A campanha #marçovermeho comunica sobre a importância de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer renal. Confira mais sobre o assunto e descubra como prevenir, tratar e se conscientizar sobre a doença.
A campanha do mês de Março Vermelho tem como propósito informar toda a população sobre os riscos, as causas, os sintomas e as formas de tratamento do câncer renal.
O câncer renal, também conhecido como o câncer nos rins, afeta em geral homens entre 55 e 75 anos de idade, e é um tipo comum de câncer que provoca os seguintes sintomas: presença de sangue na urina e aumento da pressão arterial.
O Março Vermelho representa a prevenção e conscientização sobre uma doença que acomete cerca de 6 mil pessoas por ano segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer, para que cada vez mais as pessoas estejam atentas e em alerta sobre o câncer de rins.
Os rins se encontram localizados em ambos os lados da coluna vertebral, possuem um tamanho aproximado de 12 centímetros e tem peso de cerca de 250g cada um.
A principal função dos rins no corpo humano é filtrar o sangue, removendo todos os resíduos tóxicos existentes na circulação como, ureia, ácido úrico e creatinina, uma vez que são resultantes do metabolismo corporal.
Além disso, os rins são responsáveis também por garantir o chamado equilíbrio hídrico, que é o equilíbrio entre a água que é ingerida e a que é perdida na respiração, transpiração, urina e fezes, fazendo com que as chances de surgimento de edemas e aumento da pressão arterial sejam reduzidas.
Os rins também contribuem para a produção de alguns hormônios como:
Segundo o Instituto de Oncologia há alguns fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer nos rins, sendo eles:
Logo, além de fatores genéticos, há hábitos de vida alimentares e de uso indevido que levam uma pessoa a ter câncer de rins.
Os principais sintomas do câncer de rins que comprometem sua funcionalidade são:
Ao sentir um ou mais desses sintomas com frequência, é ideal procurar um profissional médico para receber a orientação adequada e investigar a causa a que pode estar relacionado!
Existem algumas formas de prevenir e tratar o câncer nos rins, de acordo com cada caso e quadro do paciente.
Desse modo, as formas de tratar podem variar de mudanças de hábitos de vida saudáveis como não fumar, ter uma boa alimentação, á remoção da lesão e até mesmo do órgão, assim como imunoterapia e radioterapia para tratar.
Por isso é sempre muito importante fazer exames de rotina para prevenir e obter um melhor diagnóstico, especialmente quando geneticamente você pode ter uma predisposição para ter câncer, baseado no seu histórico familiar.
Gostou deste artigo informativo sobre a importância da conscientização e prevenção do câncer de rins? Então confira o blog da Proz e veja todas as campanhas da área da saúde e fique ainda mais atualizado e consciente!