Ainda não é aluno? 
>

O que é autoconhecimento e como desenvolver na carreira?

Carreira

O que é autoconhecimento e como desenvolver na carreira?

O autoconhecimento vai impactar diretamente no sucesso de sua carreira e em sua vida pessoal. Saiba mais!

Você sabe o que é autoconhecimento e quais são as principais dicas para desenvolvê-lo? Independentemente de quais sejam seus objetivos para diferentes períodos da vida (começar um curso novo, entrar em outro emprego ou até mesmo mudar de carreira), é importante entender quais são as suas aspirações, conhecer os seus gostos pessoais e identificar aquilo que mais lhe faz bem.

Dessa forma, o autoconhecimento será imprescindível, uma vez que contribuirá para que você olhe para si e realmente consiga traçar planos que façam sentido para a sua vida e para as suas aspirações.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda o que é o autoconhecimento, quais são as principais dicas para desenvolvê-lo, além de conferir os seus benefícios. Continue a leitura e saiba mais!

O que é autoconhecimento?

Primeiro, entenderemos do que se trata o autoconhecimento. Nada mais é do que um processo que contribui para que você possa identificar quais são os hábitos que mais combinam com os seus gostos, quais são os padrões de pensamento que fazem realmente sentido para você e, assim, conseguir tomar decisões que contribuam para uma maior satisfação pessoal e profissional.

Devemos considerar que o autoconhecimento é intrínseco. Porém, ele se desenvolve de tal forma que consegue se externalizar. A partir do momento em que você identifica qual é a carreira que mais impactará o seu lado pessoal, por exemplo, você terá mais qualidade de vida, mais bem-estar e consequentemente estará mais satisfeito e motivado a se aprimorar continuamente para obter melhores resultados em diferentes âmbitos.

No entanto, as pessoas muitas vezes têm dificuldades de desenvolver esse autoconhecimento, de entender os objetivos, de traçar planos para a sua vida pessoal e profissional e, assim, correm risco de não atingirem a plenitude — mas existem práticas que contribuem diretamente para que isso não aconteça.

Vale destacar, ainda, que você pode desenvolver o autoconhecimento pessoal e o profissional, que explicaremos adiante.

Autoconhecimento pessoal

No caso do autoconhecimento pessoal, você identificará e entender quais são os seus objetivos pessoais. Você planeja morar só depois de algum tempo? Há o objetivo de se casar? Tem planos de comprar uma casa própria ou de viajar o mundo? Todas essas decisões são tomadas com base nos seus intuitos e no que é melhor para o seu bem-estar.

Contar com o autoconhecimento pessoal contribuirá para que você entenda quais são os comportamentos necessários para alcançar esse objetivo. Exemplo: se o seu principal foco é o de viajar para o exterior, realizará um planejamento financeiro para garantir o dinheiro necessário para essa viagem.

Autoconhecimento profissional

Já o autoconhecimento profissional, como o próprio nome já diz, tem relação com os objetivos e projetos relacionados à sua carreira. Por meio dele, é possível ter o entendimento de qual área deseja seguir, quais são os intuitos para um futuro próximo, o cargo que deseja alcançar, entre outros pontos.

Em entrevistas de emprego, é comum que perguntem “como você se enxerga daqui a X anos?”. Quando recrutadores fazem esse tipo de questionamento, querem entender justamente se você tem objetivos claros, quais são as suas ambições (de forma que possa avaliar como se alinha com as necessidades da vaga e com os objetivos da empresa), além de analisar se o candidato tem um foco para a sua carreira e o que faz para alcançar seus objetivos.

Qual a importância do autoconhecimento?

Agora que você já sabe o que é o autoconhecimento e quais são as diferenças do autoconhecimento pessoal e profissional, chegou o momento de entendermos qual é a sua importância.

Escolher a profissão certa

Geralmente, a escolha da profissão pode ser feita considerando diferentes fatores: atual cenário de mercado, gosto pessoal pelas matérias que serão estudadas, perspectivas de salários, entre outras. Todos esses tópicos são válidos. No entanto, acima de tudo, é preciso considerar exatamente quais são as suas habilidades e competências que realmente combinam com algumas das principais profissões existentes no mercado.

A partir do momento que há o desenvolvimento do autoconhecimento, naturalmente você consegue identificar quais são as ocupações, carreiras, cursos existentes e oportunidades que realmente vão de encontro aos seus gostos pessoais e aos seus desejos.

Compreender os sentimentos

Quando nos referimos ao autoconhecimento pessoal, um dos destaques é a compreensão de seus sentimentos. Já teve aquela sensação de que as suas decisões não eram as que mais lhe traziam segurança? Ou teve muitas dúvidas em relação ao seu atual momento profissional?

