Para além da criação de uma empresa, essa atividade conta com características próprias, desafios e implicações importantes para a sociedade.
Muito se fala em empreendedorismo, mas você sabe, de fato, o que esse termo significa? Para além da criação de uma empresa, essa atividade conta com características próprias, desafios e implicações importantes para a sociedade.
No Brasil, por exemplo, mais de 50 milhões de pessoas se dedicam ao próprio negócio. Com tantos envolvidos, é normal que a área ganhe novos espaços e formatos, especialmente com a transformação digital em nível global.
Ficou interessado em saber mais? Leia o texto e descubra o que é o empreendedorismo, quais os principais tipos e como se tornar um empreendedor de sucesso!
É a capacidade ou disposição de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios.
O conceito está ligado à iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em organizações já existentes, com alterações que englobam inovações e riscos.
Dessa forma, a essência do empreendedorismo está:
O Brasil apresenta potencial significativo para o empreendedorismo. De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), existem cerca de 52 milhões de brasileiros se dedicando ao negócio próprio.
Só em 2022 foram abertas mais de 19 milhões de empresas, entre microempreendedores individuais (MEI), sociedades empresariais limitadas (LTDA) e sociedades anônimas (SA).
Assim como existem vários tipos e perfis de empreendedores, também há diversos tipos de empreendedorismo.
Ao longo dos anos, o ato de empreender deixou de estar ligado estritamente à criação de uma empresa e ganhou novas formas. Os principais tipos de empreendedorismos incluem:
De modo geral, quando alguém usa o termo empreendedorismo isoladamente se refere ao ato de criar o próprio negócio de serviços ou produtos, independentemente do porte.
Pode ser um MEI que faz doces confeitados sob encomenda, uma pequena loja de acessórios ou uma startup.
Segundo o GEM, existe o empreendedorismo por oportunidade e por necessidade. O empreendedor por oportunidade é quem identifica um terreno ainda não explorado e monta um negócio para preencher esse espaço.
Já aquele que cria um negócio porque não conta com outra forma de ganhar dinheiro é o empreendedor por necessidade. No Brasil, o GEM estima que mais de 9 milhões de indivíduos estejam nesse grupo.
Consiste em criar um negócio que atenda a uma necessidade ambiental ou social e, de quebra, gere lucro. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), existem mais de 800 empresas desse tipo no país.
Uma empresa de empreendedorismo digital é diferente das Organizações Não Governamentais (ONG), porque estas não têm como objetivo alcançar lucro, apesar de também trabalharem para resolver algum problema social ou ambiental.
Sabia que para ser empreendedor não é preciso, necessariamente, ter um negócio próprio? Nas últimas décadas, o conceito de empreendedorismo corporativo — também chamado de intraempreendedorismo — tem ganhado força.
Empreendedorismo corporativo significa adotar uma postura empreendedora dentro de uma empresa que não seja propriedade do gestor. Suas características principais são:
O empreendedor corporativo, portanto, é aquele que veste a camisa da organização em que trabalha e age como dono do negócio sem ser de fato.
Com a popularização da internet, negócios que operam majoritariamente no ambiente virtual ganharam espaço. Esse mercado cresce no mundo inteiro — e você verá com mais detalhes ao longo do texto.
Conforme a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas on-line, que integram os campos do empreendedorismo digital, estão em ascensão.
Além do comércio eletrônico, outros exemplos de empreendimentos digitais são companhias de marketing digital e de infoprodutos, que oferecem conteúdos pagos na internet.
Éo termo que se refere àquela pessoa que já empreendeu mais de uma vez.
Geralmente, esse gestor é capaz de identificar oportunidades promissoras de negócios, estruturar organizações e ser bem-sucedido em suas apostas de empreendimentos.
É comum também que o empreendedor não esteja presente no dia a dia de todos os negócios, já que são muitos para tomar conta. Assim, ele inicia o projeto e garante sua sustentabilidade, mas delega a administração da empresa para outra pessoa.
Refere-se aos negócios que são geridos e estruturados por mulheres.
O termo também está relacionado ao papel ocupado pela liderança feminina nas organizações de pequeno, médio ou grande porte.
O estímulo a esse tipo de empreendedorismo é essencial para reduzir as desigualdades de gênero que existem e persistem no mercado de trabalho.
Dados do LinkedIn apontam que o empreendedorismo feminino cresceu mundialmente durante a pandemia. No Brasil, a quantidade de mulheres que começaram a empreender aumentou 41%.
As informações da plataforma revelam, no entanto, que a representação da liderança feminina no país é de 27%, o que coloca o país abaixo da média global de 31%. O Brasil ocupa, assim, a 27ª posição na lista de países citados pelo estudo.
Essa expansão no número de mulheres empreendedoras é apontado como consequência de desafios enfrentados por elas em suas vidas profissionais.
Como aponta a pesquisa, a tripla responsabilidade de trabalhar, cuidar da família e administrar a casa foi intensificada com a pandemia. Essa situação forçou a busca por uma flexibilidade maior que a oferecida por empregadores tradicionais.
Junto a isso, em 2021, a probabilidade média de um homem ser promovido a cargos de liderança foi 52% maior quando comparado às mulheres.
O estímulo ao empreendedorismo feminino, portanto, contribui também para a maior diversidade nos negócios. A redefinição de serviços e produtos lançados sob um olhar diferente e inovador é um exemplo dessa possibilidade.
Criar um negócio na internet e comercializar produtos ou serviços on-line, sem necessidade de investir em espaços físicos. Essa é a definição de empreendedorismo digital.
Alguns exemplos são cursos, canais do YouTube, e-commerces, blogs e soluções tecnológicas em geral. As vantagens desse formato ncluem:
De acordo com o Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020, mais da metade dos empreendedores digitais (54%) começou seus negócios há menos de um ano.
Além disso, 87,5% das companhias no Brasil aceleraram seus projetos de transformação digital nos últimos dois anos, segundo dados do Índice de Transformação Digital da Dell Technologies.
Nesse sentido, fica claro que o mundo digital tem aberto cada vez mais portas para empreendedores e empresas que desejam ter algum tipo de negócio na internet.
Para além de gerenciar negócios, o sucesso do empreendedor depende de comportamentos e atitudes.
O Sebrae, por meio do Empretec, traça características de comportamento que levam o empreendedor a identificar novas oportunidades de negócios.
Trata-se de uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Conheça as dez características:
O perfil do empreendedor deve reunir desde a capacidade de antecipar fatos e criar oportunidades de negócio até a iniciativa de se manter em constante aprendizado, passando pela persistência de enfrentar desafios e a flexibilidade para correr riscos.
Além de trabalhar para desenvolver as características mencionadas no tópico acima, para ter sucesso o empreendedor pode seguir algumas dicas.
A primeira delas é responder algumas perguntas iniciais:
As respostas a essas questões vão ajudar o profissional a ter uma visão mais clara e objetiva da sua realidade de negócio. Dessa maneira, é possível traçar um planejamento inicial e tirá-lo do papel de maneira mais precisa.
Manter-se sempre atualizado sobre o seu campo de atuação e investir nos estudos também são atitudes fundamentais ao longo de toda a jornada de um empreendedor de sucesso.
Apostar num curso técnico na área de Gestão, por exemplo, é indicado para quem quer ser um profissional capacitado na prática, com foco direto no mercado de trabalho e garantia de formação para atividades e setores que estão em alta. Veja algumas possibilidades:
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