Ainda não é aluno? 
>

Analista de marketing: tudo o que você precisa saber para trabalhar na área

Gestão

Analista de marketing: tudo o que você precisa saber para trabalhar na área

O mercado apresentou crescimentos nos últimos anos para o profissional que garante a entrega de valor dos serviços ou produtos de uma empresa. Saiba mais e comece com o pé direito!

O Marketing é uma área fundamental para empresas dos mais diferentes segmentos. São os profissionais desse campo de atuação que desenvolvem estratégias de relações da marca com o público para atrair e fidelizar clientes.

Nesse universo, o analista de Marketing é peça-chave para organizações com estruturas e processos de marketing mais definidos.

Quer trabalhar na área? Continue a leitura e saiba tudo o que é necessário para se tornar um analista de Marketing!

O que faz o analista de Marketing?

A função garante a entrega de valor dos serviços ou produtos de uma empresa para seu público-alvo. É preciso ainda chamar a atenção de potenciais clientes e atender às suas necessidades de consumo.

Dessa forma, o analista de Marketing é responsável por planejar, desenvolver e avaliar as estratégias de Marketing da organização em que atua.

Trata-se de um profissional primordial para alavancar os resultados de um negócio, pois tem experiência e autonomia para tomada de decisões conscientes.

Nesse sentido, seu papel também é o de beneficiar a imagem de uma empresa e o acesso dos clientes às informações sobre produtos e serviços.

O analista executa atividades de implementação dos planos de marketing, além de outras funções administrativas relacionadas ao impulsionamento das vendas.

Sua tarefa principal é avaliar o contexto do negócio e desenvolver planos que garantam a participação de mercado desejada para a empresa. Além disso, esse profissional deve sempre estar atento aos resultados e saber como mensurá-los.

Quais as habilidades do analista de Marketing?

Graças ao caráter de amplitude do setor, o Marketing possibilita a disposição de vários cargos dentro da empresa. A função de analista, portanto, pode ser dividida em júnior, sênior e pleno.

Cada uma dessas posições demanda habilidades específicas de atuação. Algumas delas incluem:

  • visão ampla e, ao mesmo tempo, focada;
  • nível de conhecimento em ferramentas;
  • estudo, como graduação;
  • experiência trabalhista;
  • senso analítico;
  • determinação.
mulher profissional de marketing em apresentação com banner
 

O curso superior pode ser feito nas áreas de Marketing, Administração, Jornalismo, Publicidade e Comunicação Social.

É importante que o profissional tenha conhecimento das ferramentas usadas na área para análise de dados e Marketing Digital. É desejável também ter experiência prévia na área de Marketing.

As habilidades do analista de Marketing são adquiridas por meio de cursos e experiências. O objetivo desse percurso é se manter sempre instruído e desenvolver um perfil criativo, ágil, proativo e inovador.

Onde o analista de marketing pode trabalhar?

O analista de Marketing pode atuar no ramo de tecnologia — e-commerces, blogs de marca, sites, fornecedores de softwares, por exemplo.

Outras possibilidades são comércio de varejo e atacado, indústrias, fábricas, startups, setor de Marketing ou administrativo. Também pode atuar em agências especializadas na área.

Empresas com conteúdos presentes nos meios eletrônicos ou com canais de venda também precisam de um analista de Marketing. Assim, o profissional pode trabalhar em empresas dos segmentos financeiro, administrativo, imobiliário e de consultoria.

Como você pode ver, as oportunidades de atuação para o analista de Marketing estão em todos os segmentos empresariais. Ele pode estar em diferentes frentes, como mídias sociais, design, eventos e criação de conteúdo.

Na rotina desse profissional, algumas tarefas comuns são:

  • aplicação de estratégias de Marketing nas mídias sociais da companhia;
  • criação de conteúdos estratégicos, para atrair novos clientes;
  • acompanhamento da comunicação com os clientes;
  • ações que para impulsionar a imagem da empresa;
  • pesquisa e análise de empresas concorrentes;
  • auxílio na organização de eventos;
  • utilizar software crm para armazenar informações;
  • pesquisa e análise de mercado.

Como está o mercado de trabalho para o analista de Marketing?

De acordo com informações do Ministério do Trabalho e Educação analisadas pelo portal Quero Bolsa, o mercado de trabalho para o analista de Marketing apresentou crescimento nos últimos anos.

profissionais de marketing conversando

No último ano, no Estado de São Paulo o saldo de vagas foi de quase 9 mil novos postos de trabalho. Em Sumaré, a cidade com maior salário, a média salarial é de R$ 3.547,71.

No em Minas Gerais, o saldo do último ano foi de 2.124 vagas. A cidade com maior salário é Santa Luzia, com média de R$ 2.576,99.

Com saldo do último ano em 1.993 vagas, o Paraná é o terceiro estado com mais oportunidades para analista de Marketing. A cidade com maior salário é Rio Branco do Sul, com média de R$ 2.747,17.

Santa Catarina aparece em quarto lugar, com saldo do último em mais de 1.932 novos postos de analista de Marketing. A cidade de Lages conta com o maior salário, sendo a média salarial de R$ 2.664,98.

O Rio Grande do Sul contou com um saldo no último ano de 1.517 vagas. A cidade com a média salarial mais alta é Porto Alegre, com R$ 2.689,23.

Já o Rio de Janeiro fechou o ano passado com um saldo de mais de 1.295 vagas para analistas de Marketing. A capital é a cidade com maior salário: a média salarial é de R$ 3.551,78

Qual é o salário médio e as perspectivas de carreira?

Como o analista de Marketing é um profissional-chave para o aproveitamento eficiente do Marketing em uma empresa, compreende-se que suas atividades dentro do setor são imprescindíveis.

Os salários podem variar conforme o nível de formação e a experiência do profissional, assim como as posições de júnior, sênior ou pleno.

Segundo dados do portal Vagas.com, o profissional começa ganhando R$ 2.578 de salário e pode vir a receber até R$ 4.966. No Brasil, a média salarial para esse posto é de R$ 3.574.

Curso técnico ajuda a iniciar vida profissional

Na Proz Educação, há diversos cursos técnicos nas áreas de atuação em alta no país, inclusive em Marketing!

Essa formação alia conhecimentos teóricos e práticos, com rápida inserção no mercado de trabalho. Assim, se você busca ser analista de Marketing, apostar num curso técnico pode ser o primeiro passo na sua formação para seguir a carreira.

Comece agora mesmo e matricule-se no curso técnico em Marketing da Proz Educação!

Categorias
Tags

Você também pode gostar

Warning: Attempt to read property "term_id" on int in /var/www/html/wp-content/themes/Brave Magnetic Proz/single.php on line 162
Carreira

Descubra como conseguir emprego sem experiência na área

Leia mais
Enfermagem

O que faz um enfermeiro do trabalho? Confira aqui!

Leia mais
Cursos

O que é especialização técnica e quando fazer?

Leia mais
Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5464