Se você desenvolve o autoconhecimento, naturalmente há o desenvolvimento da inteligência emocional. Trata-se justamente da capacidade da pessoa de compreender os seus sentimentos e de expressá-los da maneira correta. Com isso, as escolhas serão mais conscientes, e em muitas situações o receio de não fazer a coisa certa reduz consideravelmente.

Visualizar competências e habilidades

Mais acima, mencionamos que o fato de visualizar competências e habilidades contribui para escolhas profissionais mais efetivas. Dessa forma, não podemos deixar de ressaltar esse como um importante tópico do autoconhecimento.

Para poder continuamente desenvolver aquelas que você considera como essenciais para a sua carreira e que já estão presentes, algumas práticas podem ser adotadas, como:

  • sempre busque estratégias para melhorar;
  • tenha sempre uma meta clara para que você consiga desenvolver continuamente as habilidades consideradas essenciais para a sua carreira;
  • esteja sempre disposto a ouvir e a aprender, de modo que consiga, ao longo do tempo, adquirir outras habilidades, entre outros.

Desenvolver o pensamento crítico

Se destaca, ainda, o desenvolvimento do pensamento crítico. A partir do momento que você tem a compreensão de que está construindo o seu autoconhecimento, naturalmente passa a analisar as questões ao seu redor com mais frequência.

Dessa forma, você passa a ter um pensamento crítico mais apurado. Não vai apenas agir conforme as suas emoções, mas sim entender quais seriam as melhores práticas a serem adotadas, o que mais combina com o seu perfil, quais são as estratégias que fazem realmente sentido para o desenvolvimento das suas habilidades e competências, entre outros.

Desenvolver o autocontrole

Alguns diferenciais de contar com autocontrole podem ser sentidos em diferentes âmbitos, tanto no pessoal quanto no profissional. Entre eles, destacamos especialmente:

  • o autocontrole contribui para não ter decisões tomadas impulsivamente;
  • ter mais disciplina para as demandas do dia a dia;
  • ter mais empatia com as coisas à volta, justamente por avaliar como as suas atitudes impactam nas relações;
  • criar bons hábitos no âmbito pessoal e também no profissional;
  • aprimorar as relações, entre outros.

Como você terá a oportunidade de identificar as próprias emoções e agir de maneira crítica, você escolherá quais são as atitudes que impactam a sua saúde emocional e que devem ser evitadas. Justamente por isso é que as relações são aprimoradas, uma vez que dificilmente você assumirá um conflito que prejudica o seu desenvolvimento.

Melhorar as habilidades de escuta

Melhorar as habilidades de escuta é importante tanto para o âmbito pessoal quanto para o profissional. Nas relações familiares, amorosas e de amizade, há a possibilidade de entender mais o lado do próximo (fortalecendo a empatia), da mesma forma que contribui para compreender pontos de vistas diferentes dos seus (ampliando a perspectiva).

Já no âmbito profissional, é uma possibilidade de analisar melhor as demandas que chegam até você, de compreender o perfil das pessoas que estão à sua volta, de avaliar qual é a maneira mais adequada de lidar com as particularidades de cada colega ou liderança. Também permite ter mais narrativas para oferecer feedbacks construtivos para todos que estejam em sua equipe.

Com isso, além de se desenvolver enquanto profissional, você tem a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento de outras pessoas. Afinal, feedback é justamente a prática de contribuir para o crescimento do outro por meio de suas percepções, negativas ou positivas. Quando ele é embasado, sempre vem com dicas e oportunidades, o que permite uma relação mais próxima.

Desenvolver qualidades de liderança

Esse tópico está diretamente ligado com o anterior. Se você desenvolver capacidade de escuta e conseguir contribuir para o desenvolvimento de colegas, naturalmente já está aprimorando uma habilidade comum entre as lideranças.

Além disso, um líder que consegue lidar com os diferentes desafios do dia a dia é aquele que consegue tomar decisões ágeis e com embasamento. Se você não contar com o autoconhecimento para ter autoconfiança, dificilmente conseguirá agir de forma estratégica e em um espaço de tempo curto.

Outro ponto que deve ser destacado é que as lideranças precisam estar bem consigo mesmas para poderem auxiliar outras pessoas. Sempre que uma pessoa da equipe estiver com dificuldades, terá tranquilidade e saúde emocional para propor soluções e contribuir de diferentes maneiras para que ela se sinta bem sem deixar de lado as entregas e demandas.

Como o autoconhecimento se relaciona com o sucesso da carreira?

Não podemos deixar de relacionar o autoconhecimento com o sucesso profissional. Ao longo de todo o material, mencionamos brevemente como esse conhecimento das suas habilidades e competências se alinham às suas escolhas ao longo da carreira.

Mais adiante, ressaltaremos sobre a necessidade da compreensão dos seus pontos fortes e seus pontos fracos. É uma das etapas do autoconhecimento. O que é sucesso, afinal? Trata-se do alcance dos seus objetivos, independentemente de quais eles sejam. Ou seja, é relativo.

