Especialização em Enfermagem Estética habilita para o trabalho de promoção da saúde, conforto, beleza e bem-estar. Saiba mais!
Em 2016, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) liberou a classe dos enfermeiros para atuarem na área da Estética.
A busca dos profissionais da saúde pela habilitação e capacitação nessa área começou há tempos, por meio de um movimento criado pela biomédica esteta, Ana Carolina Puga, conhecida como a mãe da Biomedicina Estética.
Com a conquista dos biomédicos, outros profissionais também começaram a lutar pela regulamentação junto aos seus respectivos conselhos, sendo um deles os enfermeiros.
Desde então, a Enfermagem Estética tornou-se uma área promissora.
Continue a leitura e saiba mais sobre a Enfermagem Estética, seu significado, áreas de atuação para o profissional e habilidades necessárias!
A Enfermagem Estética é uma especialização que habilita o profissional de Enfermagem a trabalhar com saúde, conforto, beleza e bem-estar.
O impacto gerado por essa atuação pode ser significativo para a população, por promover saúde aliada a bem-estar e autocuidado, gerando resultados mais positivos a longo prazo.
É importante lembrar que o Brasil é um dos mercados mais aquecidos na área de Estética. Para se ter uma ideia, o país é líder em número de cirurgias plásticas no mundo, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Com cerca de 1,5 milhão de intervenções ao ano, o país ultrapassa os Estados Unidos e o México, que ocupam a segunda e terceira posição, respectivamente.
A maioria desses procedimentos (60%) é de natureza estética, enquanto os outros 40% são cirurgias reparadoras.
Dessa forma, a quantidade de pacientes que precisam de tratamentos e cuidados pós-cirúrgicos é grande, o que ajuda a justificar o otimismo da perspectiva para enfermeiros esteticistas.
De acordo com a Resolução nº 626/2020 do Cofen, o enfermeiro esteticista pode oferecer consulta de Enfermagem, anamnese e estabelecer o tratamento que seja mais adequado a cada pessoa.
Além disso, sua área de atuação inclui a prescrição de cuidados domiciliares e orientações para o autocuidado de pacientes submetidos a procedimentos estéticos; e o registro em prontuário de todos os dados e ocorrências relacionados a esses procedimentos.
Confira alguns exemplos de onde o enfermeiro esteticista pode atuar:
Para se tornar um enfermeiro esteticista, o profissional deve concluir a graduação de Enfermagem e fazer uma pós-graduação em Estética.
Depois, é preciso levar o diploma de pós-graduação ao Conselho Regional de Enfermagem para habilitar a especialização.
Será emitido, gratuitamente, um novo registro de identidade profissional. A nova numeração comprova que o profissional não é mais generalista, mas sim especialista.
Com a formação específica finalizada, o enfermeiro esteticista está habilitado a aplicar diversos procedimentos estéticos, terapêuticos e pós-cirúrgicos.
Dessa forma, o profissional pode atender pacientes em clínicas estéticas ou, por exemplo, pessoas que sofreram queimaduras.
Além disso, indivíduos que passaram por cirurgias estéticas ou reparadoras também podem receber tratamentos pós-cirúrgicos feitos por esse especialista.
O enfermeiro é um profissional que está na chamada “linha de frente”. Ele é um trabalhador generalista da área, ou seja, possui formação para atuar nos campos de apoio, cuidados e tratamento de pessoas que necessitam dos serviços de Enfermagem.
Seu trabalho se baseia em cuidar das pessoas, prestando assistência ao paciente para garantir seu conforto e bem-estar ao longo de todo o tratamento de doenças, internação hospitalar ou outras necessidades.
O enfermeiro realiza procedimentos desde os mais simples, como medir a temperatura de um paciente, até os mais complexos, como auxiliar médicos durante uma cirurgia. Assim, diversas são as atribuições do enfermeiro, incluindo:
Além disso, o enfermeiro pode ser responsável por coordenar e supervisionar as atividades dos técnicos e auxiliares. Ele está apto a atender pessoas em estado grave ou com alto grau de complexidade.
Já o enfermeiro esteticista é um profissional especialista, com pós-graduação específica nesse campo de conhecimento e atuação.
Conforme Resolução do Cofen, esse profissional está habilitado a executar diversos procedimentos estéticos, tais como:
O enfermeiro esteticista realiza ainda processo de seleção de materiais para aquisição e uso estético na instituição de saúde; estabelece protocolos dos procedimentos estéticos; e deve manter-se atualizado por meio de treinamentos, capacitação e cursos específicos.
Agora que você já sabe o que faz o profissional da área de Enfermagem Estética, é a hora de começar a profissionalizar-se.
Se já é um profissional da área da saúde, acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo o que acontece nesse universo.
Caso ainda não tenha começado a sua jornada, que tal fazer um Curso Técnico em Enfermagem? Esse pode ser um pontapé para a sua carreira.
Para complementar sua formação, também contamos com o Curso Técnico em Estética!
Nossos cursos são atualizados com foco no que o mercado mais valoriza. Assim, fazemos a conexão do estudante com o trabalho. Mais de 80% dos nossos alunos se empregam na área em até um ano após a conclusão dos estudos.
Não perca tempo e inscreva-se já!