Ainda não é aluno? 
>

Como conseguir emprego rápido? Confira 5 dicas de ouro!

Carreira

Como conseguir emprego rápido? Confira 5 dicas de ouro!

Quem está disponível ao mercado, certamente busca por alternativas de como conseguir emprego rápido. Entenda mais neste post!

Certamente, quem busca dicas sobre como conseguir emprego rápido enfrenta alguns desafios no momento de escolher as suas vagas e de buscar uma colocação que esteja adequada ao seu perfil e aos seus objetivos profissionais.

Principalmente no início do seu desenvolvimento, a falta de experiência e a escolha de uma carreira que atenda às suas expectativas são alguns dos desafios. Além disso, deve-se levar em consideração que muitas áreas enfrentam um momento negativo no país, com o desemprego em alta. Mais do que nunca, torna-se necessário buscar por instituições de ensino de qualidade para que auxiliem em todo esse processo para se recolocar de forma mais facilitada.

Neste material, a gente explica mais detalhes sobre o tema. Confira!

1. Defina seus objetivos

Um erro comum por parte de quem está buscando por um emprego é a falta de foco no momento de fazer a pesquisa e as candidaturas às vagas. Por essa razão, antes de mais nada é preciso definir um objetivo para que você consiga filtrar melhor as alternativas disponíveis e ter um bom discurso sobre os motivos que o levam a querer aquela colocação.

Além disso, dentro desse objetivo, entenda quais são as suas habilidades e competências que melhor contribuem para que você seja a pessoa ideal em diferentes vagas, analise as características pessoais necessárias de desenvolvimento para esse futuro trabalho, bem como elenque as experiências que fazem sentido contar durante as entrevistas.

2. Fique de olho nas oportunidades abertas

A partir do momento em que você conta com um objetivo bem definido, há a oportunidade de filtrar melhor as vagas disponíveis. Existem muitos canais e portais que permitem uma pesquisa com um foco maior, além de facilitar o envio de currículos.

Se você encontrar uma vaga que atenda ao seu perfil, que exige as habilidades e competências já presentes em você e que os pré-requisitos se encaixam com a sua experiência, faça uma candidatura. Se a empresa entrar em contato, demonstre sempre interesse em entender um pouco mais sobre a realidade do negócio e leve perguntas atrativas para o momento de uma entrevista.

Canais e plataformas como esses são facilitadores para as pessoas que desejam encontrar um emprego de forma mais rápida. Por isso, sempre deixe seu perfil atualizado e destaque as palavras-chave mais relevantes dentro das descrições de suas experiências.

3. Esteja presente no LinkedIn

O LinkedIn é uma importante rede social para quem deseja conseguir emprego rápido. Por meio dele, recrutadores têm a oportunidade de conhecer diferentes perfis e, ao mesmo tempo, ampliar conversas para conseguirem preencher uma vaga.

No entanto, para que o uso dessa rede social seja feito de forma mais efetivo, é preciso pensar estrategicamente. O primeiro passo é o de deixar atualizado com todas as informações mais recentes a respeito de sua carreira. Além disso, tenha uma foto de perfil mais profissional e também se preocupe em destacar quais são aquelas palavras-chave mais relevantes para diferentes experiências.

Marcar presença no LinkedIn também significa traçar ações para que a sua rede chegue em um número maior de pessoas. Para isso, profissionais de diferentes áreas e contextos produzem conteúdo de qualidade e publicam em seus canais. Assim, sempre que uma pessoa interagir (curtir, comentar etc.), essa publicação vai chegar para as conexões de outros usuários. As chances de as suas mensagens impactarem recrutadores aumentam consideravelmente!

4. Monte uma rede de contatos

como conseguir emprego rápido

Montar uma rede de contatos é o famoso networking. Algumas práticas são indicadas para que isso seja feito de forma mais efetiva, como:

  • participar de feiras e eventos que tenham relação com o seu objetivo e que possam ser um diferencial no momento de conhecer profissionais de diferentes áreas;
  • utilizar distintas redes sociais para ampliar o contato com pessoas que tenham objetivos semelhantes aos seus;
  • buscar profissionais que tenham pontos em comum com você ou que trabalham em empresas nas quais existe o interesse de estar presente nelas;
  • criar uma rede variada, de modo que você consiga absorver conteúdo de qualidade de profissionais com diferentes vivências no mercado;
  • buscar sempre auxiliar profissionais que estejam no mercado, independentemente do momento (enquanto estiver empregado, por exemplo, quanto mais você ajudar, melhor — futuramente, esse profissional pode fazer o mesmo);
  • manter frequência com contatos que sejam mais importantes para os seus objetivos, entre outros.

5. Prepare-se para as entrevistas

Se você for chamado para alguma entrevista, é importante se preparar. Entre as dicas que recomendamos para esse momento com o intuito de conseguir emprego rápido, destacamos:

  • tenha calma no momento em que entrar em uma entrevista e demonstre confiança a respeito das perguntas apresentadas pelo recrutador;
  • faça um breve histórico a respeito da sua carreira e saiba contar essa narrativa para os entrevistadores — quanto melhor você se vender, maiores as chances de conseguir um emprego, uma vez que isso é um ponto essencial para que a pessoa sinta confiança em seu trabalho e queira prosseguir com o processo seletivo;
  • preocupe-se com as primeiras impressões, uma vez que elas importam bastante para que a pessoa entrevistadora avalie suas habilidades e competências que melhor se adéquam para essa realidade;
  • entenda algumas boas práticas de linguagem corporal para que você possa se beneficiar delas — cruzar os braços, por exemplo, pode ser um sinal de nervosismo e de que você não está preparado para aquele momento;
  • personalize a sua entrevista de acordo com a realidade de cada empresa e de cada entrevistador — se você identificar que existem traços que naturalmente a pessoa gosta, o ideal é investir neles;
  • divide sua carreira em etapas para que possa estruturar uma conversa mais adequada com o entrevistador, entre outros.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre algumas dicas práticas de como conseguir emprego rápido, além de conferir quais são as melhores recomendações em diferentes momentos durante uma recolocação. Trata-se de um contexto em que as pessoas naturalmente ficam mais ansiosas. No entanto, com calma e concentração, tendo objetivos bem definidos, você conseguirá alcançar essa finalidade de modo mais facilitado.

Se você quer entender também sobre alguns defeitos comuns em uma entrevista de emprego, continue no blog e tire suas dúvidas!

Categorias
Tags

Você também pode gostar

Carreira

Descubra como conseguir emprego sem experiência na área

Leia mais
Enfermagem

O que faz um enfermeiro do trabalho? Confira aqui!

Leia mais
Cursos

O que é especialização técnica e quando fazer?

Leia mais