Ambos os cargos são importantes para o desenvolvimento de estratégias na empresa. Veja o que fazem o assistente e o analista de marketing
As profissões de assistente e analista de marketing são de significativa importância para o desenvolvimento de estratégias dentro de uma empresa.
O analista de marketing é uma dos cargos de destaque dentre os ocupados nesta área. Suas responsabilidades e competências direcionam a equipe e refinam suas habilidades para atingir os objetivos traçados.
Já o assistente de marketing dá todo o apoio necessário para o desenvolvimento do trabalho do analista.
Ambos profissionais estão entre os mais requisitados do mercado. Quem trabalha na área de Marketing costuma conquistar boas oportunidades de emprego e crescer na carreira.
Ficou interessado nessas duas profissões? Acompanhe o material que separamos e descubra mais sobre:
Boa leitura!
A criação e a análise de estratégias, produtos e resultados dentro da companhia fica a cargo do analista de marketing. Sua principal atribuição é avaliar o negócio e desenvolver planejamentos capazes de garantir uma boa participação de mercado para a empresa.
Mas, o que é preciso fazer nessa profissão?
O analista de Marketing elabora materiais promocionais e campanhas em mídia online e offline. O suporte na organização de eventos, feiras e exposições também faz parte da profissão.
Além disso, o profissional desenvolve pesquisas de mercado e analisa o comportamento do consumidor para atender às necessidades dos clientes, criando novos produtos ou serviços.
Em seu dia a dia, o analista de marketing realiza tarefas como:
Junto a isso, para compreender se as estratégias utilizadas estão trazendo benefícios, esse profissional precisa estar atento aos resultados obtidos e mensurá-los.
O monitoramento de métricas e índices de desempenho estratégicos são algumas das maneiras para avaliar a eficácia das ações tomadas.
O marketing é uma área primordial para todas as empresas, dos mais diversos segmentos. São os profissionais deste campo de atuação que cuidam de modo estratégico das relações da marca com o público, em busca de atrair e fidelizar novos clientes.
Conforme destacado pela Catho, no entanto, não são todas as empresas que estruturam essa área internamente.
Logo, este profissional é considerado peça-chave para instituições com processos e estruturas de marketing mais definidas.
Dessa forma, o mercado de trabalho para o analista conta com várias frentes de atuação. A maioria das vagas, no entanto, se concentra em organizações de:
Empresas com conteúdos nos meios eletrônicos e canais de venda também precisam de um analista de marketing. Elas podem ser de segmentos como administrativo, imobiliário, financeiro e até empresas de consultoria.
Por ser um setor amplo, o marketing permite a disposição de diferentes cargos dentro da empresa. A função de analista de marketing pode ser dividida em júnior, pleno e v.
Cada uma delas exige determinado nível de formação e habilidades, como graduação, conhecimento em ferramentas e experiência no mercado de trabalho.
Para assumir o cargo, é necessário atender a alguns pré-requisitos. De modo geral, a maioria das vagas de analista de marketing pedem:
O diploma de curso superior pode ser obtidos nas áreas de Administração, Marketing, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Comunicação Social.
Conhecer as ferramentas utilizadas para análise de dados e marketing digital também é um dos pré-requisitos para este profissional.
Ter experiência na área – como estagiário ou ter sido analista júnior – pode ser desejável para cargos sênior ou pleno, por exemplo.
O cargo de analista de Marketing também requer habilidades criativas, comunicativas, organização e agilidade na compreensão de novas tendências.
O analista de marketing tem a ver com o assistente de marketing na medida em que ambos atuam na mesma área.
Além disso, há uma relação de hierarquia entre os dois cargos. O analista supervisiona e coordena as atividades do assistente de marketing.
Nesse sentido, o assistente pode auxiliar o acompanhamento do desempenho das estratégias mercadológicas da empresa.
O profissional também pode ajudar o analista nas tarefas do meio digital. Dessa forma, ele atua na prospecção de clientes, por meio de mídias sociais, sites, e-mail, Google Adwords e Google Analytics, por exemplo.
Além disso, o assistente realiza também:
O assistente de marketing, além de se comunicar bem, precisa ser dinâmico, criativo e, principalmente, saber expressar seus pensamentos. Isso porque é fundamental que o profissional consiga passar suas ideias para o papel e realizá-las.
As principais diferenças entre o analista e o assistente de Marketing são referentes à formação, hierarquia de cargo e atividades desempenhadas.
O analista é responsável principalmente por elaborar estratégias com o objetivo de criar valor para um produto, marca ou serviço para seus consumidores.
Já o assistente é incumbido de executar tarefas para auxiliar esse processo. As tarefas cotidianas do profissional incluem:
Geralmente, diferentemente do analista de Marketing, que precisa de formação de nível superior para ocupar o cargo, o assistente consegue destaque por possuir um curso técnico em Marketing.
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Além disso, esse pode ser um primeiro passo na sua formação para, quem sabe, ser um analista de Marketing.
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