Ainda não é aluno? 
>

Enfermagem Estética: o que faz o profissional da área?

Enfermagem

Enfermagem Estética: o que faz o profissional da área?

Especialização em Enfermagem Estética habilita para o trabalho de promoção da saúde, conforto, beleza e bem-estar. Saiba mais!

Em 2016, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) liberou a classe dos enfermeiros para atuarem na área da Estética.

A busca dos profissionais da saúde pela habilitação e capacitação nessa área começou há tempos, por meio de um movimento criado pela biomédica esteta, Ana Carolina Puga, conhecida como a mãe da Biomedicina Estética.

Com a conquista dos biomédicos, outros profissionais também começaram a lutar pela regulamentação junto aos seus respectivos conselhos, sendo um deles os enfermeiros.

Desde então, a Enfermagem Estética tornou-se uma área promissora.

Continue a leitura e saiba mais sobre a Enfermagem Estética, seu significado, áreas de atuação para o profissional e habilidades necessárias!

O que é Enfermagem Estética?

A Enfermagem Estética é uma especialização que habilita o profissional de Enfermagem a trabalhar com saúde, conforto, beleza e bem-estar.

O impacto gerado por essa atuação pode ser significativo para a população, por promover saúde aliada a bem-estar e autocuidado, gerando resultados mais positivos a longo prazo.

É importante lembrar que o Brasil é um dos mercados mais aquecidos na área de Estética. Para se ter uma ideia, o país é líder em número de cirurgias plásticas no mundo, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Com cerca de 1,5 milhão de intervenções ao ano, o país ultrapassa os Estados Unidos e o México, que ocupam a segunda e terceira posição, respectivamente.

A maioria desses procedimentos (60%) é de natureza estética, enquanto os outros 40% são cirurgias reparadoras.

Dessa forma, a quantidade de pacientes que precisam de tratamentos e cuidados pós-cirúrgicos é grande, o que ajuda a justificar o otimismo da perspectiva para enfermeiros esteticistas.

Qual a área de atuação do enfermeiro esteticista?

De acordo com a Resolução nº 626/2020 do Cofen, o enfermeiro esteticista pode oferecer consulta de Enfermagem, anamnese e estabelecer o tratamento que seja mais adequado a cada pessoa.

Além disso, sua área de atuação inclui a prescrição de cuidados domiciliares e orientações para o autocuidado de pacientes submetidos a procedimentos estéticos; e o registro em prontuário de todos os dados e ocorrências relacionados a esses procedimentos.

Confira alguns exemplos de onde o enfermeiro esteticista pode atuar:

Que formação e habilidades o enfermeiro estético deve ter?

Para se tornar um enfermeiro esteticista, o profissional deve concluir a graduação de Enfermagem e fazer uma pós-graduação em Estética.

Depois, é preciso levar o diploma de pós-graduação ao Conselho Regional de Enfermagem para habilitar a especialização.

Será emitido, gratuitamente, um novo registro de identidade profissional. A nova numeração comprova que o profissional não é mais generalista, mas sim especialista.

Com a formação específica finalizada, o enfermeiro esteticista está habilitado a aplicar diversos procedimentos estéticos, terapêuticos e pós-cirúrgicos.

Dessa forma, o profissional pode atender pacientes em clínicas estéticas ou, por exemplo, pessoas que sofreram queimaduras.

Além disso, indivíduos que passaram por cirurgias estéticas ou reparadoras também podem receber tratamentos pós-cirúrgicos feitos por esse especialista.

profissional de estética e sua sala de atendimento

Quais as diferenças entre o enfermeiro e o enfermeiro estético?

O enfermeiro é um profissional que está na chamada “linha de frente”. Ele é um trabalhador generalista da área, ou seja, possui formação para atuar nos campos de apoio, cuidados e tratamento de pessoas que necessitam dos serviços de Enfermagem.

Seu trabalho se baseia em cuidar das pessoas, prestando assistência ao paciente para garantir seu conforto e bem-estar ao longo de todo o tratamento de doenças, internação hospitalar ou outras necessidades.

O enfermeiro realiza procedimentos desde os mais simples, como medir a temperatura de um paciente, até os mais complexos, como auxiliar médicos durante uma cirurgia. Assim, diversas são as atribuições do enfermeiro, incluindo:

  • realizar triagens;
  • preencher prontuários;
  • oferecer os primeiros atendimentos;
  • coletar exames;
  • administrar medicamento;
  • monitorar o estado de saúde dos pacientes.

Além disso, o enfermeiro pode ser responsável por coordenar e supervisionar as atividades dos técnicos e auxiliares. Ele está apto a atender pessoas em estado grave ou com alto grau de complexidade.

Já o enfermeiro esteticista é um profissional especialista, com pós-graduação específica nesse campo de conhecimento e atuação.

Conforme Resolução do Cofen, esse profissional está habilitado a executar diversos procedimentos estéticos, tais como:

  • carboxiterapia;
  • cosméticos cosmecêuticos;
  • dermo pigmentação;
  • drenagem linfática;
  • eletroterapia/eletrotermofototerapia;
  • terapia combinada de ultrassom e microcorrentes;
  • micropigmentação;
  • ultrassom cavitacional;
  • vacuoterapia.

O enfermeiro esteticista realiza ainda processo de seleção de materiais para aquisição e uso estético na instituição de saúde; estabelece protocolos dos procedimentos estéticos; e deve manter-se atualizado por meio de treinamentos, capacitação e cursos específicos.

Profissionalize-se na Proz Educação

Agora que você já sabe o que faz o profissional da área de Enfermagem Estética, é a hora de começar a profissionalizar-se.

Se já é um profissional da área da saúde, acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo o que acontece nesse universo.

Caso ainda não tenha começado a sua jornada, que tal fazer um Curso Técnico em Enfermagem? Esse pode ser um pontapé para a sua carreira.

Para complementar sua formação, também contamos com o Curso Técnico em Estética!

Nossos cursos são atualizados com foco no que o mercado mais valoriza. Assim, fazemos a conexão do estudante com o trabalho. Mais de 80% dos nossos alunos se empregam na área em até um ano após a conclusão dos estudos.

Não perca tempo e inscreva-se já!

Categorias
Tags

Você também pode gostar

Carreira

Descubra como conseguir emprego sem experiência na área

Leia mais
Enfermagem

O que faz um enfermeiro do trabalho? Confira aqui!

Leia mais
Cursos

O que é especialização técnica e quando fazer?

Leia mais