A formação oferecida pelo curso técnico de estética é prática e permite que você comece a atuar na área rapidamente.
Os cuidados pessoais e de beleza são fundamentais para a saúde e bem-estar físico e emocional das pessoas. É por isso que esse mercado é tão promissor para quem deseja trabalhar na área. Nesse contexto, o curso técnico de estética surge como uma excelente opção, pois garante uma formação prática e rápida.
Com uma formação técnica de alta qualidade, o curso capacita profissionais para realizar procedimentos estéticos com segurança e eficiência. Mas será que essa é a decisão certa para você? Se essa é a sua dúvida, vale a pena ler o nosso artigo. Na sequência, detalhamos os pontos mais importantes que você precisa levar em conta. Boa leitura!
O curso técnico de estética é destinado a formar profissionais para atuar na área de beleza e estética. Trata-se de uma formação técnica, que capacita os alunos para realização de procedimentos estéticos com segurança e qualidade.
Podem se matricular nesse curso pessoas com idade a partir de 17 anos, que estejam cursando a partir do segundo ano do ensino médio ou que já tenham concluído os estudos nesse grau. A duração do curso é de 18 meses.
Durante a formação, são ensinadas diferentes técnicas e procedimentos estéticos, tais como:
O curso técnico de estética é dividido em disciplinas teóricas e práticas. As aulas teóricas fornecem aos alunos conhecimentos sobre anatomia e fisiologia da pele, tipos de pele, patologias estéticas, produtos e equipamentos estéticos, além de outros conteúdos relacionados à prestação de serviços de beleza, como marketing.
Já as aulas práticas permitem que os alunos coloquem em prática o que aprenderam na teoria. A simulação de situações reais é essencial para que os estudantes conheçam a rotina da profissão e treinem as práticas que precisam dominar no mercado de trabalho.
Ao final do curso, o aluno recebe o diploma de técnico de nível médio em estética, que o habilita a trabalhar em diferentes funções no segmento de beleza e cuidados estéticos. Durante a trajetória profissional, é interessante acompanhar as evoluções do mercado, por meio de capacitações, especializações e qualificações.
O mercado de trabalho para esteticistas é amplo e oferece diversas oportunidades de atuação. Os esteticistas podem trabalhar em clínicas de estética, spas, salões de beleza, hospitais, academias, hotéis, em domicílio e até mesmo em produtoras audiovisuais.
As principais atividades realizadas pelos esteticistas incluem tratamentos faciais e corporais, massagens, limpeza de pele, depilação, manicure, pedicure e maquiagem. Além disso, muitos profissionais também oferecem serviços de consultoria e orientação para cuidados com a pele e o corpo.
A remuneração para esteticistas pode variar bastante, dependendo da região onde atuam, da experiência e da especialização do profissional. O salário médio é superior a R$ 1,7 mil, podendo passar dos R$ 3 mil, de acordo com dados oficiais relativos aos profissionais com carteira assinada.
Vale a pena destacar que é bastante comum que técnicos em estética atuem como autônomos. Nesse sentindo, os ganhos podem ser superiores aos do mercado formal de trabalho, principalmente para quem se destacar como empreendedor.
As perspectivas profissionais para esteticistas são bastante favoráveis, já que a demanda por serviços de beleza e bem-estar tende a crescer a cada ano. Entre as áreas de atuação mais promissoras para esteticistas, destacam-se:
Há ainda possibilidade de especialização em técnicas avançadas, como a micropigmentação, a criolipólise, a radiofrequência e a terapia capilar, entre outras.
Investir em aperfeiçoamento constante é um bom negócio para quem quer se destacar em uma área bastante promissora. Afinal de contas, o Brasil é o quarto maior mercado de estética no mundo. Por aqui, há uma demanda elevada por serviços especializados. Isso é bom tanto para quem busca um emprego quanto para quem sonha em empreender.
Se você pretende atuar no mercado da beleza e dos cuidados estéticos, o curso técnico é uma excelente porta de entrada. Além de ser uma formação bastante prática e focada em técnicas, é possível conquistar rapidamente uma oportunidade de trabalho. Confira os principais benefícios que o curso oferece!
O curso técnico de estética tem uma duração relativamente curta, de apenas 18 meses. Dessa forma, os alunos concluem rapidamente a formação e conseguem ingressar no mercado de trabalho em pouco tempo.
Em comparação com cursos superiores, o curso técnico de estética tem um custo mais acessível. Ou seja, é uma ótima opção para quem busca uma qualificação profissional sem gastar muito. Além disso, você pode complementar a sua formação para evoluir na carreira.
Os profissionais formados em estética têm uma ampla variedade de funções no mercado, realizando procedimentos faciais, corporais e capilares. Além disso, pode atuar em diferentes tipos de estabelecimentos, como salões de beleza, clínicas estéticas, spas, hotéis, entre outros.
Com a crescente valorização da beleza e do bem-estar, cada vez mais pessoas estão buscando serviços estéticos. Assim, há uma demanda crescente por profissionais da área.
A remuneração dos profissionais de estética pode ser bastante atrativa. Além da alta demanda, muitas vezes, os técnicos têm flexibilidade para atuar em mais de um emprego. Outra forma de potencializar os ganhos é empreender e abrir a própria clínica de estética.
A partir das informações que trouxemos, o curso técnico de estética é para você? Se for, o momento, agora, é o de decidir onde estudar. Uma das melhores instituições para formação de nível médio é a Proz, que oferece aos alunos diferenciais como:
A partir de todas essas informações, você vai conseguir avaliar se o curso técnico de estética é uma opção que está conectada com as suas perspectivas de futuro. A formação é uma excelente opção para dar início à sua trajetória profissional.
Quer saber mais sobre o curso técnico de estética da Proz, então, confira todos os detalhes sobre a formação no nosso site.