindo dinâmicas, entrevista individual e em grupo com todos os participantes, provas e apresentação para os gestores da empresa.
Após a seleção, a imersão na empresa contribui para adquirir e aprofundar conhecimentos sobre o ambiente corporativo, o que também torna-se um diferencial para o profissional.
Afinal, o que é trainee? Como se candidatar para esse tipo de programa? O que é preciso para participar? Você encontra a resposta para essas e outras dúvidas neste texto. Boa leitura!
Trainee é um termo em inglês que pode ser traduzido como “estagiário”. No Brasil, porém, a palavra é usada para se referir aos profissionais que estão em treinamento para ocupar cargos em uma empresa.
Durante esse período, o profissional pode circular pelos diferentes setores da companhia para conhecer o funcionamento e os processos como um todo.
O trainee tem uma carga maior de responsabilidades e está em constante processo de avaliação. Após o término do programa, haverá a definição sobre a sua contratação.
Uma dúvida comum, causada também pela tradução do termo trainee, é sobre as diferenças desse tipo de programa para o estágio. Veja as principais:
O programa trainee é direcionado para estudantes que estão no último ano da graduação ou que já se formaram, no máximo, há dois anos.
Já o estágio é voltado para alunos de cursos técnicos, graduação e pós-graduação que estejam em qualquer período da formação.
O estágio busca complementar a formação do estudante, oferecendo a vivência prática do que é visto em sala de aula. O trainee, porém, tem como foco a capacitação profissional para a atuação dentro da empresa.
O processo seletivo para ser um trainee é mais rigoroso, sendo constituído de diferentes etapas e pré-requisitos, como o conhecimento em outro idioma. A seleção de estágio é feita de forma mais simplificada.
O prazo de estágio é de, no máximo, dois anos, estabelecido pela Lei nº 11.788/2008. Já a duração do trainee é determinada pelas empresas que oferecem o programa.
O objetivo do estágio não é a contratação do estudante, até porque ele pode estar em início de graduação. Obviamente, a probabilidade de um estagiário ser contratado é sempre maior do que a de quem não o fez, mas não há obrigatoriedade das empresas em fazê-lo.
O programa trainee tem como objetivo contratar novos profissionais para a empresa. A admissão pode não ocorrer caso o candidato não se mostre apto durante o período de imersão e avaliação, mas o propósito desse tipo de treinamento é prepará-lo.
Agora que você já sabe o que é trainee e as diferenças desse tipo de programa para o estágio, deve estar se perguntando o que é necessário para se candidatar.
Não há uma resposta certa, pois cada empresa vai definir um perfil de profissional que melhor atende o seu modelo de negócios e os seus objetivos. No entanto, algumas características gerais podem ajudar a conquistar uma vaga como trainee. Veja:
Alguma dicas para ajudar você a se tornar um trainee:
O salário de um profissional trainee varia de acordo com a empresa e a atividade que ela exerce. Confira a estimativa feita pelo portal Seja Trainee sobre a média salarial para algumas áreas:
Como mencionamos, há muitos benefícios no programa de trainee. Podemos destacar as principais:
Você pode começar a se preparar para uma carreira de sucesso na Proz Educação! O curso técnico é um diferencial para o currículo em qualquer tipo de processo seletivo.
A formação técnica atesta que o candidato não só tem o conhecimento teórico, como também já viveu uma experiência prática direcionada para atender as demandas do mercado de trabalho.
Além disso, a formação contribui para o desenvolvimento de habilidades exigidas pelas empresas. Visite o site da Proz Educação e faça já a sua matrícula!