O sucesso, para uns, é apenas entrar em uma empresa que sempre quis trabalhar. Para outros, é alcançar um cargo de confiança. Outras, desejam utilizar o dinheiro do trabalho para ter a oportunidade de conhecer diferentes lugares do mundo.

Percebe que, para alcançar o sucesso, é preciso ter o entendimento sobre o que você espera para si? Ao mesmo tempo, quando você sabe o que realmente quer no mercado de trabalho, também atua em áreas e empresas que trazem satisfação e motivação. Pessoas mais engajadas tendem a produzir melhor, fazendo com que a sua imagem entre colegas e lideranças seja sempre positiva.

Deve-se ressaltar, ainda, que qualquer vaga em diferentes empresas conta com metas claras. Se você produz bem e está motivado para exercer as demandas, elas são alcançadas com mais facilidade. Você terá, ainda, o prazer de trabalhar com o que gosta, o que reflete em uma qualidade de vida maior, mais bem-estar e, dessa forma, impacta outras relações, como as familiares e as de amizade.

No instante em que passar pelo processo de autoconhecimento, sempre considere: qual é o meu objetivo enquanto profissional e o que preciso fazer para alcançá-lo? O que de melhor posso fazer para que a minha posição, hoje, me auxilie no objetivo? O que a empresa espera de mim e quais são as habilidades e competências que já tenho que vão contribuir nesse cenário?

Como desenvolver o autoconhecimento?

A seguir, trouxemos algumas das principais dicas para que você possa desenvolver o autoconhecimento efetivamente. Confira!

Entenda seus valores

Antes de nos autoconhecer, é importante considerar alguns fatores específicos. O primeiro deles diz respeito à nossa dinâmica enquanto ser humano e como construímos a nossa narrativa até aqui. Nem todas as pessoas vão seguir um passo a passo para o autoconhecimento como uma espécie de receita de bolo. Afinal, crescemos em famílias distintas e ao longo da vida fomos aprendendo diferentes formas de enxergar as coisas. Por essa razão, é necessário entender quais são os seus valores e as suas prioridades.

Faça uma análise: o que realmente é importante para mim, enquanto pessoa? O que eu espero que as pessoas que estejam ao meu redor também compartilhem junto comigo? Quais são aqueles valores e propósitos que considero essenciais ao buscar por uma empresa?

Hoje, temos a oportunidade de ter contato com diferentes tipos de ideias. Além disso, a facilidade de informações contribuiu para que pudéssemos ampliar os horizontes e a perceber diferentes contextos.

Tudo isso contribui para a construção desses valores e para a definição do que realmente é necessário ter em nossa volta. Dessa forma, isso impactará diretamente nas decisões sobre com quem desejamos estar próximos e os locais onde realmente vamos nos sentir bem.

Analise quais são seus pontos fortes e fracos

Em uma empresa, quando iniciaremos qualquer projeto ou fazer uma análise de mercado, é comum que entendamos inicialmente os pontos fortes e fracos da equipe, da área ou desse produto. É uma forma de conhecer no detalhe do que se trata o tema e como há possibilidades de atuar para os resultados serem alcançados de maneira efetiva.

Para desenvolver autoconhecimento, a lógica é parecida. Quais são aquelas habilidades que se destacam em qualquer ambiente e contribuem para o meu sucesso enquanto pessoa e profissional?

Quais são aquelas habilidades e competências que, quando eu preciso exercê-las, me sinto inseguro e às vezes até mesmo prejudica minha comunicação? O que eu já fiz até aqui para potencializar minhas habilidades fortes e aprimorar aquelas que eu considero que são entraves para o meu crescimento?

Ter esse entendimento pode contribuir de diferentes formas para a sua vida, uma vez que criará um storytelling mais instigante sobre a sua carreira. Você também saberá identificar planos de ação para se tornar uma pessoa e um profissional melhor, além de identificar quais são as suas necessidades enquanto indivíduo para poder alcançar os seus objetivos, independentemente do contexto.

Seja flexível às mudanças

Flexibilidade é uma característica muito valorizada no mercado de trabalho hoje. Afinal, passamos continuamente por mudanças em diferentes nichos, que exigem dos profissionais adaptações rápidas e seguras. Mais recentemente, por exemplo, passamos pela pandemia da Covid-19. Houve necessidade de todas as organizações, instituições e até mesmo pequenos empreendimentos de se adaptarem a uma realidade até então nunca vista.

Pessoas flexíveis e que se adaptam facilmente, com certeza, se deram melhor, em todos os âmbitos (tanto no negócio quando na própria casa, uma vez que a convivência foi limitada àqueles que já residiam em nossa residência).

