Investir na formação profissional é uma maneira de conseguir melhores oportunidades de emprego e, consequentemente, qualidade de vida.
Sabia que investir na formação profissional é uma forma de conseguir melhores oportunidades de emprego e, consequentemente, qualidade de vida?
Cursos técnicos e de capacitação despertam a atenção de recrutadores, porque reúnem capacidades que podem se adequar perfeitamente aos requisitos das vagas.
Enfermagem, Radiologia, Farmácia e Estética. Esses são, na atualidade, os principais cursos técnicos na área da saúde.
É importante lembrar que esse campo de atuação é integrado por carreiras que estão em alta no mercado de trabalho.
As formações dessas modalidades, não à toa, são pensadas a partir de conteúdos que aliam técnica e prática.
O objetivo da dinâmica é justamente acertar em cargos e posições com ampla demanda, preparando o estudante para assumi-los com confiança.
Acompanhe o texto e saiba como funciona cada um desses cursos técnicos na área da saúde e quais estudos complementares o aluno pode fazer. Boa leitura!
De acordo com os últimos dois levantamentos do LinkedIn (2021 e 2022) sobre empregos em alta, o mundo do trabalho está passando por rápidas transformações.
Essa mudança foi especialmente acelerada devido à pandemia e, consequentemente, à inovação necessária para lidar com a nova realidade.
Profissões ligadas à área da saúde aparecem nas listas de cargos com demandas em ascensão no Brasil.
O curso técnico é uma ótima opção para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Suas aulas são baseadas em conhecimentos teóricos e práticos, preparando o estudante para a rotina profissional.
A alta taxa de empregabilidade também faz com que essa seja uma modalidade muito procurada.
Segundo o estudo “Inclusão produtiva de jovens com ensino médio e técnico-profissional: experiência de quem contrata”, realizado pela Fundação Roberto Marinho em parceria com Itaú Educação e Trabalho e Arymax, alunos que cursam o ensino técnico têm 81% mais chance de conseguir um emprego.
Importante ressaltar que, para fazer um curso técnico, deve-se ter no mínimo 16 anos e estar cursando ou ter concluído o ensino médio.
Cursos como o de técnico em Radiologia exigem idade mínima de 18 anos para iniciação. Assim, deve-se avaliar as especificidades de cada campo de atuação para conseguir se matricular.
Confira a seguir os principais cursos técnicos na área de saúde!
O curso técnico em Enfermagem vem ganhando cada vez mais espaço nas áreas da saúde. Expansão e a melhoria das redes hospitalares, pandemia, aumento dos serviços de cuidado em domicílio e o envelhecimento da população são fatores que contribuem para a alta taxa de empregos nesse campo.
O técnico em Enfermagem pode trabalhar em:
Para fazer esse curso, é preciso ser estudante a partir do segundo ano do ensino médio,com idade acima de 16 anos. A duração do curso é de 24 meses.
Você sabia que o mercado de trabalho na área de Radiologia é muito amplo? Envolve até mesmo o ramo industrial metalúrgico.
Responsável por auxiliar o médico radiologista na confecção da melhor imagem do paciente, o técnico em Radiologia opera equipamentos de raios-X e lida também com maquinário mais sofisticado, como os usados para exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Esse profissional pode atuar, ainda, na realização de procedimentos de radioterapia e medicina nuclear.
Com aulas práticas e expositivas, o curso técnico em Radiologia proporciona treinamentos durante todo o percurso, simulando condições reais de trabalho.
Confira alguns locais onde o profissional pode trabalhar:
Em relação aos hospitais e casas de saúde, o técnico em Radiologia pode atuar na rede privada ou pública por meio de concurso.
Já nos laboratórios de radiologia ou diagnóstico por imagem, ele atua especificamente com exames e resultados, compondo uma equipe junto a médicos radiologistas.
Vale lembrar também que o trabalho desse profissional não se limita à área de saúde. O técnico em Radiologia pode atuar em órgãos fiscalizadores para detectar produtos ilícitos em portos, aduanas e aeroportos.
Empresas de equipamentos médico-hospitalares e do ramo metalúrgico também integram a lista de organizações nas quais o profissional pode encontrar oportunidades de emprego.
No curso, o aluno aprende a:
Para fazer esse curso, o aluno deve ter ensino médio completo e, no mínimo, 18 anos. A duração é de até 21 meses.
Existem ótimas oportunidades de trabalho para profissionais da indústria farmacêutica. O fato de o Brasil ser um dos maiores consumidores de medicamentos e cosméticos do mundo tem influência importante nesse cenário.
O profissional técnico em Farmácia pode trabalhar em companhias de comércio e distribuição de medicamentos, clínicas, indústria farmacêutica, hospitais da rede pública ou privada e cosméticos.
Saiba o que o aluno aprende neste curso:
Para realizar o curso é necessário ter, no mínimo, 17 anos e estar no segundo ano do ensino médio. A duração média é de 18 meses.
O profissional técnico em Estética está habilitado a fazer procedimentos estéticos, faciais e corporais.
Para isso, ele estuda de maneira aprofundada as técnicas, produtos cosméticos e tecnologias mais adequadas para cada paciente e condição. O objetivo de sua atuação é auxiliar na promoção da saúde e bem-estar de seus clientes.
As lições do curso técnico em Estética abordam:
Esse profissional pode trabalhar em centros de estética, clínicas, spas, salões de beleza, resorts, indústrias, academias, centros médicos e hotéis.
Além disso, pode atuar como autônomo ou em produtoras de filmes, comerciais e fotos.
A escolha da área de atuação e do local de trabalho varia conforme a preferência do profissional. De toda maneira, é necessário conhecer todas as técnicas durante a formação.
O estudante precisa ter, no mínimo, 17 anos e estar cursando o segundo ano para realizar o curso. A duração é de 18 meses.
Os cursos de capacitação são uma oportunidade para que os profissionais ampliem seus conhecimentos e aprimorem suas habilidades em suas áreas de atuação.
Eles são voltados para o lado prático do mercado de trabalho, tendo o aprimoramento das habilidades técnicas de cada profissional como foco.
O curso de capacitação em Cuidador de Idosos, por exemplo, conta com aulas que desenvolvem habilidades de cuidados e acompanhamento para atividades cotidianas. Elas incluem alimentação, locomoção, hidratação, passeios e banho.
A ideia é sempre respeitar os aspectos físico, mental, social e legal desse cuidado. Além disso, o material abordado busca capacitar o profissional para o relacionamento humanizado tanto com o idoso quanto com seus familiares.
O curso é de curta duração, com oito semanas de aulas, sendo seis dedicadas à teoria e duas à prática.
Na Proz Educação, há diversas opções de cursos técnicos na área de saúde. Mais de 80% dos nossos alunos se empregam até um ano depois da conclusão do curso.
Mude o seu futuro os cursos técnicos de saúde da Proz Educação!