Responsável por criar estratégias e conteúdos para perfis de redes sociais, o social media está em alta nos últimos anos. Confira o que o social media faz!
Garantir um fluxo constante de clientes é o principal objetivo das empresas que marcam presença nas mídias sociais. Para isso, é preciso elaborar e executar uma estratégia de Marketing com foco no público-alvo.
Na rotina de gestão das redes sociais, ser eficiente em meio a tantos processos pode ser desafiador. Assim, buscar por ferramentas, recursos e trocar informações com outros profissionais é fundamental.
Ficou interessado? Neste guia definitivo, você descobre o que o social media faz por empresas, instituições e até digital influencers. Confira!
Organização, planejamento, conteúdo e análise são algumas das atividades que fazem parte da rotina de trabalho de um social media.
Na prática, esse profissional pode desempenhar diversos papéis diferentes em uma companhia, desde os operacionais até os mais estratégicos.
Essa multiplicidade pode ser explicada pelas constantes mudanças das redes, que exigem uma rápida adaptação para que os perfis — tanto pessoais quanto de marcas — continuem relevantes.
Assim, o que o social media faz envolve princialmente as mídias sociais, que são as plataformas que permitem conexão e interação entre usuários, como Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn.
Conforme diversos portais especializados, cinco das principais funções de um social media são:
O primeiro passo para o profissional organizar a rotina de gestão das redes sociais é ter clareza sobre as etapas que fazem parte do processo e a importância de cada uma delas.
A primeira impressão que um potencial consumidor tem de uma marca, produto ou serviço pode surgir ao analisar seus perfis nas redes sociais. O que o social media faz, portanto, é cuidar de todos os detalhes desses perfis.
Esse trabalho inclui avaliar se os posts estão comunicando o que a marca precisa, se o horário é adequado para postar e qual o teor dos comentários, por exemplo.
As redes sociais são ferramentas importantes para as estratégias de Marketing de organizações e marcas.
O social media deve compreender como as redes sociais podem auxiliar a empresa a alcançar o seu propósito principal. A partir daí, ele estabelece estratégias específicas para atingir a meta desejada.
Se o objetivo da companhia é vender mais, o profissional direciona o planejamento de conteúdo para atender a essa proposta. Posts com links para produtos e stories com influenciadores do nicho da empresa são ações pensadas para esse viés.
Entender o público-alvo é tarefa rotineira dos profissionais de Marketing. Nesse contexto, captar o que o cliente quer de informação e como ele deseja receber esse conteúdo faz parte do desafio do social media.
Para pensar o que deve ser postado, o profissional responde a perguntas como:
A partir daí, é possível fazer o planejamento do que será abordado nas páginas. No entanto, lembre-se de que a espontaneidade faz parte da linguagem das redes. É indispensável que se reserve espaços para conteúdos orgânicos.
Para traçar a estratégia e posicionamento da marca com organização, vale definir:
Além do planejamento, é preciso que o social media monitore os resultados encontrados e mantenha um relacionamento com a comunidade.
O trabalho desenvolvido pelo social media precisa de indicadores que mostrem se o caminho percorrido está correto ou se é preciso reajustar a rota.
É papel desse profissional, portanto, analisar as principais métricas de redes sociais — seguidores, comentários, curtidas, taxa de engajamento e taxa de cliques, por exemplo.
Manter-se atualizado e estar por dentro de tudo o que acontece na área, quais ações os concorrentes desenvolvem e quais as notícias do momento são atividades fundamentais.
Esse é o trabalho de monitoramento, essencial para a criação de conteúdos relevantes para cada audiência.
O grande diferencial que as redes sociais trouxeram para as marcas é o diálogo. Chamado também de SAC 2.0, as empresas apostam no que consiste em atender o consumidor por canais digitais, e não somente por telefone 0800.
É possível, assim, ouvir diretamente o cliente e garantir que ele tenha uma resposta. Nesse caso, o que o social media faz é acompanhar comentários de clientes e respondê-los quando preciso.
Um atendimento eficiente ao cliente é um grande diferencial competitivo para as marcas e, por isso, a interação tem tamanho valor.
O social media pode atuar em organizações de diferentes portes, já que pequenas, médias e grandes empresas investem nessa posição.
Além do mercado empresarial, esse profissional pode trabalhar em agências, mas também como autônomo ou freelancer.
Cada vez mais as empresas entendem a importância da presença digital para a sua sobrevivência.
Dentre os setores que mais contratam social media no Brasil, estão:
As informações são do levantamento estatístico do portal Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo Caged, eSocial e Empregador Web no período de setembro de 2021 a agosto de 2022.
O salário pode variar conforme formação, experiência profissional, região, o que o social media faz na agência, entre outros fatores.
Segundo o site especializado em carreiras Vagas.com, o social media inicia a carreira ganhando R$ 1.003 e pode chegar a R$ 2.014. Já o Glassdoor informa que o salário médio desse profissional no Brasil é de R$ 2.144.
De acordo com a pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo Caged, eSocial e Empregador Web, a faixa salarial fica entre R$ 3.240 e o teto salarial de R$ 9,4 mil, sendo R$ 3.981,57 a média do piso salarial 2022 de acordos coletivos, considerando profissionais em regime CLT de todo o país.
O levantamento foi feito com cerca de 68,8 mil salários de profissionais admitidos e desligados pelas organizações entre setembro de 2021 e agosto de 2022.
O que o social media faz é um conjunto de atividades multidisciplinares, e o foco de sua atuação é na área da comunicação.
Os cursos que mais se aproximam da formação necessária para o profissional estão em campos como Jornalismo e Publicidade.
Além disso, cursos livres sobre o universo da comunicação digital auxiliam no fortalecimento do currículo e das habilidades necessárias para se tornar social media.
Cursos técnicos, como o curso técnico em Marketing, também ajudam o social media a iniciar ou aprimorar seus conhecimentos e experiências profissionais.
A conexão do estudante com o trabalho é uma prioridade para a Proz. Mais de 80% dos alunos se empregam na área em até um ano após a conclusão do seu curso.
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