Soft skills são habilidades comportamentais capazes de oferecer muitas vantagens a um profissional. Saiba mais!
Você sabia que habilidades emocionais também podem te ajudar a conquistar oportunidades no mundo profissional? O mercado de trabalho vem se modificando ao longo dos anos, fazendo com que competências como essas sejam cada vez mais valorizadas.
Segundo um estudo realizado pelo site de recrutamento CareerBuilder, 77% das empresas acreditam que características do âmbito social e emocional são tão importantes quanto as técnicas no dia a dia de trabalho.
Ter habilidades assim pode ajudar estudantes em diversas áreas, não somente naquelas que trabalham com o imaginário. Até quem atua ou faz curso técnico na área de Tecnologia, por exemplo, pode obter vantagens com conhecimentos do tipo.
Essas características são chamadas de soft skills e podem representar um grande diferencial no currículo de qualquer profissional.
Ficou curioso para saber mais sobre essas habilidades e como elas podem te auxiliar no mercado de trabalho? Siga a leitura e entenda:
Soft skill é um termo em inglês que, se for traduzido ao pé da letra, significa “habilidade macia”. No entanto, a expressão utilizada no vocabulário da língua inglesa se refere às habilidades interpessoais.
Sendo assim, soft skills se referem às características pessoais e emocionais de uma pessoa. Essas habilidades podem influenciar diretamente a dinâmica da rotina de estudo.
Profissionais e estudantes com soft skills conseguem ter um desempenho mais positivo em suas atividades. Um dos principais exemplos de uma competência comportamental é a comunicação assertiva.
Pessoas com essa característica são capazes de se expressarem bem e ouvirem com atenção o que é transmitido. Esse aspecto é bastante valorizado pelas empresas, pois significa facilidade de realizar trabalhos em equipe.
A resiliência também é um exemplo clássico de soft skill. Essa habilidade está relacionada à forma que o indivíduo reage a decisões sob pressão e feedbacks negativos. Pessoas resilientes compreendem as falhas e criam novos caminhos para obter resultados, desejando sempre alcançar o crescimento.
Além desses exemplos, também é possível citar a seguintes características como soft skills:
Desenvolver soft skills é uma jornada individual e pode ser um processo difícil para algumas pessoas. Isso porque essas habilidades fazem parte do cotidiano e da forma como nos expressamos para os outros.
No entanto, é possível desenvolvê-las a partir de um feedback recebido. Para isso, peça ao seu empregador para apontar soft skills que você deve trabalhar para alcançar o desenvolvimento profissional e pessoal.
Durante esse processo, é preciso direcionar um olhar atento para si mesmo, buscando entender como e por qual razão essas características precisam ser fortalecidas.
Se o feedback indicar que é necessário investir em trabalho em equipe, por exemplo, isso significa que você apresenta uma certa dificuldade em lidar com outras opiniões durante as atividades. Dessa forma, vale a pena tentar ser mais paciente, receptivo e aberto a ouvir seus colegas.
Quando esses aspectos forem fortalecidos, você mostrará para seus líderes que possui a capacidade de lidar com as críticas e de usá-las para seu crescimento. O que pode te ajuda a alcançar um destaque profissional.
Ao contrário das soft skills, as hard skills são habilidades e conhecimentos teóricos e técnicos. Elas são aquelas características clássicas em um currículo e incluem diversos pontos, tais como:
Muitas pessoas acreditam que apenas as hard skills são importantes no dia a dia profissional, mas não é bem assim.
Os conhecimentos técnicos são tão essenciais quanto as habilidades interpessoais. Ter os dois tipos de características são a peça-chave para formar um perfil de sucesso.
Existem muitas vantagens em trabalhar no desenvolvimento de soft skills durante a realização de um curso técnico. Alunos que fortalecem as habilidades interpessoais conseguem notar uma grande diferença no desempenho das aulas, tais como:
Todos esses aspectos fazem com que o estudante consiga aproveitar ao máximo o que o curso técnico tem a oferecer. Os alunos que apresentam proatividade podem ter atitudes positivas e impactar toda a sala de aula ao longo do tempo.
Em trabalhos em grupo, por exemplo, esses alunos terão uma escuta ativa e saberão lidar e aprender com os colegas que oferecerem um ponto de vista diferente.
Essas habilidades também são essenciais no mercado de trabalho. Se ainda no período das aulas os estudantes já estiverem fortalecendo soft skills, quando ingressarem nas empresas, serão profissionais diferenciados dos demais. Esse fator é essencial para quem busca uma carreira de sucesso.