Mas o que isso se relaciona com o autoconhecimento? Simples. Quando você faz uma análise de si, tem a oportunidade de entender e conhecer aspectos novos a seu respeito. Muitas vezes, gostos diferentes, tipos de entretenimento que até pouco tempo atrás você identificava que não fazia parte de seu perfil, entre outros pontos. Quem não é flexível, além de ficar atrás no âmbito profissional, será resistente a respeito de suas próprias características.

Aceite e aprenda com os erros

O ideal é que você comece a enxergar os erros cometidos de outra forma. Não é para se envergonhar e nem para temer a reação das pessoas quando comete algum equívoco. Eles contribuem para que você reforce ainda mais os valores (afina, se você considerou um erro, é porque isso não está atrelado ao que você acredita como ideal) e consiga aprender com eles.

A partir do momento que você encara como oportunidade de crescimento, existe a possibilidade de, em outros contextos, esse erro não se repetir. Isso é importante em todos os âmbitos, tanto profissional quanto pessoal.

No âmbito profissional, ao reforçar que você utilizou aquele contexto como um fator de desenvolvimento, a imagem ficará ainda mais positiva perante lideranças e colegas. Por essa razão, sempre esteja aberto aos feedbacks. Assim, continuamente outras pessoas também poderão repassar a percepção que elas têm sobre as suas demandas e o seu comportamento no dia a dia de trabalho.

Busque apoio de profissionais

Mesmo trazendo algumas dicas práticas que podem ser implementadas em sua rotina, muitas vezes é importante contar com o apoio de profissionais. Conhecer a si pode não ser uma tarefa fácil.

Quando você conta com pessoas capacitadas que nos auxiliam com métodos nesse sentido, além de você ter um olhar mais apurado para as suas características, habilidades e competências, há a oportunidade de saber lidar com os seus pontos fracos sem traumas. Tudo isso embasado em mudanças reais que podem ser percebidas ao longo do tempo.

Além disso, é uma oportunidade de entender qual é a sua missão enquanto profissional e pessoal, seu propósito, quais são os valores mais fortes, bem como estabelecer os próximos passos para a sua vida, estabelecendo objetivos tanto a curto quanto a médio e longo prazo.

Exerça continuamente a mymedic.es autorreflexão

Para identificar aspectos que você gosta e que antes isso não era tão comum, é preciso fazer reflexões. Como abordamos, isso só será possível a partir de uma análise de si. Por essa razão, a autorreflexão deve ser praticada continuamente, de modo que você possa identificar aspectos até então não percebidos, mudar hábitos e ainda assim sendo fiel aos seus propósitos e valores.

Como a capacitação e qualificação contribuem para o autoconhecimento?

Ao longo do material, tivemos a oportunidade de perceber que o autoconhecimento contribui diretamente para o nosso sucesso e para alcançarmos nesse objetivo. Será positivo, ainda, para que identificamos nossos gargalos e possamos buscar capacitações e treinamentos que auxiliem no nosso desenvolvimento enquanto profissionais, de modo que as metas sejam alcançadas com mais facilidade.

Exemplo: suponhamos que você, hoje, está no terceiro ano do ensino médio e atua como menor aprendiz em um escritório de contabilidade. Ao aplicar todas as técnicas de autoconhecimento, você tem a certeza de que deseja se aprimorar na área contábil e ser contratado como assistente na mesma empresa onde se tornou menor aprendiz.

Dessa forma, buscará no mercado cursos técnicos de Contabilidade para ter uma capacitação no tema e, com o tempo, conseguirá um estágio nesse mesmo local. Ao entender suas habilidades e competências, você pode ainda potencializar aquelas positivas e, depois de alguns meses, ser efetivado nesse empreendimento.

Percebe como tudo se encaixa? Há o entendimento sobre qual carreira seguir, sobre os cursos existentes e como é possível trabalhar para se desenvolver e alcançar a sua meta.

E então, o que achou de entender um pouco mais sobre o que é autoconhecimento e seus diferenciais para a carreira? Como vimos ao longo de todo o material, trata-se de um entendimento que fará diferença em todas as suas relações, pessoais e profissionais. Assim, as chances de se tornar uma pessoa mais realizada aumentam consideravelmente.

Agora que você já sabe o que é o autoconhecimento, que tal conferir um pouco mais sobre o curso técnico, suas particularidades e indicações? Continue no blog para entender ainda mais sobre este e outros temas relacionados.

Categorias
Tags

Você também pode gostar

Warning: Attempt to read property "term_id" on int in /var/www/html/wp-content/themes/Brave Magnetic Proz/single.php on line 162
Carreira

Descubra como conseguir emprego sem experiência na área

Leia mais
Enfermagem

O que faz um enfermeiro do trabalho? Confira aqui!

Leia mais
Cursos

O que é especialização técnica e quando fazer?

Leia mais
Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /var/www/html/wp-includes/functions.php on line 5464