Montar uma rotina de estudos contribuirá significativamente para os seus resultados. Saiba mais!
Implementar uma rotina de estudos em seu dia a dia poderá auxiliar bastante para o entendimento das matérias que mais tem dificuldade e para focar naqueles conteúdos fundamentais para o seu sucesso. Trata-se de uma espécie de mapa, no qual você terá a oportunidade de se guiar sobre os principais temas que cairão no vestibular, elaborar cronogramas para a conclusão das atividades, além de utilizar aplicativos que vão auxiliar nas tarefas.
Neste material, a gente explica algumas dicas para que você possa implementar e começar uma rotina de estudos realmente eficiente. Continue a leitura e saiba mais!
Antes de mais nada, é importante escolher um ambiente que seja tranquilo para que você possa estudar com calma e cumprir com as suas metas para aquele período. Para isso, opte por um local em sua casa que não tenha tanto barulho e nem distrações. Normalmente, um ambiente onde pouca gente transita, que seja bem iluminado e também organizado.
É possível, por exemplo, que você tenha mais de um ambiente. Isso contribui até mesmo para que você renove o espaço e consiga ter um foco maior. Porém, independentemente de onde seja, é preciso que seja “clean”. Caso o seu campo de visão não tenha tantos objetivos, consequentemente há menos chances de ocorrer qualquer tipo de distração.
Deixa todos os materiais que você precisa para aquela atividade a seu alcance, pois, assim, você não precisará se deslocar (o que reduz as chances de ser entretido por qualquer outra atividade, evitando a procrastinação).
Quando mencionamos sobre rotina, estamos nos referindo à necessidade de ter horários fixos para iniciar e terminar a atividade, pois possibilitará que você seja mais produtivo. Se você frequenta um curso ou pré-vestibular, o ideal é que, ao chegar, saiba qual é o período de descanso que terá e quando deverá retomar as atividades para resolver exercícios e fixar a matéria.
Para que essa prática seja adotada com mais eficiência, é importante conhecer quais são as tarefas que você tem no cotidiano. Hoje, existem muitos aplicativos e ferramentas disponíveis na internet que contribuam para uma fácil visualização das suas demandas, de modo que todo o processo seja facilitado.
Em seguida, liste quais são todas as disciplinas que precisará estudar. O ideal é que essa escolha seja pensada de forma estratégica, intercalando matérias que você tem dificuldade com aquelas que não exigem um esforço tão grande. Assim, o dia fica menos cansativo e você consegue absorver tanto o conteúdo considerado fácil quanto aquele mais complexo.
Existem diferentes métodos de estudo que contribuem para que você entenda toda aquela matéria, faça exercícios e também consiga realizar pausas ao longo do dia (abordaremos sobre isso especificamente em outro tópico).
O ideal é que você se alterne entre eles, sempre considerando as metodologias que melhor se adéquam à sua produtividade. Existem pessoas, por exemplo, que aprendem mais ouvindo um conteúdo, enquanto outras preferem ler e escrever o que entenderam sobre aquele tópico.
Além disso, existem metodologias muito conhecidas tanto para o âmbito profissional quanto para os estudos, como o Pomodoro. Trata-se de uma metodologia na qual a pessoa se concentra pro 25 minutos em seus estudos e faz uma pausa de 5 minutos. Durante essa pausa, o ideal é que faça um alongamento, algum outro exercício físico qualquer ou simplesmente dê uma volta pela casa. Não é indicado ir para o celular ou para a frente do computador, uma vez que é preciso que a sua visão “descanse”.
Existe, ainda, o método Robinson. Ele consiste em cinco etapas principais: a de explorar, a de perguntar, a de ler, a de rememorar e a de repassar. Apesar de ser uma técnica eficaz, indicamos que ela seja utilizada com outras metodologias e práticas no dia a dia (fazer simulados, por exemplo).
É comum que as pessoas, muitas vezes, tenham a percepção de que sempre esquecem o conteúdo estudado. Por isso, é importante colocar as ideias no papel e revisá-las sempre que possível. Inclusive, existe uma metodologia própria para isso. Trata-se da curva 24 horas.
Para realizá-la, basta fazer um processo no qual fará a revisão pelo menos 3 vezes nesse período. Em 1 hora de estudos, pare e faça uma revisão de pelo menos 10 minutos. De acordo com a metodologia, fazer nesse período de 24 horas é importante pelo fato de ser um período no qual ocorre maior esquecimento.
Depois de uma semana que você fez esses estudos, retome à matéria e faça uma revisão de 5 minutos lendo seus resumos ou palavras-chave escritas no caderno. Depois de 30 dias, o assunto poderá ser revisado em um período até mesmo menor, entre 2 e 4 minutos.
A técnica Pomodoro, como explicamos, incentiva pausas de 5 minutos a cada 25 minutos estudados. Porém, é preciso que o estudante também faça pausas mais longas durante o dia. Sempre que for para uma matéria nova, por exemplo, ficar pelo menos 15 minutos descansando para se inserir em outro conteúdo. Assim, você consegue com mais facilidade absorver assuntos completamente diferentes uns dos outros.
Muitas vezes, há a falsa percepção de que estudar por horas e horas seguidas fará com que você saia na frente e absorva o conteúdo. Porém, isso pode trazer até mesmo prejuízo para as suas atividades e até mesmo desencadear fadiga mental.
Quando for elaborar o cronograma de estudos, sempre considere pequenas paradas ao longo do dia. Pense, ainda, em quais são as atividades que você gosta de fazer e que cabem nesse período de descanso, uma vez que vai contribuir para o relaxamento e descanso do cérebro.
Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre a importância da rotina de estudos, dicas para implementá-la e algumas metodologias que farão toda a diferença.
Como podemos ver ao longo do material, trata-se de excelentes práticas que auxiliarão em seu desempenho. Sempre revisite as estratégias adotadas e entenda se elas realmente estão sendo eficazes, pois vai permitir que tenha melhores resultados.
Mencionamos de forma breve sobre o cronograma de estudos. Se você deseja saber um pouco mais sobre ele, continue no blog e confira outro conteúdo que elaboramos!