As atribuições do Enfermeiro do Trabalho envolvem atividades relacionadas à segurança do trabalhador no ambiente de trabalho.
Em geral, a presença do Enfermeiro do Trabalho é obrigatória nas indústrias e linhas de produção, conforme Norma Regulamentadora NR-4. Ele também atua em diversos tipos de empresas, públicas e privadas. Mas você sabe quais são as atribuições do Enfermeiro do Trabalho?
Diferentemente dos Enfermeiros que atuam em hospitais e clínicas, suas atividades são voltadas para a prevenção de acidentes, entre outras ligadas à segurança do trabalhador. Dessa forma, eles contam com uma formação acadêmica focada na atuação em um ambiente organizacional.
Neste post, explicaremos o conceito de Enfermagem do Trabalho, mostrando quais as atribuições do Enfermeiro do Trabalho e como se tornar um profissional da área. Confira!
Essa é uma área direcionada aos profissionais de Enfermagem que cuidam da saúde e integridade dos trabalhadores. Para isso, ela é formada por uma equipe de profissionais que inclui Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho.
O Enfermeiro é uma das figuras centrais dessa equipe, que tem como principal função, desenvolver medidas que garantam a saúde e bem-estar do trabalhador no ambiente de trabalho.
Dada à sua importância, mesmo empresas que não apresentam a obrigatoriedade imposta pela NR-4 passaram a integrar esse profissional em seu quadro de colaboradores ou em parcerias com serviços terceirizados.
O perfil desse profissional é relacionado às atividades de serviços de higiene, Medicina e Segurança do Trabalho. A seguir, veja quais são as principais atribuições.
O Enfermeiro do Trabalho, junto à equipe de segurança e Medicina de Trabalho, desenvolve diversas atividades voltadas à observação, identificação e mapeamento de áreas com potenciais riscos.
Além disso, faz o levantamento de tipos de possíveis acidentes que podem acontecer no ambiente laboral, visando a prevenção de doenças ocupacionais.
Com base na observação e identificação dos potenciais riscos, o Enfermeiro do Trabalho avalia as condições de segurança do local de trabalho para evitar acidentes ou contaminações no ambiente devido a agentes químicos, físicos ou biológicos.
Essa avaliação permite a tomada de medidas relacionadas à ergonomia e outras boas práticas que a NR 17 recomenda. O objetivo é prevenir casos de trabalhadores com Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) ou Lesão por Esforço Repetitivo (LER).
O profissional realiza procedimentos que envolvem a desinfecção e esterilização de equipamentos, quando necessário, com base em medidas de biossegurança.
Elas incluem a orientação, por meio de palestras, para a conscientização sobre a importância do uso de Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) e Equipamento de Proteção Individual (EPI). Além disso, o profissional é responsável por fazer cumprir o uso desses equipamentos.
O Enfermeiro é responsável por elaborar planos visando a redução dos riscos de acidentes de trabalho na empresa, bem como observar as condições de higiene e de periculosidade no ambiente laboral.
O profissional também precisa promover ações voltadas à orientação para os trabalhadores da empresa sobre segurança no trabalho e melhores formas de evitar e prevenir acidentes. Essas orientações incluem o uso correto dos equipamentos de segurança que a empresa disponibiliza. Ele também participa de palestras instrutivas a respeito de saúde e segurança do trabalho.
Quem atua nessa área também é responsável por prestar atendimentos de urgência no ambiente de trabalho. Isso envolve os primeiros socorros em casos de mal súbito e acidentes que podem ocorrer com os colaboradores da empresa.
Além dos primeiros socorros em casos de urgência, pode ser necessária a ministração de medicamentos e orientações para determinadas ocorrências. Dessa forma, o Enfermeiro do Trabalho contribui para o colaborador melhorar os sintomas de eventuais indisposições e siga com suas atividades, assegurando o monitoramento de sua saúde.
Embora existam normas regulamentadoras e instruções para os colaboradores das empresas, às vezes pode acontecer de outro funcionário não observar as regras impostas para o uso correto e intermitente dos EPIs.
O Enfermeiro do Trabalho deve interceder nesses casos, auxiliando na fiscalização quanto ao uso correto e constante dos equipamentos de proteção. Essa atividade ajuda a empresa a garantir o cumprimento das normas e a prevenir acidentes no ambiente de trabalho. Isso também auxilia na redução de processos trabalhistas e multas pelo não cumprimento da lei.
Além dessas principais atribuições que comentamos, existem outras igualmente importantes. Veja:
Para ser um Enfermeiro do Trabalho é preciso ter uma graduação completa em Enfermagem, além de registo no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e ter concluído um curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
O curso de especialização deve ter uma carga horária total de 360 horas, com duração entre 12 e 18 meses para a conclusão. Conforme o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), a grade curricular da especialização deve incluir disciplinas como:
Agora que você já conhece quais as atribuições do Enfermeiro do Trabalho, basta avaliar se é este o caminho que gostaria de seguir. Depois, é preciso escolher uma instituição de ensino de qualidade, como a Proz Educação, que oferece uma boa formação profissional.
Veja o que o Curso de Aprimoramento em Enfermagem do Trabalho da Proz Educação pode oferecer para realizar seus objetivos profissionais.