Ainda não é aluno? 
>

8 melhores dicas para desenvolver comunicação assertiva

Carreira

8 melhores dicas para desenvolver comunicação assertiva

Conheça os benefícios da comunicação assertiva e confira dicas para desenvolvê-la em seu dia a dia!

O ser humano é um ser comunicativo. O tempo todo estamos interagindo com outras pessoas, descobrindo mais sobre elas, travando negociações e construindo relações. E a melhor forma de fazer isso é por meio de uma comunicação assertiva, estratégia que também pode ser muito útil nos empregos.

Pare para pensar: se já nos comunicamos muito no dia a dia pessoal, imagine no trabalho! Explicar bem o que temos a dizer e falar de forma clara são diferenciais que podem nos ajudar a evitar conflitos e uma grande variedade de problemas na rotina profissional.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo que visa ajudar você a entender o que é a comunicação assertiva, qual é a sua importância e, claro, trazer dicas para otimizar o desenvolvimento dessa habilidade. Boa leitura!

O que é a comunicação assertiva?

É um estilo de comunicação que envolve expressar suas opiniões, necessidades e desejos de forma clara, direta e respeitosa, levando em consideração as características da pessoa com quem você está conversando.

Alguns pilares dessa comunicação são:

  • expressão clara, sem rodeios;
  • respeito aos direitos e sentimentos dos outros;
  • honestidade;
  • objetividade;
  • lidar com conflitos de forma fluida;
  • ouvir atentamente.

Quais são as vantagens da comunicação assertiva?

Agora, é hora de conhecermos algumas das vantagens desse tipo de comunicação. As principais são:

  • evita mal-entendidos;
  • ajuda a sua mensagem a ser compreendida;
  • otimiza a busca por soluções satisfatórias para todos os envolvidos no diálogo;
  • fornece informação de forma que os interlocutores entendam;
  • possibilita um melhor acesso ao que está sendo dito, com compreensão generalizada;
  • ajuda a reduzir o estresse associado a situações de comunicação difícil;
  • melhora a produtividade;
  • cria ambientes de trabalhos colaborativo e harmoniosos;
  • faz com que as equipes se integrem melhor;
  • permite que as lideranças sejam feitas de forma mais eficiente, entre outros.

Como desenvolver a comunicação assertiva? Veja 8 dicas!

Agora, veja algumas dicas para desenvolver essa competência, que será muito útil ao longo de toda a sua vida e em todos os tipos de relacionamentos travados. Vamos lá?

1. Seja objetivo

Um dos principais pilares da comunicação assertiva é a objetividade. Então, na hora de se comunicar, busque formas de transmitir a sua mensagem sem dar muitas voltas no que está sendo dito.

Uma forma de trabalhar essa questão é escrever de forma simples, evitando complexidade desnecessária no que é falado. O Governo Federal oferece um curso de Linguagem Simples que pode ajudar em sua comunicação verbal e escrita!

2. Tome cuidado com a linguagem corporal

Nós não nos comunicamos apenas com a voz, mas com o corpo todo. Por isso, prestar atenção em sua linguagem corporal é algo que não pode ser deixado de lado na hora de buscar uma comunicação assertiva.

É preciso que o seu corpo diga o mesmo que seus lábios estão falando. Para isso, uma boa pedida é investir em cursos de Teatro, mesmo que você não tenha qualquer pretensão de ser ator ou atriz. Acredite: ele desenvolve muitas habilidades essenciais para a vida.

3. Fale a língua do seu interlocutor

Muitas vezes, a comunicação se perde devido aos ruídos causados pelo uso da linguagem errada. E não é que ela seja inadequada, mas sim ineficiente para conversar com uma determinada pessoa.

Imagine um médico dialogando com jargões técnicos com uma pessoa da área de Engenharia, ou Direito, ou Artes. É provável que eles não consigam se compreender caso não usem uma linguagem universal, que todos possam entender.

4. Invista em uma evolução contínua

Nós estamos em constante evolução. Ou, pelo menos, deveríamos estar! A ideia é que você nunca fique satisfeito com quem você é no momento e sempre busque melhorar, já que há espaço para isso.

Converse com muitas pessoas, ouça as histórias delas e identifique meios de se comunicar melhor com cada grupo. Outra dica: observe. Aprendemos muito quando estamos de em silêncio, apenas sentindo os arredores.

5. Aprenda a falar no momento certo

Nem sempre é a hora certa de falar e um bom comunicador assertivo é a pessoa que compreende isso e sabe exatamente quando verbalizar o que deseja e quando se calar.

Por exemplo: não adianta muito conversar com uma pessoa que está com os ânimos muito exaltados. Isso só causaria uma discussão desnecessária! Então, temos um belo exemplo de momento em que é melhor não falar nada e esperar até que o interlocutor esteja mais tranquilo.

6. Aposte na escuta ativa

Muitas pessoas falam, falam, falam… mas não escutam. E uma boa comunicação é também aquela que ouve, interpreta, e cria diálogos com base nas dores do interlocutor. Afinal, nem sempre temos um monólogo em nossas mãos, certo?

Por isso, ouça a outra pessoa com atenção, interpretando o que ela está dizendo e o que ela gostaria de passar com a sua mensagem. Assim, sua próxima fala será muito mais direcionada ao que ela realmente busca com aquela conversa.

7. Pergunte abertamente

Não entendeu algo? Não tenha medo de perguntar! Fazer questionamentos é uma das formas de aprendermos a nos comunicar melhor, a partir da escuta ativa e da compreensão das necessidades do outro.

Além disso, estimula as pessoas com quem você conversa a também fazerem perguntas. Assim, o diálogo se torna bem mais produtivo para todos os envolvidos, sendo mais eficiente em qualquer tipo de ambiente, inclusive no trabalho.

8. Evite ficar supondo

Novamente, não tenha medo de perguntar ou de buscar informações sobre os assuntos. A suposição é um grande erro na comunicação assertiva, abrindo margem para que conflitos e inadequações ocorram.

Por isso, não deixe de aprender continuamente, desenvolvendo habilidades e sempre pedindo feedbacks para as pessoas com as quais você conversa. Ele pode ajudar a identificar áreas de melhoria e aprimorar suas competências de comunicação.

Gostou de saber mais sobre a comunicação assertiva e suas vantagens, além de aprender dicas para desenvolvê-la? Agora, não deixe a chance passar e comece a trabalhar nessa questão agora mesmo!

E já que a comunicação assertiva tem tudo a ver com o dia a dia de trabalho, que tal aproveitar e conferir algumas maneiras de destacar as suas competências em seu currículo? Aproveite a deixa para melhorá-lo ainda mais!

Categorias
Tags

Você também pode gostar

Carreira

Descubra como conseguir emprego sem experiência na área

Leia mais
Enfermagem

O que faz um enfermeiro do trabalho? Confira aqui!

Leia mais
Cursos

O que é especialização técnica e quando fazer?

Leia mais